Atividade

108593 - Masterclass OSUSP de Violino

Data da turma: 25/08/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Sob orientação da ministrante Tânia Guarnieri, o curso consiste no aprimoramento técnico e interpretativo do repertório violinístico abrangendo obras representativas da diversidade de estilos de época, gêneros musicais e diversas técnicas de execução, incluindo peças de autores nacionais e os processos modernos de utilização do instrumento. Será dada ênfase nos aspectos qualitativos e artísticos, buscando a formação de um intérprete profissional, por meio de aula aberta simulando a situação de apresentação pública e proporcionando a oportunidade para testar a solidez do equipamento técnico do aluno e o estágio de preparo das obras do repertório do violino.


AUER, Leopold. Violin Playing: As I Teach It. Nova York: Dover Publications, Inc. 1980.
BACHMANN, J. An Encyclopedia of the Violin. Ed. Albert E. Wier. Nova York: Da Capo Press, 1966.
BARKER, S. A técnica de Alexander. São Paulo: Summus, 1991.
BOYDEN, David. The History of Violin Playing from its Origins to 1761. Nova York: Oxford University Press, 1990.
CAMPBELL, Margareth. The Great Violinists. Nova York: Doubleday, 1981.
GERLE, Robert. The Art of Practising the Violin. Londres: Stainer & Bell, 1983.
FISCHER, Simon. Basics: 300 exercises and practice routines for the violin. Londres: Peters, 1997.
FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing, vol. 1 e 2. Nova York: Carl Fischer, Inc. 1930.
GALAMIAN, Ivan e Elizabeth A. H. Green. Principles of Violin Playing and Teaching. E. Cliffs: Prentice-Hall, Inc., 1962.
GILL, Dominic, ed. The Book of the Violin. Oxford: Phaidon Press Limited, 1984.
HARNONCOURT, N. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
HAVAS, Kató. Stage Fright: its causes and cures. New York: Bosworth, 1973.
________. A New Approach to Violin Playing. Londres: Bosworth, 2001.
LELAND, Valborg. The Dounis Principles of Violin Playing: their meaning and practical application. Londres: The Strad, 1949.
PARNCUTT, R. McPHERSON, G., ed. The Science and Psychology of Music Performance: creative strategies for teaching and learning. New York: Oxford, 2002.
SADIE, S. e H. BROWN, ed. Performance Practice: Music after 1600. Nova York: W.W. Norton, 1989.
STOWELL, Robin, ed. The Cambridge Companion to the Violin. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
________. Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
STRANGE, Patricia. The Contemporary Violin: extended performance techniques. Berkeley: University of California Press, 2001.
TARLING, Judy. Baroque String Playing for ingenious learners. Hertfordshire: Corda Music, 2000.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Tania Camargo Guarnieri


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP