108037 - Lendo, entendendo e apresentando dados em saúde pública no âmbito perinatal |
Período da turma: | 30/01/2023 a 03/02/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programação
Segunda-feira: 14:00 às 18:00 Objetivo: O que é um problema de saúde pública no âmbito perinatal Boas-vindas e apresentação do curso Pactuação de regras do curso Apresentação dos participantes Conceitos básicos de data literacy Conceitos básicos de saúde pública Apresentação dos casos para estudos em grupos Trabalho em grupo Plenária, com apresentação dos grupos Terça-feira: 14:00 às 18:00 Objetivo: Ler dados de saúde pública Data Literacy: habilidade de ler Bases de dados em saúde pública no Brasil: acesso pelo Tabnet Microdados - O que são e como acessá-los Conceitos básicos de estatística Trabalho em grupo Plenária, com apresentação dos grupos Quarta-feira: 14:00 às 18:00 Objetivo: Entender dados de saúde pública Data literacy: entender Estratégias para aprimoramento da qualidade de sistemas de informação do SUS Epidemiologia perinatal: partindo dos dados Iniciativas de enfrentamento à mortalidade materna e infantil Trabalho em grupo Plenária, com apresentação dos grupos Quinta-feira: 14:00 às 18:00 Objetivo: Apresentar dados de saúde pública Data literacy: apresentar Representando dados Visualizar informação Trabalho em grupo Plenária, com apresentação dos grupos Sexta-feira: 14:00 às 18:00 Objetivo: Propor ações de saúde pública com base em dados Ações de saúde pública com base em dados Apresentação do modelo de Resumo Executivo e síntese sobre a comunicação com a gestão pública. Trabalho em grupo Plenária, com apresentação dos grupos Comentário sobre as apresentações Avaliação do curso Referências bibliográficas https://nnlm.gov/data/thesaurus/data-literacy Carlson J, Fosmire M, Miller C, et al. (2011). Determining Data Information Literacy Needs: A Study of Students and Research Faculty. Muse Portal: Libraries and the Academy, 11(2):629-657. Carlson J, Johnston L, Westra B, & Nichols M. (2013). Developing an Approach for Data Management Education: A Report from theData Information Literacy Project (link is external). International Journal of Digital Curation, 8(1), 204–217.doi.org/10.2218/ijdc.v8i1.254 Carlson J, Nelson MS, Johnston LR, & Koshoffer A. (2015). Developing Data Literacy Programs: Working with Faculty, GraduateStudents and Undergraduates (link is external). Bulletin of the Association for Information Science and Technology, 41(6), 14–17. Carlson J, Stowell Bracke M. (2015). Planting the Seeds for Data Literacy: Lessons Learned from a Student-Centered EducationProgram (link is external). International Journal of Digital Curation, 10(1). doi.org/10.2218/ijdc.v10i1.348 Creamer A, Morales M, Kafel D, Crespo J, Martin E. (2012). An Assessment of Needed Competencies to Promote the Data Curation and Management Librarianship of Health Sciences and Science and Technology Librarians in New England (link is external). Journalof eScience Librarianship, 1(1):18–26. Eaker C. (2014). Planning Data Management Education Initiatives: Process, Feedback, and Future Directions (link is external).Journal of eScience Librarianship, 3(1). https://doi.org/10.7191/jeslib.2014.1054 (link is external) Federer L. (2012). Data Literacy Instruction: Training the Next Generation of Researchers (link is external). DataPub. Federer LM, Lu Y-L, & Joubert DJ. (2016). Data literacy training needs of biomedical researchers (link is external). Journal of theMedical Library Association, 104(1), 52–57. Fong B, Wang M. (2015). Required Data Management Training for Graduate Students in an Earth and Environmental SciencesDepartment (link is external). Journal of eScience Librarianship, 4(1), Article 3. doi.org/10.7191/jeslib.2015.1067 Ignazio JD, Qin J. (2010). Lessons learned from a two-year experience in science data literacy education (link is external).International Association of Scientific and Technological University Libraries, 31st Annual Conference. Johnston L, Jeffryes J. (2014). Steal this idea: A library instructor’s guide to educating students in data management skills (link isexternal). College & Research Libraries News, 75(8), 2014. doi.org/10.5860/crln.75.8.9175 MacMillan D. (2015). Developing Data Literacy Competencies to Enhance Faculty Collaborations (link is external). LIBER Quarterly,24(3), 140–160. doi.org/10.18352/lq.9868 Qin J, D’Ignazio J. (2010). The Central Role of Metadata in a Science Data Literacy Course (link is external). Journal of LibraryMetadata, 10(2-3):188–204. Sapp Nelson M. (2017). A Pilot Competency Matrix for Data Management Skills: A Step toward the Development of Systematic DataInformation Literacy Programs (link is external). Journal of eScience Librarianship, 6(1), e1096. doi.org/10.7191/jeslib.2017.1096 Zilinsky LD, Nelson MS, & Van Epps AS. (2014). Developing Professional Skills in STEM Students: Data Information Literacy (link isexternal). Issues in Science and Technology Librarianship, 77. doi.org/10.5062/F42V2D2Z |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 42 | ||||
Ministrantes: |
André Filipe de Moraes Batista Beatriz Fioretti Foschi Carmen Simone Grilo Diniz Célia Maria Castex Aly Denise Yoshie Niy Eliana de Aquino Bonilha |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |