Atividade

108207 - Gestão de relacionamento com clientes nas mídias sociais: conceitos, tecnologias e práticas

Período da turma: 10/10/2022 a 14/10/2022

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Descrição: Resumo: As formas de comunicação e interações sociais estão mudando e os usuários da web estão cada vez mais engajados com as mídias sociais. Este fato tem impacto significativo nos mecanismos de relacionamento entre empresas e clientes. Atento à essa demanda mercadológica, este curso foi cuidadosamente projetado para trazer aos alunos e profissionais os mais recentes desenvolvimentos neste campo, cada vez maior e desafiador, bem como o conceito em desenvolvimento do Social Customer Relationship Management (Social CRM). Nosso foco será em como usar as mídias sociais ao longo do ciclo de relacionamento com o cliente. Discutiremos o cenário atual do Social CRM e proporcionaremos atividades práticas para que os participantes aprendam a configurar seus processos dentro das empresas. Ao final do curso, espera-se que os atendentes: i) compreendam os conceitos de CRM, marketing digital e gestão multicanal; ii) compreenda os objetivos e áreas de design do Social CRM; iii) aprenda a integrar as mídias sociais em seu marketing, vendas e processos de atendimento; e, por fim, iv) ​​saiba como planejar e realizar projetos individuais de análise de Social CRM para as necessidades do seu negócio.


Referências:
Baird, C. H., & Parasnis, G. (2011). From social media to social customer relationship management. Strategy & leadership.
Alt, R., & Reinhold, O. (2019). Social customer relationship management: Fundamentals, applications, technologies. Springer Nature.
Barata, G. M., Viana, J., Reinhold, O., Lobato, F., & Alt, R. (2018, December). Social CRM in digital marketing agencies: an extensive classification of services. In 2018 IEEE/WIC/ACM International Conference on Web Intelligence (WI) (pp. 750-753). IEEE.
Marolt, M., Zimmermann, H. D., Žnidaršič, A., & Pucihar, A. (2020). Exploring social customer relationship management adoption in micro, small and medium-sized enterprises. Journal of theoretical and applied electronic commerce research, 15(2), 38-58.
Lobato, F., Pinheiro, M., Jacob, A., Reinhold, O., & Santana, Á. (2016, July). Social crm: Biggest challenges to make it work in the real world. In International Conference on Business Information Systems (pp. 221-232). Springer, Cham.

Carga Horária:

3 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Fábio Manoel França Lobato


 
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