Atividade

108037 - Lendo, entendendo e apresentando dados em saúde pública no âmbito perinatal

Período da turma: 30/01/2023 a 03/02/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programação

Segunda-feira: 14:00 às 18:00
Objetivo: O que é um problema de saúde pública no âmbito perinatal
Boas-vindas e apresentação do curso
Pactuação de regras do curso
Apresentação dos participantes
Conceitos básicos de data literacy
Conceitos básicos de saúde pública
Apresentação dos casos para estudos em grupos
Trabalho em grupo
Plenária, com apresentação dos grupos

Terça-feira: 14:00 às 18:00
Objetivo: Ler dados de saúde pública
Data Literacy: habilidade de ler
Bases de dados em saúde pública no Brasil: acesso pelo Tabnet
Microdados - O que são e como acessá-los
Conceitos básicos de estatística
Trabalho em grupo
Plenária, com apresentação dos grupos

Quarta-feira: 14:00 às 18:00
Objetivo: Entender dados de saúde pública
Data literacy: entender
Estratégias para aprimoramento da qualidade de sistemas de informação do SUS
Epidemiologia perinatal: partindo dos dados
Iniciativas de enfrentamento à mortalidade materna e infantil
Trabalho em grupo
Plenária, com apresentação dos grupos

Quinta-feira: 14:00 às 18:00
Objetivo: Apresentar dados de saúde pública
Data literacy: apresentar
Representando dados
Visualizar informação
Trabalho em grupo
Plenária, com apresentação dos grupos

Sexta-feira: 14:00 às 18:00
Objetivo: Propor ações de saúde pública com base em dados
Ações de saúde pública com base em dados
Apresentação do modelo de Resumo Executivo e síntese sobre a comunicação com a gestão pública.
Trabalho em grupo
Plenária, com apresentação dos grupos
Comentário sobre as apresentações
Avaliação do curso

Referências bibliográficas
https://nnlm.gov/data/thesaurus/data-literacy
Carlson J, Fosmire M, Miller C, et al. (2011). Determining Data Information Literacy Needs: A Study of Students and Research Faculty. Muse Portal: Libraries and the Academy, 11(2):629-657.
Carlson J, Johnston L, Westra B, & Nichols M. (2013). Developing an Approach for Data Management Education: A Report from theData Information Literacy Project (link is external). International Journal of Digital Curation, 8(1), 204–217.doi.org/10.2218/ijdc.v8i1.254
Carlson J, Nelson MS, Johnston LR, & Koshoffer A. (2015). Developing Data Literacy Programs: Working with Faculty, GraduateStudents and Undergraduates (link is external). Bulletin of the Association for Information Science and Technology, 41(6), 14–17.
Carlson J, Stowell Bracke M. (2015). Planting the Seeds for Data Literacy: Lessons Learned from a Student-Centered EducationProgram (link is external). International Journal of Digital Curation, 10(1). doi.org/10.2218/ijdc.v10i1.348
Creamer A, Morales M, Kafel D, Crespo J, Martin E. (2012). An Assessment of Needed Competencies to Promote the Data Curation and Management Librarianship of Health Sciences and Science and Technology Librarians in New England (link is external). Journalof eScience Librarianship, 1(1):18–26.
Eaker C. (2014). Planning Data Management Education Initiatives: Process, Feedback, and Future Directions (link is external).Journal of eScience Librarianship, 3(1). https://doi.org/10.7191/jeslib.2014.1054 (link is external)
Federer L. (2012). Data Literacy Instruction: Training the Next Generation of Researchers (link is external). DataPub.
Federer LM, Lu Y-L, & Joubert DJ. (2016). Data literacy training needs of biomedical researchers (link is external). Journal of theMedical Library Association, 104(1), 52–57.
Fong B, Wang M. (2015). Required Data Management Training for Graduate Students in an Earth and Environmental SciencesDepartment (link is external). Journal of eScience Librarianship, 4(1), Article 3. doi.org/10.7191/jeslib.2015.1067
Ignazio JD, Qin J. (2010). Lessons learned from a two-year experience in science data literacy education (link is external).International Association of Scientific and Technological University Libraries, 31st Annual Conference.
Johnston L, Jeffryes J. (2014). Steal this idea: A library instructor’s guide to educating students in data management skills (link isexternal). College & Research Libraries News, 75(8), 2014. doi.org/10.5860/crln.75.8.9175
MacMillan D. (2015). Developing Data Literacy Competencies to Enhance Faculty Collaborations (link is external). LIBER Quarterly,24(3), 140–160. doi.org/10.18352/lq.9868
Qin J, D’Ignazio J. (2010). The Central Role of Metadata in a Science Data Literacy Course (link is external). Journal of LibraryMetadata, 10(2-3):188–204.
Sapp Nelson M. (2017). A Pilot Competency Matrix for Data Management Skills: A Step toward the Development of Systematic DataInformation Literacy Programs (link is external). Journal of eScience Librarianship, 6(1), e1096. doi.org/10.7191/jeslib.2017.1096
Zilinsky LD, Nelson MS, & Van Epps AS. (2014). Developing Professional Skills in STEM Students: Data Information Literacy (link isexternal). Issues in Science and Technology Librarianship, 77. doi.org/10.5062/F42V2D2Z

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 42
 
Ministrantes: André Filipe de Moraes Batista
Beatriz Fioretti Foschi
Carmen Simone Grilo Diniz
Célia Maria Castex Aly
Denise Yoshie Niy
Eliana de Aquino Bonilha


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP