Atividade

108270 - Mensuração e avaliação de resultados em comunicação

Período da turma: 28/03/2024 a 25/04/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo
A disciplina tem por objetivo apresentar os modelos e metodologias de avaliação e mensuração em Comunicação Corporativa, bem como discutir a importância desses processos para a demonstração de resultados da área e sua contribuição ao alcance dos objetivos organizacionais.
Programa da disciplina
1. Avaliação, mensuração e valoração: definindo alguns conceitos.
2. Principais barreiras e resistências à avaliação, mensuração de resultados.
3. A importância do planejamento para a avaliação e mensuração de resultados.
4. A pesquisa como ferramenta para mensuração de resultados.
5. Métodos de avaliação, mensuração em Comunicação Corporativa.
Metodologia
Aulas expositivas, exercícios práticos e seminários.
Bibliografia
ANDERSON, Forrest W.; HADLEY, Linda; ROCKLAND, David; WEINER, Mark. Guidelines for setting measurable public
relations objectives: an update. A Booklet of the Commission on Public Relations Measurement and Evaluation.
Gainesville: University of Florida, Institute for Public Relations, 2009. Disponível em:
.
GALERANI, Gilceana. Avaliação em Comunicação Organizacional. Brasília/DF: Embrapa – Assessoria de Comunicação Social, 2006.
LOPES, Valéria de S. Castro. O relações-públicas como gestor da imagem e a importância da mensuração dos resultados em comunicação corporativa. Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo, ano 2, número 2, setembro de 2005.
LOPES, Valéria de S. Castro; GRANDI, Guilherme. Avaliação, mensuração e valoração em Relações Públicas. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009.
Bibliografia complementar
LOPES, Valéria de S. Castro; GRANDI, Guilherme. “O Valor da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas”.
Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo, ano 6, edição especial, números 10/ 11, 2009.
WATSON, Tom. Integrating planning and evaluation. In: HEATH, Robert L. (editor). Handbook of Public Relations.
Thosand Oaks, Sage, 2001, cap. 19, pp.259-268.
YANAZE, Mitsuru Higuchi; FREIRE, Otávio; SENISE, Diego. Retorno de Investimentos em Comunicação: avaliação e mensuração. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2010.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Valéria de Siqueira Castro Lopes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP