107642 - Comunicação digital e seus usos institucionais |
Período da turma: | 09/06/2023 a 29/06/2023
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Descrição: | Os comunicadores e demais profissionais de mercado necessitam de atualização constante no campo digital, pois esta é uma temática importante para o exercício profissional e, ao mesmo tempo, de alta volatilidade em termos de
inovação. Esta disciplina oferece uma concepção reflexiva e instrumental do campo da comunicação digital e das mídias interativas. Discutir os principais temas e correntes de pensamento que sustentam a sociedade em rede contemporânea. Objetivo: A disciplina pretende oferecer aos participantes um conjunto temático que levará a compreensão do impacto das mídias digitais na sociedade contemporânea, tanto nos nos ambientes corporativos, quanto nos indivíduos. O curso procura demonstrar aos participantes a adequada utilização da comunicação digital integrada à estratégia geral de comunicação de uma empresa ou qualquer outro tipo de organização. Levará a aplicar adequadamente sistemas e ferramentas do ambiente digital às ações de comunicação digital e aos planos de comunicação integrada nos ambientes corporativos. Espera-se com isso, que ao final o aluno tenha um conjunto de informações e fontes de referência para embasamento da ação no mundo dos negócios da comunicação digital. Conteúdo: Conceitos de base: sociedade da informação, cibercultura, comunidades virtuais e meios em transição O conceito e a vida em rede Interatividade e relacionamentos no ciberespaço O mundo codificado e os protocolos de troca de informações A ubiquidade e a mobilidade A web semântica e suas implicações Poder e contra-poder na sociedade da informação Fundamentos das tecnologias digitais de informação e comunicação; Estratégias de comunicação digital e públicos estratégicos; Inteligência empresarial; Análise de arquitetura da informação e presença digital das organizações; Critérios de avaliação de websites inseridos nas estratégias de comunicação das empresas. Mídias sociais: estratégia, planejamento e mensuração Análise Web: Metodologia Aulas expositivas Os principais temas a serem discutidos, seja através de conceitos, seja através da apresentação e discussão de casos reais são Cases demonstrados através de navegação Web . Atividade em grupo durante as aulas Avaliação :A avaliação será realizada através de um trabalho individual a ser elaborado ao longo das aulas do curso e finalizado no decorrer da última aula do programa. Documentar as apresentações na forma de ensaio acadêmico justificando por meio dos referenciais: teóricos as propostas e criticas realizada durante as apresentações presenciais. Aula 1: Apresentação do curso Apreciação e comentários acerca da bibliografia e das fontes de informação disponíveis sobre o assunto As possibilidades e potencialidades da comunicação digital em qualquer tipo de empresa ou organização Cenário em transformação digital; Web 1.0, 2.0, 3.0 Conceito de comunicação digital Aula 2: Fundamentos das tecnologias digitais de informação e comunicação Estratégias de comunicação digital e públicos estratégicos Modelo estratégico para análise da presença digital Aula 3: Estudo de Eyetrack e como estruturar conteúdos em interfaces digitais. Uma visão de edição para o mundo digital. Estratégias de comunicação digital: escolha, estruturação e gerenciamento Explorando os relacionamentos 1.0 - Usabilidade - Linguagem - E-mail marketing Aula 4: Inovações, modismos, dicas, fontes: Marketing da Permissão, Inteligência Empresarial. Explorando os relacionamentos 2.0 - Blogs corporativos - Otimização de websites - Presença em ferramentas de busca - Mídias Sociais; análise e estratégias Aula 5: Análise de arquitetura da informação e presença digital das organizações. O que identifica um bom website? Atendimento aos grupos para os trabalhos finais Propaganda interativa Relacionamentos e colaboração Aula 6:Encerramento. Apresentação dos trabalhos finais Bibliografia Obrigatória BONSIEPPE, Gui. A design como ferramenta para o metabolismo cognitivo. Acessado em http://www.vitruvius.com.br/arquitextos CASTELLS, Manuel. Communication, Power and Counter-power in the Network Society. International Journal of Communication 1 (2007), 238-266. CASTELLS, Manuel. A Era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. COLLINS, Heidi. Corporate portals: revolutionizing information access to increase productivity and drive the bottom line. Stanford: AMACOM, 2000. FLUSSER, Vilém. O mundo codificado – por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac&Naify, 2007. GALLOWAY, Alexander. Global networks and effects on culture. The Annals, January, 2005. GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000. GODDIN, Seth. Marketing de permissão. São Paulo: Campus, 2000. GONZALEZ, Jennifer Stone. The 21st Century Intranet. New York: Prentice Hall Computer Books, 1998. GRONSTEDT, Anders. The Customer Century: lessons from world class companies in integrated communications. New York: Routledge, 2000. HAGEL, John e ARMSTRONG,Arthur G. Net Gain: expanding markets through virtual communities. 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We the media: grassroots journalism by the people, for the people. Cambridge: O’Rielly, 2004. MITCHELL, Bill. Designing the space: a conversation with William J. Mitchell. Acessado em Syllabus.com, http://www.campus-technology.com/article.asp?id=8105. MURRAY, Janet. Hamlet on the holodeck: the future of narrative in cyberspace. Cambridge: MIT Press, 2001. (já possui tradução para o Português) PASSIG, David. A taxonomy of future higher thinking skills. Informatica, 2003, vol. 2, nº 1. SHNEIDERMAN, Ben. Leonardo’s laptop: human needs and the new computing technologies. Cambridge: MIT Press, 2003. THACKER, Eugene. Biomedia. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004. WARDRIP-FRUIN, Noah e MONTFORT, Nick. The New Media Reader. Cambridge: The MIT Press, 2003. WELLMAN, Barry. Three ages of internet studies: ten, five and zero years ago. New Media & Society, 2004. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Claudio Guimarães Cardoso |
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