Atividade

108267 - Cultura Organizacional e Comunicação

Período da turma: 20/02/2024 a 12/03/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Abordagens para o estudo da cultura; abordagens para cultura organizacional; aspectos de cognição social relacionados à cultura organizacional; discussão e bem como do relacionamento entre essas conceituações e o processo de comunicação.

Objetivo
Capacitar profissionais da área de comunicação na identificação de aspectos culturais em organizações tendo em vista seu papel na manutenção ou transformação dos mesmos.

Conteúdo Programático
Cultura: diferentes abordagens
Cultura organizacional: definições e sua proposição como fator de competitividade
Interioridade, subjetividade e cognição social
Atitudes e valores: a base da mudança da cultura organizacional
Modelos para avaliação da cultura organizacional
- O modelo de Hofstede (para análises interculturais)
- O modelo de Cameron e Quinn (para análises interorganizacionais)
Avaliação
Participação: trabalhos feitos em sala de aula, em grupo ou individualmente (20% da nota final)
Prática e conceitual: Análise da cultura organizacional a partir de situações de comunicação da empresa com seus
públicos (estudo baseado em fontes secundárias) (80% da nota final).

Bibliografia básica
CAMERON, Kim; QUINN, Robert E. Diagnosing and Changing Organizational Culture. New York: Addison-Wesley. 1999.
CESAR, Ana Maria R.V.C. Comunicação e cultura organizacional. In KURSCH, Margarida Maria K. (Org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Paulo> Difusão. 2008.
HOFSTEDE, Geert H. Culturas e organizações: compreender a nossa programação mental. Lisboa: Edições Sílabo, 2003.
MACHADO, Marilia Novais da Mata. Análise do discurso nas ciências da administração (Apêndice). In HELAL, Diogo Henrique; GARCIA, Fernado Coutinho; HONÓRIO, Luiz Carlos. Gestão de pessoas e competência – teoria e pesquisa. Curitiba: Juruá. 2009.
SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas. 2009.
TORQUATO, Gaudencio. Cultura, poder, comunicação e imagem. São Paulo: Pioneira. 1992.
Bibliografia complementar
AKTOUF, Omar. O Simbolismo e a Cultura de Empresa: Dos Abusos Conceituais às Lições Empíricas. IN CHANLAT,
Jean-françois (Org.). O Indivíduo nas organizações. Vol. II. São Paulo: Atlas. 1996.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias.São Paulo: saraiva. 2009.
CESAR, Ana Maria Roux V. C.; CODA, Roberto. Organizational Change as a Matter of Life or. Death. 18th SCOS
Conference. Atenas, Grécia. Jul/2000.
FLEURY, Maria Teresa: O Desvendar A Cultura de Uma Organização – Uma Discussão Metodológica. IN FLEURY,
Maria Teresa et. al. Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas. 1989.
HOFSTEDE, Geert H. Culture´s consequences: international differences in work-related values. Beverly Hills: Sage Pub., 1984.
HOFSTEDE, Geert H. Culture's consequences: comparing values, behaviors, institutions, and organizations across nations. 2nd ed Thousand Oaks, Calif.: Sage Pub., 2001.
HOLT, M. Kenneth. Culture-free or culture-bound? Two views of swaying branches. International Journal of Business, Humanities and Technology. V.1. n.3. November. 2011.
MARCHIORI, Marlene (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul (SP): Difusão Editora. 2006.
MARTIN, John D. Gestão baseada em valor: a resposta das empresas à revolução dos acionistas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas. 1996.
MOTTA, Fernando C. Prestes; CALDAS, Miguel P.; (Org.). Cultura Organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas. 1997.
MURARO, Rose Marie. Mais lucro: valores humanos na construção da empresa . Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.
QIN, Cindy; RAMBURUTH, Prem; WANG, Yue. A conceptual model of cultural distance, MNC subsidiary roles, and knowledge transfer in China-based subsidiaries. Organizations and markets in emerging economies. V. 2. N. 2. 2011.
SING, Kavita. An analysis of relationship between the learning organization and organization culture in indian business organizations. Organizations and markets in emerging economies. V. 1. N. 1. 2010. THÉVENET, Maurice. La Culture d’entreprise. Paris: Presses Universitaires de France. 1994.
WRIGHT, Susan. Anthropology of organizations. New York: Routledge. 1997.

Bibliografia de apoio:
Ver textos disponibilizados em arquivos PDF.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Renata Weil Beretta


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP