108156 - Análise de conteúdo com suporte do software NVivo Release 1 |
Período da turma: | 16/01/2023 a 19/01/2023
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Descrição: | Dia da semana Período
Segunda-feira 09:00 às 17:30 (1 hora para almoço) Terça-feira 09:00 às 17:30 (1 hora para almoço) Quarta-feira 09:00 às 17:30 (1 hora para almoço) Quinta-feira 09:00 às 17:30 (1 hora para almoço) Carga Horária Ministrada Atividades Presenciais Ministradas: Oh Atividades à Distância Ministradas: 30:00h Atividades à Distância Supervisionadas: 0h Total Ministrado: 30:00h Carga Horária Não Ministrada Outros: Oh Total não Ministrado: 0h Carga Horária Total da Disciplina: 30:00h Detalhamento: Dia I - manhã Eixo teórico-metodológico em pesquisa qualitativa • Estabelecer apreciação inicial sobre pesquisa qualitativa: diferenciação entre o paradigma estruturalista e o compreensivo . • Compreender a característica da pesquisa qualitativa: sua abordagem teórico-metodológica . A pergunta de pesquisa, tema, problema (objeto social), pressupostos, hipótese implícita e contribuições a partir da pesquisa qualitativa (o que, o porquê e com qual finalidade). • Definições sobre a pulação de estudo, amostragens, critérios de seleção de participantes, conte xtualização do campo, tempo e condições para a qualidade da investigação (quem, quando, onde e como) . Dia I - Tarde A técnica de análise de conteúdo ( AC). • Proposição estrutural da análise de conteúdo lexical e a contribuição de análise temático-categorial para as abordagens compreensivas. • Teoria, conceitos e noções - categorias teóricas e empíricas. • A técnica de anál ise de conteúdo temát ico-categorial (Bardin, 2011): regras e fases de • Criação e organização das unidades temáticas, subcategorias, categorias e campos de discussão . • Exercício prático de leitura flutuante e elaboração de categorias temáticas a partir de um material oferecido no curso: material transcrito a partir de duas categorias profissionais - elaboração de categorias intragrupo e intergrupo. Relação das temáticas com os dados sociodemográficos do grupo em estudo . Dia II Manhã Contribuições da AC na produção de dados por diferentes técnicas e instrumentos de pesquisa. • Produção de dados a partir da técnica de análise de conteúdo: questionário, entrevistas, diário de campo , grupo focal e roda de conversa . • Discussão sobre as catego rias elaboradas no exercício em grupo : tipo de dados produzidos - categor ias ETIC e EMIC (Pais, 2002) . Análise de consensos e diversidade discursiva, levando-se em consideração o conte xto social de produção: frequência e conte xto de aparecimento das categorias ; contextualizações das características intra / intergrupais; homogeneidade e heterogeneidade; consensos e dissensos; estranhamentos ao constituído; comportamentos expressos, o dito, o não dito e o interditado; situações no campo e o ambiente estudado. Dia II Tarde A contribuição de diferentes autores para a elaboração de temáticas, sua análise e intepretação de dados. • Gomes e Minayo (2008) - análise descritiva-inferencial-interpretativa: situar a lógica interna dos fatos, relatos e observações no contexto dos atores. • Franco (2008) - análise lógico-semântica: fases para a análise e intepretação de dados e os níveis da mensagem . • Guerra (2008) - análise conceituai-epistemológica - abordagem compreensiva para a formulação quadros sinópticos e análises tipológicas; • Bauer (2013) e Creswell (2014) - análise de conteúdo para dados provenientes de documentos e sites . • Discussões para além do descritivo e a geração de conclusões contributivas para o campo de estudo. Dia III Manhã Rastreamento de dados e análise de conteúdo para a revisão de literatura . • Instalação do software e explanações sobre os alcances e os limites da nova versão do software NVivo 2020 para pesquisas qualitativas. • Revisão de literatura com emprego da nova versão do software NVivo 2020 a partir da literatura técnica e científica. • Codificação de texto; consultas pelo léxico, auto codificação de textos com sugestões (pistas) de categorias geradas pelo software com posicionamentos atitudinais (de muito negativo a muito positivo). Dia III - Tarde Rastreamento de dados e análise de conteúdo para a revisão de literatura . • Instalação do software e explanações sobre os alcances e os limites da nova versão do software NVivo 2020 para pesquisas qualitativas. • Revisão de literatura com emprego da nova versão do software NVivo 2020 a partir da literatura técnica e científica. • Codificação de texto; consultas pelo léxico, auto codificação de textos com sugestões (pistas) de categorias geradas pelo software com posicionamentos atitudinais (de muito negativo a muito positivo). Dia III - Tarde Trabalhando com as diferentes fontes de dados. • Adicionar diferentes fontes de dados: documentos em word, artigos em pdf, planilhas de pesquisa, páginas da web e rede social. • Construção da matriz de nós temáticos a partir da análise de conteúdo lexical e temático-categorial. Dia IV - Manhã Exploração dos dados. • Exploração dos dados - Árvore e nuvem de palavras, gráficos, cluster multinível, mapas conceituais e de projeto . • Classificação de casos e cruzamento de dados sociodemográficos e de temáticas. • Confecção de matrizes estruturais. • Exportação de matrizes e dados. • Emissão de relatórios. Dia IV - Tarde Exploração dos dados. • Explorar dados a partir do Youtube e de redes sociais. • Importar dados a partir do Mendeley . • Como os dados produzidos com a nova versão do software NVivo 2020 podem conversar com outros softwares. Exemplo de um estudo misto com o uso de três softwares. Nota : Baixar e instalar o software da nova versão do software NVivo 2020 (Windows), versão Triai. htt ps:/ / www.qsrinte rn ationa l.com/ nvivo/ home, O curso será ministrado apenas para a versão Windows . O usuário terá 14 dias para teste. Referenciais e tutoriais serão disponibilizados aos participantes por pendrive. Referências 1. Bardin L. Análise de conteúdo . Lisboa: Edições 70, 2011. 2. Barros, JA . Os conceitos : seus usos nas ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 2016. 3. Bauer, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. ln: l n: Bauer, Martin W; Gaskell George. Pesqusia qualitative com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2015. 4. Bauer, Martin W; Aarts, B. A construção do corpus : um princípio para a coleta de dados qualitativos. l n: Bauer, Martin W; Gaskell George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual práti co. Petrópolis: Vozes, 2015 . 5. Chaer, G.; Diniz , RRP.; Ribeiro, EA. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251- 266, 2011. 6. Creswell, JW. Investigação qualitativa & projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens . 3.ed. Porto Alegre: Penso, 2014 . 7. Denzin N., Lincoln Y. (Or g.) . Handbook of qualitative research. Califórn ia : Sage, 1994. 8. Duarte T. A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (m etodológica) . CIES e-working papers, n. 60, 2009 . ISSN 1647-0893. 9. Flick, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre, Artmed, 2009. 10. Fontanella BJB, Ricas J, TER. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. 11. Franco MLPB. Análise de Conteúdo . Brasília: Liberlivro, 2008 . 12. Gom es, Romeu . Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa . ln: Minayo MCS (org .). Pesquisa Social: teoria , método e criatividade. 32.ed. Petr ópolis: Vozes, 2012. 13. Goldemberg, M. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 14. Guba, EG; Lincoln, Y. S. (1994) Competing paradigms in qualitative research. ln 15. Guerra IC. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo . Cascais: Principia, 2008 . 16. Jodelet, Denise. As representações sociais: um domínio em expansão . l n: Jodelet, Denise (Org .). As representações sociais . 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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Ivan Franca Junior Vicente Sarubbi Junior |
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