Atividade

108833 - NC - Orientação, elaboração e defesa do TCR

Período da turma: 01/03/2024 a 28/02/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVO
Capacitar o aluno para a realização de pesquisas, sistematizando a elaboração do projeto de pesquisa, a coleta, análise e interpretação de dados, bem como do relatório de pesquisa sob a forma de trabalho científico, visando à produção de conhecimentos, a atuação profissional nas deficiências auditivas, o desenvolvimento de materiais e programas que favoreçam a capacitação de colegas e demais profissionais da área da saúde e educação.

METODOLOGIA
Orientação, elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Residência.

PROGRAMA DE ATIVIDADES
O projeto. Pesquisa. Inovação. Tema de interesse. Justificativa e fundamentação teórica. Forma de análise dos dados. Sistematização de dados. Compreensão dos dados. Análise de conteúdo. Relatório de pesquisa.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Desempenho do residente, cumprimento de prazos, elaboração do Trabalho de Conclusão de Residência.

BIBLIOGRAFIA
Periódicos indexados em base de dados LILACS, SCIELO, Medline.
BARBIER, R.A. Pesquisa-Ação. Brasília: Líber Livro. 2007. 159p. (Série Pesquisa, v.3).
BOÉCHAT, E.M. et al. Tratado de Audiologia Clínica. 2. ed. Ed Guanabara Koogan, 2015.
CHIZZOTTI, A. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 164p.
COSTA, F.S. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Plano Ed., 2004. 80p. (Série Pesquisa em Educação, v.7).
DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro. 2004. 140p. (Série Pesquisa em Educação, v.8).
FILHO, J.M.; LEHFELD, N.A.S. (Orgs.). Prática de Pesquisa. Franca: UNESP, 2004. 178p.
FLICK, U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução Costa, J.E. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, p. 39-49, 2009.
FRANCO, M.L.P.B. Análise do Conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003. 72p. (Série Pesquisa em Educação, v.6).
GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.1).
GRIGOLLI, A.A.G. Metodologia do Trabalho Científico e Recursos Informacionais na Área da Saúde. São Paulo: Editora Santos, 2008. 208p.
MOROZ, M.; GIANFALDONI, M.H.T.A. O Processo de Pesquisa Iniciação. 2. ed. Brasília: Líber Livro Ed. 2006. 124p. (Série Pesquisa, v.2).
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. 296p.

Carga Horária:

162 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 19
 
Ministrantes: Adriana Sampaio de Almeida Meyer
Adriane Lima Mortari Moret
Ana Elisa Lara de Noronha Souza
Andréa Cintra Lopes
Dagma Venturini Marques Abramides
Deborah Viviane Ferrari
Elaine Cristina Moreto Paccola
Eliane Aparecida Techi Castiquini
Elisabete Honda Yamaguti
Elisabeth de Oliveira Bonfim
Érika Cristina Bucuvic
Jerusa Roberta Massola de Oliveira
Júlia Speranza Zabeu Fernandes
Juliana Nogueira Chaves
Karina Costa Brosco Mendes
Katia de Freitas Alvarenga
Leandra Tabanez do Nascimento Silva
Liège Franzini Tanamati
Lilian Cássia Bornia Jacob
Livia Ribeiro Santos de Souza
Luciane Domingues Figueiredo Mariotto
Luzia Maria Pozzobom Ventura Pizarro
Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
Midori Otake Yamada
Natália Barreto Frederigue Lopes
Patricia Danieli Campos
Patricia Graciano Vicci de Araújo
Regina Celia Bortoleto Amantini
Regina Tangerino de Souza Jacob
Rosana Ribeiro Manoel
Sonia Tebet Mesquita
Thaís Corina Said de Angelo
Ticiana Cristina de Freitas Zambonato
Tyuana Sandim da Silveira Sassi
Valdéia Vieira de Oliveira
Wanderléia Quinhoneiro Blasca


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP