Atividade

108156 - Análise de conteúdo com suporte do software NVivo Release 1

Período da turma: 16/01/2023 a 19/01/2023

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Descrição: Dia da semana Período

Segunda-feira 09:00 às 17:30
(1 hora para almoço)
Terça-feira 09:00 às 17:30
(1 hora para almoço)
Quarta-feira 09:00 às 17:30
(1 hora para almoço)
Quinta-feira 09:00 às 17:30
(1 hora para almoço)

Carga Horária Ministrada

Atividades Presenciais Ministradas: Oh Atividades à Distância Ministradas: 30:00h
Atividades à Distância Supervisionadas: 0h

Total Ministrado: 30:00h

Carga Horária Não Ministrada
Outros: Oh Total não Ministrado: 0h

Carga Horária Total da Disciplina: 30:00h


Detalhamento:
Dia I - manhã

Eixo teórico-metodológico em pesquisa qualitativa
• Estabelecer apreciação inicial sobre pesquisa qualitativa: diferenciação entre o paradigma estruturalista e o compreensivo .
• Compreender a característica da pesquisa qualitativa: sua abordagem teórico-metodológica . A pergunta de pesquisa, tema, problema (objeto social), pressupostos, hipótese implícita e contribuições a partir da pesquisa qualitativa (o que, o porquê e com qual finalidade).
• Definições sobre a pulação de estudo, amostragens, critérios de seleção de participantes, conte xtualização do campo, tempo e condições para a qualidade da investigação (quem, quando, onde e como) .

Dia I - Tarde

A técnica de análise de conteúdo ( AC).
• Proposição estrutural da análise de conteúdo lexical e a contribuição de análise temático-categorial para as abordagens compreensivas.
• Teoria, conceitos e noções - categorias teóricas e empíricas.
• A técnica de anál ise de conteúdo temát ico-categorial (Bardin, 2011): regras e fases de
• Criação e organização das unidades temáticas, subcategorias, categorias e campos de discussão .
• Exercício prático de leitura flutuante e elaboração de categorias temáticas a partir de um material oferecido no curso: material transcrito a partir de duas categorias profissionais - elaboração de categorias intragrupo e intergrupo. Relação das temáticas com os dados sociodemográficos do grupo em estudo .

Dia II Manhã
Contribuições da AC na produção de dados por diferentes técnicas e instrumentos de pesquisa.
• Produção de dados a partir da técnica de análise de conteúdo: questionário, entrevistas, diário de campo , grupo focal e roda de conversa .
• Discussão sobre as catego rias elaboradas no exercício em grupo : tipo de dados produzidos - categor ias ETIC e EMIC (Pais, 2002) .
Análise de consensos e diversidade discursiva, levando-se em consideração o conte xto social de produção: frequência e conte xto de aparecimento das categorias ; contextualizações das características intra / intergrupais; homogeneidade e heterogeneidade; consensos e dissensos; estranhamentos ao constituído; comportamentos expressos, o dito, o não dito e o interditado; situações no campo e o ambiente estudado.

Dia II Tarde

A contribuição de diferentes autores para a elaboração de temáticas, sua análise e intepretação de dados.
• Gomes e Minayo (2008) - análise descritiva-inferencial-interpretativa: situar a lógica interna dos fatos, relatos e observações no contexto dos atores.
• Franco (2008) - análise lógico-semântica: fases para a análise e intepretação de dados e os níveis da mensagem .
• Guerra (2008) - análise conceituai-epistemológica - abordagem compreensiva para a formulação quadros sinópticos e análises tipológicas;
• Bauer (2013) e Creswell (2014) - análise de conteúdo para dados provenientes de documentos e sites .
• Discussões para além do descritivo e a geração de conclusões contributivas para o campo de estudo.

Dia III Manhã

Rastreamento de dados e análise de conteúdo para a revisão de literatura .
• Instalação do software e explanações sobre os alcances e os limites da nova versão do software NVivo 2020 para pesquisas qualitativas.
• Revisão de literatura com emprego da nova versão do software NVivo 2020 a partir da literatura técnica e científica.
• Codificação de texto; consultas pelo léxico, auto codificação de textos com sugestões (pistas) de categorias geradas pelo software com posicionamentos atitudinais (de muito negativo a muito positivo).

Dia III - Tarde
Rastreamento de dados e análise de conteúdo para a revisão de literatura .
• Instalação do software e explanações sobre os alcances e os limites da nova versão do software NVivo 2020 para pesquisas qualitativas.
• Revisão de literatura com emprego da nova versão do software NVivo 2020 a partir da literatura técnica e científica.
• Codificação de texto; consultas pelo léxico, auto codificação de textos com sugestões (pistas) de categorias geradas pelo software com posicionamentos atitudinais (de muito negativo a muito positivo).

Dia III - Tarde

Trabalhando com as diferentes fontes de dados.
• Adicionar diferentes fontes de dados: documentos em word, artigos em pdf, planilhas de pesquisa, páginas da web e rede social.
• Construção da matriz de nós temáticos a partir da análise de conteúdo lexical e temático-categorial.

Dia IV - Manhã Exploração dos dados.
• Exploração dos dados - Árvore e nuvem de palavras, gráficos, cluster multinível, mapas conceituais e de projeto .
• Classificação de casos e cruzamento de dados sociodemográficos e de temáticas.
• Confecção de matrizes estruturais.
• Exportação de matrizes e dados.
• Emissão de relatórios.

Dia IV - Tarde Exploração dos dados.
• Explorar dados a partir do Youtube e de redes sociais.
• Importar dados a partir do Mendeley .
• Como os dados produzidos com a nova versão do software NVivo 2020 podem conversar com outros softwares. Exemplo de um estudo misto com o uso de três softwares.

Nota : Baixar e instalar o software da nova versão do software NVivo 2020 (Windows), versão Triai.
htt ps:/ / www.qsrinte rn ationa l.com/ nvivo/ home, O curso será ministrado apenas para a versão Windows . O usuário terá 14 dias para teste. Referenciais e tutoriais serão disponibilizados aos participantes por pendrive.

Referências

1. Bardin L. Análise de conteúdo . Lisboa: Edições 70, 2011.
2. Barros, JA . Os conceitos : seus usos nas ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 2016.
3. Bauer, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. ln: l n: Bauer, Martin W; Gaskell George. Pesqusia qualitative com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2015.
4. Bauer, Martin W; Aarts, B. A construção do corpus : um princípio para a coleta de dados qualitativos. l n: Bauer, Martin W; Gaskell George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual práti co. Petrópolis: Vozes, 2015 .
5. Chaer, G.; Diniz , RRP.; Ribeiro, EA. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251- 266, 2011.
6. Creswell, JW. Investigação qualitativa & projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens . 3.ed. Porto Alegre: Penso,
2014 .
7. Denzin N., Lincoln Y. (Or g.) . Handbook of qualitative research. Califórn ia : Sage, 1994.
8. Duarte T. A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (m etodológica) . CIES e-working papers, n. 60, 2009 . ISSN 1647-0893.
9. Flick, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre, Artmed, 2009.
10. Fontanella BJB, Ricas J, TER. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas.
11. Franco MLPB. Análise de Conteúdo . Brasília: Liberlivro, 2008 .
12. Gom es, Romeu . Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa . ln: Minayo MCS (org .). Pesquisa Social: teoria , método e criatividade. 32.ed. Petr ópolis: Vozes, 2012.
13. Goldemberg, M. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 14. Guba, EG; Lincoln, Y. S. (1994) Competing paradigms in qualitative research. ln
15. Guerra IC. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo . Cascais: Principia, 2008 .
16. Jodelet, Denise. As representações sociais: um domínio em expansão . l n: Jodelet, Denise (Org .). As representações sociais . Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
17. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paul o: HUCIT EC, 2010 .
18. Minayo, MCS; Sanches, O. Quantitative and Qualitative Met hods : Opposition or Complementarity? Cad . Saúde Públ., Rio de Janei ro, 9 (3) : 239- 262, jul/ sep, 1993 .
19. Pais, JM . Sociologia da vida cotidiana : teorias, método e estudo. Lisboa: ICS, 2002.
20. Vieira , S. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.
21. Victora, CG; Knauth, DR; Hassen, MNA . A Construção do objeto de pesquisa. l n: Victora, CG; Knauth, DR; Hassen, MNA (Org .) . Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema . Porto Alegre: Tomo editorial, 2000.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Ivan Franca Junior
Vicente Sarubbi Junior


 
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