Atividade

107642 - Comunicação digital e seus usos institucionais

Período da turma: 09/06/2023 a 29/06/2023

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Descrição: Os comunicadores e demais profissionais de mercado necessitam de atualização constante no campo digital, pois esta é uma temática importante para o exercício profissional e, ao mesmo tempo, de alta volatilidade em termos de
inovação. Esta disciplina oferece uma concepção reflexiva e instrumental do campo
da comunicação digital e das mídias interativas. Discutir os principais temas e correntes de pensamento que sustentam a sociedade em rede contemporânea.

Objetivo:
A disciplina pretende oferecer aos participantes um conjunto temático que levará a compreensão do impacto das mídias digitais na sociedade contemporânea, tanto nos nos ambientes corporativos, quanto nos indivíduos.
O curso procura demonstrar aos participantes a adequada utilização da comunicação digital integrada à estratégia geral de comunicação de uma empresa ou qualquer
outro tipo de organização.
Levará a aplicar adequadamente sistemas e ferramentas do ambiente digital às ações de comunicação digital e aos planos de comunicação integrada nos ambientes corporativos.
Espera-se com isso, que ao final o aluno tenha um conjunto de informações e fontes de referência para embasamento da ação no mundo dos negócios da comunicação digital.

Conteúdo:
Conceitos de base: sociedade da informação, cibercultura, comunidades virtuais e meios em transição
O conceito e a vida em rede
Interatividade e relacionamentos no ciberespaço
O mundo codificado e os protocolos de troca de informações
A ubiquidade e a mobilidade
A web semântica e suas implicações
Poder e contra-poder na sociedade da informação
Fundamentos das tecnologias digitais de informação e comunicação;
Estratégias de comunicação digital e públicos estratégicos;
Inteligência empresarial;
Análise de arquitetura da informação e presença digital das organizações;
Critérios de avaliação de websites inseridos nas estratégias de comunicação das empresas.
Mídias sociais: estratégia, planejamento e mensuração
Análise Web:

Metodologia
Aulas expositivas
Os principais temas a serem discutidos, seja através de conceitos, seja através da apresentação e discussão de casos reais são Cases demonstrados através de navegação Web .
Atividade em grupo durante as aulas
Avaliação :A avaliação será realizada através de um trabalho individual a ser elaborado ao longo das aulas do curso e finalizado no decorrer da última aula do programa.
Documentar as apresentações na forma de ensaio acadêmico justificando por meio dos referenciais: teóricos as
propostas e criticas realizada durante as apresentações presenciais.

Aula 1: Apresentação do curso
Apreciação e comentários acerca da bibliografia e das fontes de informação disponíveis sobre o assunto
As possibilidades e potencialidades da comunicação digital em qualquer tipo de empresa ou organização
Cenário em transformação digital; Web 1.0, 2.0, 3.0
Conceito de comunicação digital
Aula 2: Fundamentos das tecnologias digitais de informação e comunicação
Estratégias de comunicação digital e públicos estratégicos
Modelo estratégico para análise da presença digital
Aula 3: Estudo de Eyetrack e como estruturar conteúdos em interfaces digitais.
Uma visão de edição para o mundo digital.
Estratégias de comunicação digital: escolha, estruturação e gerenciamento
Explorando os relacionamentos 1.0
- Usabilidade
- Linguagem
- E-mail marketing
Aula 4: Inovações, modismos, dicas, fontes: Marketing da Permissão, Inteligência Empresarial.
Explorando os relacionamentos 2.0
- Blogs corporativos
- Otimização de websites
- Presença em ferramentas de busca
- Mídias Sociais; análise e estratégias
Aula 5: Análise de arquitetura da informação e presença digital das organizações.
O que identifica um bom website?
Atendimento aos grupos para os trabalhos finais
Propaganda interativa
Relacionamentos e colaboração
Aula 6:Encerramento.
Apresentação dos trabalhos finais

Bibliografia Obrigatória
BONSIEPPE, Gui. A design como ferramenta para o metabolismo cognitivo. Acessado em http://www.vitruvius.com.br/arquitextos
CASTELLS, Manuel. Communication, Power and Counter-power in the Network Society. International Journal of Communication 1 (2007), 238-266.
CASTELLS, Manuel. A Era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COLLINS, Heidi. Corporate portals: revolutionizing information access to increase productivity and drive the bottom line. Stanford: AMACOM, 2000.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado – por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac&Naify, 2007.
GALLOWAY, Alexander. Global networks and effects on culture. The Annals, January, 2005.
GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000.
GODDIN, Seth. Marketing de permissão. São Paulo: Campus, 2000.
GONZALEZ, Jennifer Stone. The 21st Century Intranet. New York: Prentice Hall Computer Books, 1998.
GRONSTEDT, Anders. The Customer Century: lessons from world class companies in integrated communications.
New York: Routledge, 2000.
HAGEL, John e ARMSTRONG,Arthur G. Net Gain: expanding markets through virtual communities. Cambridge:
Harvard Business School Press, 1997.
HAMMERISH, Irene and HARRISON, Claire. Developing online content. New York: Willey Computer Publishing, 2002.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
PÓVOA, Marcelo. Anatomia da Internet: investigações estratégicas sobre o universo digital. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000.
SETZER, Valdemar. Dado, informação conhecimento e competência. DataGamaZero – Revista de Ciência da Informação, nº zero, dez/99. Acessado em http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/datagrama.html THE CLUETRAIN
MANIFESTO, em http://www.cluetrain.com
WOLTON, Dominique. É preciso salvar a comunicação. São Paulo: Paulus, 2007.

Bibliografia: Complementar
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2004.
GALLOWAY, Alexander. Protocol: how control existis after decentralization. Cambridge: MIT Press, 2004.
GILLMOR, Dan. We the media: grassroots journalism by the people, for the people. Cambridge: O’Rielly, 2004.
MITCHELL, Bill. Designing the space: a conversation with William J. Mitchell. Acessado em Syllabus.com,
http://www.campus-technology.com/article.asp?id=8105.
MURRAY, Janet. Hamlet on the holodeck: the future of narrative in cyberspace. Cambridge: MIT Press, 2001. (já possui tradução para o Português)
PASSIG, David. A taxonomy of future higher thinking skills. Informatica, 2003, vol. 2, nº 1.
SHNEIDERMAN, Ben. Leonardo’s laptop: human needs and the new computing technologies. Cambridge: MIT Press, 2003.
THACKER, Eugene. Biomedia. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.
WARDRIP-FRUIN, Noah e MONTFORT, Nick. The New Media Reader. Cambridge: The MIT Press, 2003.
WELLMAN, Barry. Three ages of internet studies: ten, five and zero years ago. New Media & Society, 2004.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Claudio Guimarães Cardoso


 
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