108270 - Mensuração e avaliação de resultados em comunicação |
Período da turma: | 28/03/2024 a 25/04/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo
A disciplina tem por objetivo apresentar os modelos e metodologias de avaliação e mensuração em Comunicação Corporativa, bem como discutir a importância desses processos para a demonstração de resultados da área e sua contribuição ao alcance dos objetivos organizacionais. Programa da disciplina 1. Avaliação, mensuração e valoração: definindo alguns conceitos. 2. Principais barreiras e resistências à avaliação, mensuração de resultados. 3. A importância do planejamento para a avaliação e mensuração de resultados. 4. A pesquisa como ferramenta para mensuração de resultados. 5. Métodos de avaliação, mensuração em Comunicação Corporativa. Metodologia Aulas expositivas, exercícios práticos e seminários. Bibliografia ANDERSON, Forrest W.; HADLEY, Linda; ROCKLAND, David; WEINER, Mark. Guidelines for setting measurable public relations objectives: an update. A Booklet of the Commission on Public Relations Measurement and Evaluation. Gainesville: University of Florida, Institute for Public Relations, 2009. Disponível em: GALERANI, Gilceana. Avaliação em Comunicação Organizacional. Brasília/DF: Embrapa – Assessoria de Comunicação Social, 2006. LOPES, Valéria de S. Castro. O relações-públicas como gestor da imagem e a importância da mensuração dos resultados em comunicação corporativa. Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo, ano 2, número 2, setembro de 2005. LOPES, Valéria de S. Castro; GRANDI, Guilherme. Avaliação, mensuração e valoração em Relações Públicas. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009. Bibliografia complementar LOPES, Valéria de S. Castro; GRANDI, Guilherme. “O Valor da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas”. Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo, ano 6, edição especial, números 10/ 11, 2009. WATSON, Tom. Integrating planning and evaluation. In: HEATH, Robert L. (editor). Handbook of Public Relations. Thosand Oaks, Sage, 2001, cap. 19, pp.259-268. YANAZE, Mitsuru Higuchi; FREIRE, Otávio; SENISE, Diego. Retorno de Investimentos em Comunicação: avaliação e mensuração. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2010. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Valéria de Siqueira Castro Lopes |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |