Atividade

108824 - NC - Avaliação e diagnóstico dos problemas auditivos

Período da turma: 01/03/2023 a 29/02/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVO
Promover o conhecimento sobre as diversas formas de apresentação/manifestação das deficiências auditivas para subsidiar as condutas terapêuticas junto ao processo de reabilitação.

METODOLOGIA
Aulas expositivas. Estudo e discussão de casos clínicos.

PROGRAMA DE ATIVIDADES
Noções básicas de Audiologia: conceitos do tipo, grau e classificação das perdas auditivas e suas implicações.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Assiduidade, participação nas aulas e colaboração nas discussões.

BIBLIOGRAFIA
BALEN, S.A. et al. Saúde Auditiva: da Teoria à Prática. Ed. Santos. 2010.
BALIEIRO, C.R.; FICKER, L.B. Reabilitação Aural: a clínica fonoaudiológica e o deficiente auditivo. In: Lopes Filho, O.C. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 1997.
BEVILACQUA, M.C.; MORET, A.L.M. Deficiência Auditiva: Conversando com Familiares e Profissionais de Saúde. Ed Pulso, 2005.
BEVILACQUA, M.C.; FORMIGONI, G.M.P. Audiologia Educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuíba: Pró-fono Departamento Editorial, 1997.
COSTA, S.S. et.al. Otorrinolaringologia: Princípios e Prática. 2 ed. Ed. Artmed, 2006.
FROTA, S. Fundamentos em Fonoaudiologia: Audiologia. 2 ed. Ed. Guanabara Koogan, 2003.
JERGER, S.; JERGER, J. Alterações Auditivas- Um manual para avaliação Clínica. Ed. Atheneu, 1989.
KATZ, J. Tratado de Audiologia Clinica. 4 ed. Ed. Manole, 1999.
LUTERMAN, D.M. Counseling parents of hearing-impaired children. USA, Little&Brown, 1979.
NORTHERN, J.L.; DOWNS, M.P. Audição na Infância. 5 ed. Ed. Guanabara Koogan S.A., 2005.
RUSSO, I.C.P.; SANTOS, T.M.M. Audiologia Infantil. 4 ed. Ed. Cortez, 2001.
SCHOCHAT E. et al. Tratado de Audiologia. 3 ed. Ed. Manole, 2022.

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 19
 
Ministrantes: Juliana Nogueira Chaves
Marisa Paranhos Netto de Martino
Tyuana Sandim da Silveira Sassi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP