107643 - Comunicação oral eficiente nas organizações |
Período da turma: | 09/11/2023 a 30/11/2023
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Descrição: | Ementa
Profissionais de todas as atividades necessitam se expressar com desembaraço e segurança. Independentemente da posição hierárquica e da função que exerçam precisam participar de reuniões, de processos de negociação, apresentar projetos, debater idéias, conceder entrevistas, comunicar decisões, persuadir, sempre de maneira clara e eficiente. Todas essas habilidades podem ser desenvolvidas ou aprimoradas a partir de treinamentos apropriados, permitindo que os profissionais possam falar com técnica e naturalidade. Objetivos A disciplina “comunicação oral nas organizações” tem por objetivo preparar profissionais das mais diversas atividades e formações a falar em público de maneira correta, explorando acima de tudo seu próprio potencial, estilo e características de comunicação. O curso também irá orientar sobre os aspectos teóricos mais relevantes da comunicação oral para que os participantes possam ter uma visão ampla da arte de falar em público. Conteúdo programático Combater a inibição e o medo de falar Falar com naturalidade, técnica e eficiência Falar de improviso em qualquer situação Contornar situações difíceis e inesperadas Projetar uma imagem confiante e simpática Falar com desembaraço e sem constrangimento Conversar com desenvoltura em todos os ambientes Planejar apresentações Evitar o "branco" e situações embaraçosas Eliminar cacoetes e vícios Desenvolver a postura e a gesticulação com harmonia e naturalidade Conquistar ouvintes hostis e indiferentes Ativar o relacionamento pela comunicação Responder perguntas com segurança Fazer apresentações profissionais Dirigir e participar de reuniões Ampliar o vocabulário e corrigir a linguagem Melhorar a voz e a dicção para falar de maneira agradável Preparar palestras Ordenar a exposição de forma lógica Bibliografia Bakhtin, M. M. Estética da criação verbal. 3ª e. São Paulo: Martins fontes, 2000. Coleção Ensino Superior. ______________. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1998. Barbosa, Ivan Santo; Casaqui Vander. Linguagem publicitária e jornalística: uma aproximação dialógica. Líbero - Revista Acadêmica de pós-graduação da Faculdade de Comunicação social Cásper Líbeo, S. Paulo, V.3, n.36, ano III, segundo sem. 2000. Hall, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. Polito, Reinaldo.A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002. _____________.Assim é que se fala. 28ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005. _____________. Como falar corretamente e sem inibições. 110ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005. _____________. Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação. 11ª ed. São Paulo: saraiva, 2001. _____________. Recursos audiovisuais nas apresentações de sucesso. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003. _____________.Seja um ótimo orador. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006. _____________.Superdicas para falar bem em conversas e apresentações. São Paulo: Saraiva, 2005. _____________.Vença o medo de falar em público. 8º ed. São Paulo: Saraiva, 2005. Theodoro, Marlene. A era do eu s. a. - em busca da imagem profissional de sucesso. São Paulo: Saraiva, 2004. Gronbeck, Bruce E., Ehninger, Douglas, Monroe, Alan Houston. Principles of speech communication, 10a ed. Glenview: Scott, Foresman and Company, 1986. Sprague, Jô, Stuart, Douglas. The speaker’s Handbook. 4a ed. Philadelphia: Harcourt Brace College Publishers, 1996. Bakhtin, M. M. Estética da criação verbal.3ª e. São Paulo: Martins fontes, 2000. Coleção Ensino Superior. ______________. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1998. Barbosa, Ivan Santo; Casaqui Vander. Linguagem publicitária e jornalística: uma aproximação dialógica. Líbero - Revista Acadêmica de pós-graduação da Faculdade de Comunicação social Cásper Líbeo, S. Paulo, V.3, n.36, ano III, segundo sem. 2000. Hall, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. Polito, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 110ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005. _____________. A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002. _____________.Assim é que se fala. 28ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005. _____________. Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação. 10ª ed. São Paulo: saraiva, 2001. _____________. Recursos audiovisuais nas apresentações de sucesso. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003. _____________.Seja um ótimo orador. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006. _____________.Vença o medo de falar em público. 8º ed. São Paulo: Saraiva, 2005. Theodoro, Marlene. A era do eu s. a. - em busca da imagem profissional do executivo de sucesso. São Paulo: Saraiva, 2004. Gronbeck, Bruce E., Ehninger, Douglas, Monroe, Alan Houston. Principles of speech communication, 10a ed. Glenview: Scott, Foresman and Company, 1986. Sprague, Jô, Stuart, Douglas. The speaker’s Handbook. 4a ed. Philadelphia: Harcourt Brace College Publishers, 1996. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Marlene Theodoro Polito Reinaldo Polito |
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