108263 - Comunicação Organizacional: Conceitos, Processos, novas interfaces e desafios |
Período da turma: | 03/08/2023 a 17/08/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
A disciplina trata da Comunicação Organizacional, de sua administração, de seu papel e de sua integração, abordando seu surgimento, evolução, histórico, conceitos, narrativas, interfaces com outras áreas do conhecimento, aplicações, abrangência, fundamentos, produção científica, paradigmas, desafios e perspectivas. A Comunicação com os inúmeros públicos e redes de relacionamento, como parte do composto de Comunicação Integrada nas organizações, é tratada em termos de processos, níveis de análise, percepções, barreiras, fluxos, redes e meios de Comunicação tradicionais e inovadores. Outras vertentes de análise da disciplina incluem organizações tradicionais versus organizações modernas: conceitos, características e as conexões com a Comunicação e gestão estratégica da Comunicação Organizacional: princípios, públicos e mídias. Conteúdo Programático: Organizações: Conceitos, características e tipologias. Teoria das organizações e suas interconexões com a comunicação organizacional Comunicação Organizacional: surgimento, evolução e fundamentos teóricos. A evolução profissional e científica do campo da comunicação organizacional no Brasil. O pensamento brasileiro da comunicação organizacional e sua inserção no panorama global do campo. O sistema de Comunicação nas organizações: processos, níveis de análises, barreiras, fluxos de redes e narrativas. Comunicação Integrada, Filosofia e o composto da comunicação nas organizações (Administrativa; Interna; Institucional, Mercadológica) Comunicação com os empregados: fundamentos e técnicas, impactos da comunicação e dos relacionamentos digitais nas políticas organizacionais. Teoria e a prática da comunicação nas organizações. O Prêmio Aberje: 5 décadas de referências. História, Memória e Responsabilidades Organizacionais: questões acerca da reputação, identidade, imagem e retórica organizacionais. Depoimentos de vida, storytelling, biografias e outras formas de narrativas. Cases brasileiros e internacionais. Bibliografia Básica BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 484 p. COGO, Rodrigo; NASSAR, Paulo . A História e a Memória na Comunicação Organizacional: um estudo da narrativa da experiência para atratividade dos públicos. Animus (Santa Maria), v. 10, p. 3-19, 2011. DENNING, Stephen. O poder das narrativas nas organizações: o guia para líderes sobre o uso da técnica de narrativas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 329 p. ETZIONI, Amitai. Complex organizations: modern: a sociological reader. New York: Holt Rinehart and Winston, 1970. HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. 116 p. KAY, John. Foundations of corporate success. Oxford: Oxford University Press, 1995. KUNSCH, Margarida M. Krohling. Relações Públicas e Modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997. KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.) Comunicação organizacional (v.1): histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009. KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.) Comunicação organizacional (v.2): histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009. KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.) Relações Públicas. São Paulo: Saraiva, 2009. KUNSCH, Margarida M. Krohling; NASSAR, Paulo . The Relationship Between the Academy and Professional Organizations in the Development of Organizational Communication. Management Communication Quarterly , v. 22, p. 655-662, 2009. KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 1997. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. 541 p. NASSAR, Paulo. Relações Públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações. 3 edição - . São Caetano do Sul, SP: Senac-Rio e Difusão, 2012. 236 p. NASSAR, Paulo (Org.) Memória de empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações.. São Paulo: Aberje, 2004. 126 p. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Paulo Roberto Nassar de Oliveira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |