Atividade

108086 - Perspectivas outras de se pensar as “deficiências” - diálogos sobre diferença e marcadores sociais

Período da turma: 28/09/2022 a 25/11/2022

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Descrição: O presente curso visa problematizar a compreensão das “deficiências” como fenômeno científico e propiciar contribuições teórico-metodológicas para estudos e pesquisas a partir de um diálogo com os estudos foucaultianos, as ciências sociais e a antropologia. Ainda, visa aprofundar o debate problematizando as relações entre marcadores sociais da diferença e a educação; o diálogo com a interseccionalidade; e as relações entre deficiência e diferença.
Enquadramentos, definições, categorizações, entre tantos outros ensaios de conformações e nomeações das múltiplas formas da experiência humana, nortearam e norteiam a produção científica e teórica do conceito de “deficiência”. Esse conceito, historicamente formulado no interior dos saberes médicos, vinculando-se como uma das expressões empregadas às situações que remetem às “anormalidades”, desassociou-se, substantivamente, das mais diversas e diferentes situações sociais, econômicas, políticas e culturais, das pessoas nele identificadas.
Críticas a essa formulação - e às consequências derivadas na vida concreta e nos cotidianos das pessoas aí enquadradas, em decorrência das produções discursivas que são interiorizadas na formulação de ações e práticas de atenção às demandas dessas “anormalidades” - buscam ressignificar tal conceito e problematizá-lo como produto dos vínculos estabelecidos na e com as relações sociais.
A disputa de narrativas tem se centrado na aderência à formulação binária entre o que se compreende como modelo biomédico e modelo social, no entanto, diferentes campos de conhecimento têm tomado as “situações de deficiências” como objeto de seus estudos provocando outras contingências epistêmicas e metodológicas. Este processo tem adquirido expressividade nas produções acadêmicas, nas políticas públicas e em movimentos sociais.
O presente curso pretende, portanto, problematizar a compreensão das “deficiências” como fenômeno científico, a partir de um diálogo com os estudos foucaultianos, as ciências sociais e a antropologia. Ainda, visa aprofundar o debate problematizando as relações entre marcadores sociais da diferença e a educação; o diálogo com a interseccionalidade; e as relações entre deficiência e diferenças. O intuito é subsidiar e fomentar estudos que tenham a educação, a escolarização e propostas de atenção diferenciadas como objeto de seus estudos. Ainda, contribuir para o fortalecimento de um diálogo interdisciplinar e transversal que colabore para se compreender e qualificar pesquisas que tomem as diferenças, as deficiências e as desigualdades como seus objetos de estudo em intersecção com a educação.
Neste contexto, ao colocar em diálogo diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, o curso pretende também facultar a interlocução de pesquisadoras e pesquisadores de outros Programas de Pós-graduação, que têm trabalhado com esta temática. Destaca-se ainda, que para viabilizar a realização do curso, adotar-se-á o formato condensado e remoto, uma vez que além de docentes da Feusp, contará com docentes que atuam em instituições sediadas no Rio de Janeiro (RJ), em Santa Maria (RS), em Brasília (DF), em Florianópolis (SC) e Altamira (PA) assim, a realização do curso no formato remoto, possibilitará a interlocução direta entre docentes e discentes localizados em várias regiões do país.
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Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 11
 
Ministrantes: Rosenilton Silva de Oliveira
Shirley Silva


 
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