107649 - Clínica Ampliada de Atenção Básica - Capacitação teórico-prática para o Projeto Sorria Pro Bem |
Período da turma: | 20/08/2022 a 24/09/2022
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Descrição: | Aulas presenciais:
Aula 1 – O que são Determinantes Sociais de Saúde? Pretendemos dar uma resposta clara e direta à questão acima formulada, contextualizando a origem dessa expressão e suas diversas aplicações no campo da saúde em geral e da odontologia em particular, no contexto do município de Cristina-MG. A aula será realizada na forma de seminários de discussão em pequenos grupos, com leitura prévia do capítulo 1 do livro “SUS e saúde Bucal no Brasil – Por um futuro com motivos para sorrir”. A formatação dos grupos será mantida durante todo o curso. Bibliografia 1. SUS e Saúde Bucal no Brasil: por um futuro com motivos para sorrir / [Coord. ] Fernanda Campos de Almeida Carrer, Gilberto Alfredo Pucca Junior, Maria Ercília de Araújo. [Org. ] Dorival Pedroso da Silva, Mariana Gabriel, Mariana Lopes Galante. – São Paulo : Faculdade de Odontologia da USP, 2019. Aula 2: Classificação de risco em saúde e organização da demanda Parte teórica: Aula expositiva sobre o Risco de Cárie Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, Risco Familiar segundo a Escala de Coelho, Genograma e Ecomapa. Parte prática: Através de metodologia ativa, os alunos simularão o processo de trabalho, fazendo uso das ferramentas apresentadas, para enfrentamento de problemas de casos clínicos identificados nas últimas expedições. Peres Neto, João; Mendes, Karine Laura CortellazziWada, Ronaldo Seichi ; Sousa, Maria da Luz Rosario de . Relação entre classificações de risco utilizadas para organização da demanda em saúde bucal em município de pequeno porte de São Paulo, Brasil. Ciencia&Saude Coletiva , v. 22, p. 1905-1911, 2017. Aula 3: Rede de atenção à saúde bucal e encaminhamentos Detalhamento: A aula será dividida em duas etapas. Na primeira delas, será realizada aula expositiva sobre a inserção do projeto de extensão universitária na rede de atenção à saúde bucal e a importância de se realizar os encaminhamentos de acordo com a proposta, para que sejam realizados de modo que o projeto dialogue com o serviço e municipal e o seja, de fato, a porta de entrada dos escolares no sistema único de saúde. Após a exposição, os alunos farão aula prática com metodologia ativa de ensino, onde simularão alguns encaminhamentos de acompanhamento, procedimentos de urgência e eletivo. 1. BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica n° 17 – Saúde Bucal. [Internet]. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de Atenção Básica. Saúde Bucal. 2008. 92 p. Availablefrom: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal.pdf; 2. Principais R. MINISTÉRIO DA SAÚDE SB Brasil 2010 Pesquisa Nacional de Saúde Bucal SB BRASIL 2010 Pesquisa Nacional deSaúde Bucal. 2012; 3. Principais R. Projeto SB Brasil 2003 Condições de saúde bucal da população brasileira 2002 Brasília-DF. 2004Conteúdo extra : elaboração de atividades de promoção de saúde Aula 4 – Apresentação atividades educativas e fechamento: a escola como espaço de cuidado em saúde Na etapa inicial, os alunos irão apresentar as atividades planejadas nos pequenos grupos (cada grupo será responsável pela formulação de uma atividade, que serão direcionadas para faixas etárias diferentes). Na segunda etapa, será ministrada aula sobre as possibilidades de ampliação da oferta de cuidados em saúde bucal, promoção de saúde e humanização. 1. Frias AC, Antunes JLF, Junqueira SR, Narvai PC. Determinantes individuais e contextuais da prevalência de cárie dentária não tratada no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2007;(22)4:279–85 Aulas à distância e atividades práticas: 1. Construção das atividades educativas Será disponibilizado material de suporte na plataforma Google Sala de Aula para informar a elaboração das atividades de promoção de saúde com prazopactuado – alunos se organizam e elaboram as atividades, com participação dos professores do ensino básico de Cristina – MG e da comissão organizadora, que farão sugestões e estarão disponíveis para solucionar eventuais dúvidas/dificuldades durante todas as aulas. 2. Levantamento epidemiológico: CPOD A segunda etapa será constituída apenas de parte prática, onde será realizada a simulação da tabulação de dados de fichas clínicas já preenchidas em planilhas, e conversa sobre a importância de o protagonismo do aluno não estar presente apenas nas atividades de preparação e execução do projeto, mas também na fase pós projeto, em que a tabulação dos dados, organização do material de suporte, troca de experiências vivenciadas afim de construir a proposta de estratégias para o município são atividades fundamentais para que haja continuidade e resolutibilidade. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Antônio Carlos Frias Fábio Carneiro Martins Fernanda Campos de Almeida Carrer |
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