Atividade

108271 - Teorias, elementos e estratégias para a prática das Relações Públicas

Período da turma: 31/10/2023 a 21/11/2023

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Descrição: Ementa:
A disciplina trata dos pressupostos teóricos das Relações Públicas identificando as principais teorias e correntes de pensamento, tanto na perspectiva brasileira, como internacional.
Trata de analisar a atividade de Relações Públicas como “consultora” e promotora dos relacionamentos das organizações com seus públicos estratégicos.
Reflete sobre o verdadeiro papel do profissional de Relações Públicas nas organizações contemporâneas.
A reflexão desses conceitos permite dimensionar a práxis das Relações Públicas de forma estratégica na administração dos relacionamentos das organizações com seu universo de públicos, tanto no nível nacional como internacional.
Objetivos:
• Refletir sobre os pressupostos teóricos das Relações Públicas, identificando as principais teorias e correntes do pensamento contemporâneo;
• Analisar o papel e as funções do profissional no desenvolvimento da atividade de Relações Públicas na sociedade atual;
• Estudar as novas dimensões das Relações Públicas: desde a utilização do processo de comunicação até as funções das dimensões culturais, políticas e econômicas na administração estratégica dos relacionamentos e no desenvolvimento do interesse público;
• Identificar as práticas de Relações Públicas mediante a execução de trabalhos práticos.
Conteúdo Programático:
• Analisar os novos enfoques teórico-práticos da atividade de Relações Públicas, tanto no âmbito mundial, como no local - Brasil;
• Refletir sobre o desenvolvimento das Relações Públicas no Brasil: origens, evolução e as interfaces com a comunicação organizacional;
• Identificar os conceitos e abrangências dos públicos na prática das Relações Públicas: a importância do mapeamento para a melhoria dos relacionamentos;
• Analisar as dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais dos ambientes da sociedade para a prática da comunicação e Relações públicas;
• Apresentar a cultura como a interface da comunicação no gerenciamento de qualquer processo comunicativo;
• Discutir a importância da responsabilidade social e da ética nos negócios, como políticas e filosofias organizacionais;
• Caracterizar os novos ambientes mundiais e analisar a importância das Relações Públicas Internacionais/Globais, assim como suas características e dimensões;
• Refletir sobre a relevância da ética e da responsabilidade social nas organizações e sociedade: aparência ou essência?
• Estudar as novas formas de gestão, entre elas a Governança Corporativa.

Metodologia:
• Aulas expositivas;
• Apresentação de projetos específicos e "cases" para discussão;
• Estudo de textos do programa;
• Debates e exercícios práticos.

Avaliação:
Atividades em grupo em sala de aula;
Trabalho final em dupla sobre a análise do modelo de gestão e de Relações Públicas em uma organização real.
Material de Apoio Didático:
Utilização de materiais impressos, vídeos e outros recursos didáticos.
Bibliografia básica:
ANDRADE, Cândido T. de S. Curso de Relações Públicas: relações com os diferentes públicos. 6a, edição (ampliada). São Paulo, Thonsom Learning, 2003.
ANDRADE, Cândido T. de S.. Psicossociologia das Relações Públicas. 2ª edição, São Paulo, Loyola, 1989.
Barbosa, Lívia (coord.) Cultura e Diferença nas organizações. São Paulo, Atlas, 2009
Conclusões do Parlamento Nacional de Relações Públicas – CONFERP, 1998.
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FERRARI, Maria Aparecida. A influência dos valores organizacionais na determinação da prática e do papel dos profissionais de relações públicas: estudo comparativo entre organizações do Brasil e do Chile. São Paulo, 2000. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – ECA-USP.
FERRARI, Maria Aparecida. Relações Públicas: função estratégica e responsabilidade social. Revista de Estudos de Jornalismo e Relações Públicas. São Bernardo do Campo, UMESP, Ano I, no. 1, junho de 2003, p.7 – 16.
FLEURY, Maria Tereza L. (org.) As pessoas na organização. São Paulo, Editora Gente, 2002.
FRANÇA, Fábio. Públicos. Como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Caetano do Sul, Ed. Yendis, 2004.
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GRUNIG, James E. & Hunt, Todd. Dirección de Relaciones Públicas. Barcelona, Gestión 2000, 2000.
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KUNSCH, Margarida M. Krohling. Relações Públicas e Modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo, Summus, 1997.
MOTTA, Fernando P. & Caldas, Miguel P. Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo, Atlas, 1997, p. 55 – 69.
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VAN RULER, Betteke & Vercic, Dejan. Relações públicas na Europa: uma visão dos pesquisadores de Bled. Revista Comunicação e Sociedade. São Bernardo do Campo, UMESP, Ano 24, no. 39, p. 155 – 172.
WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Bauru, EDUSC, 2000.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Maria Aparecida Ferrari


 
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