Atividade

107589 - MÓDULO: GESTÃO DO CAPITAL HUMANO, DE RECURSOS E OPERAÇÕES

Período da turma: 02/05/2023 a 25/06/2024

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Descrição: Disciplina: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Ementa: Visão geral da gestão estratégica de pessoas; A importância da gestão estratégica de pessoas nas empresas; Fatores críticos da gestão estratégica de pessoas; O papel do gestor de RH nas organizações contemporânea; Contratação e rotatividade; Treinamento, desenvolvimento e avaliação de carreira; Gestão de competências.

BERGAMINE. C. W., BERALDO, D. Avaliação de desempenho humano na empresa. São Paulo, Atlas, 2007.
BITENCOURT, C. Gestão contemporânea de pessoas. Porto Alegre: Bookman, 2004.
BOHLANDER, G. SNELL, S. Administração de recursos humanos. 7ª ed. São Paulo: Cengage, 2014.
DESSLER, G. Administração de Recursos Humanos. São Paulo, Prentice Hall, 2003.
DUTRA, J., FISCHER, A.L., AMORIM, W. A.C. Gestão de pessoas – práticas modernas. Atlas, 2010.
DUTRA, J. Competências: conceitos e Instrumentos para a gestão de Pessoas na Empresa Moderna. Atlas, 2010.
___________. Gestão de pessoas – modelo, processos, tendências e perspectivas.2ª ed. São Paulo. Atlas, 2016.
MORGAN, G. Images of Organization. Sage Publications, 1986.


Disciplina: LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS EM AMBIENTES COMPETITIVOS
Ementa: Fundamentos básicos do desenvolvimento de equipes. O valor do trabalho em equipe. Grupo x Equipe. Formulação e evolução de uma equipe eficiente. Liderança: Chefe x líder. Desenvolvimento da liderança. Tipos de participantes de uma equipe de trabalho. Desenvolvimento pessoal e grupal. Administração de conflitos. Comunicação no trabalho de equipe. Dinâmicas de grupo para o desenvolvimento da equipe. Jogos e simulações como facilitadores de aprendizagem cognitiva e atitudinal. Critérios de escolha das técnicas a serem utilizadas. Papel e responsabilidades do coordenador do grupo.

BENNIS, W.; SPREITZER, G.M; CUMMINGS (org). O futuro da liderança. São Paulo: Futura, 2001.
BERGAMINI, C. e CODA, R. Psicodinâmica da Vida Organizacional: Liderança e Motivação. Editora Pioneira, 1a. edição, São Paulo, 1990.
BLANCHARD, K. Liderança de alto nível – como criar e liderar organizações e alto desempenho. Bookman Companhia Editora, 2011.
DUTRA, J. Gestão por competências. São Paulo, Gente, 2001.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2004.
GREEN, P.C. Desenvolvendo competências consistentes. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
JUDGE, T. A.; ROBBINS, S. P.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª ed. São Paulo: Pearson, 2011.
KOTTER, J.P. Liderando Mudanças - Transformando Empresas Com A Força Das Emoções. Elsevier, 2013.
KOUZES, J. M.; POSNER, B. Z. O desafio da liderança.5ª ed. São Paulo: Campus, 2013.
NEWSTRON, Davis Comportamento humano no trabalho. Editora Pioneira, São Paulo, 1992.
ROBBINS, S.P. Comportamento Organizacional. Trad. Reynaldo Marcondes, 11 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.


Disciplina: GESTÃO DA MUDANÇA (CHANGE MANAGEMENT)
Ementa: Os princípios e estratégias para a gestão da mudança organizacional. Fundamentos do comportamento de grupo. Metodologias e ferramentas para gestão da mudança. Administração do estresse.

BOOG, G. Faça a diferença: como construir sua competência pessoal e transformar seus potenciais em realidade. São Paulo: Ed. Infinito, 2000.
COSTA, S. G.; RODRIGUES, J. N.; VIEIRA, Gestão da mudança. Atlas , 2010.
CHOWDHURY, S. A era do talento. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
FISCHER, R. M.; FLEURY, M. T. L. Cultura e Poder nas Organizações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1992.
HERSEY, P., BLANCHARD, K. Psicologia para administradores. São Paulo: EPU Editora, 1986.
JOHANN, S. L. Gestão da cultura corporativa. São Paulo: Saraiva, 2003.
MCCALMAN, J.; PATON, R.A. Change Management: a guide to effective implementation. 3th ed. Sage; 2008.
MOSCOVICI, F. Desenvolvimento Interpessoal. 12ª ed. São Paulo: José Olympio, 2008.
QUEIROZ, C. S. As competências das pessoas potencializando seus talentos. São Paulo:DVS, 2008.
ROBBINS, H FINLEY, M. Por que as equipes não funcionam. São Paulo: Campus, 1997.
SENGE, P. M. A Quinta Disciplina: Arte e Prática da Organização que Aprende. 27ª Edição. São Paulo: Best Seller, 2010.
VERDONK, P; LITTLE, J. Lean Change Management: Prácticas Innovadoras Para El Manejo del Cambio Organizacional. Madrid: Independently Published, 2019.


Disciplina: NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Ementa: A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. As características do bom negociador. O perfil do negociador brasileiro. Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratégico e passos táticos. Modelo de partes em negociação. Negociação integrativa e negociação distributiva. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. Uso da informação, do tempo e do poder.

DUZERT, Y. Negociações Empresariais: Série Gvlaw. São Paulo: Saraiva, 2012.
FISHER, R.; URY, W.; PATTON, B. Como Chegar ao Sim. Editora Sextante, 2018.
LEWICKI, R.; BARRY, B.; SAUNDERS, D. M. Fundamentos da Negociação. 2.a. edição. McGrawhill, 2014.
MARTINELLI, D. P.; ALMEIDA, A. P. Negociação: como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Atlas, 1997.
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação Internacional. São Paulo: Atlas, 2004.
RAIFFA, H. The Art and Science of Negotiation. 17ª ed. Harvard University Press, 2003.
SHELL, R. Negociar é Preciso - Negócio Editora – 3a. Edição, 2001.


Disciplina: GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES
Ementa: Operações como ferramenta para a vantagem competitiva. Importância da gestão estratégica das operações para as organizações. A relação benefício x preço x custo. Desenvolvimento de uma estratégia de operações orientada ao cliente. Alinhamento estratégico das operações. Escolha das dimensões competitivas. Ferramentas e técnicas de gestão de operações. Desafios enfrentados na gestão de operações frente à competição global e o dinamismo das mudanças tecnológicas. Tendências na gestão de operações.

ALVARENGA, A. C.; NOVAES, A. G. N. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física. 3ª ed. São Paulo: Blucher, 2000.
ARNOLD, J.R.T. Introduction to materials management, 3rd ed. USA: Prentice-Hall, 1998.
BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BALLOU, R. H. Logística Empresarial. São Paulo, Atlas, 1993.
BANZATO, E. WMS. Warehousing management system. São Paulo: IMAM, 1998.
BOWERSOX, D.L. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
BOWERSOX, D.J. & CLOSS D.J. Logistical management: the integrated supply chain process. USA: McGrawHill, 1996.
BROWN, S. Retail Location: A Micro-Scale Perspective. University of Ulster, 1992.
CHOPRA, S. & MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações.6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2015.
HANDFELD, R.; NICHOLS, E. Introduction to supply chain management. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1999.
PAIVA, E. L., CARVALHO JR., J. M.; FENSTERSEIFER, J. E. Estratégia de produção e de operações: conceitos, melhores práticas e visão de futuro. Porto Alegre: Bookman, 2004.
SUCUPIRA, C. Gestão de depósitos e centros de distribuição através dos softwares wms. 2002.
TELLES, R.; STREHLAU, V. I. Canais de Marketing e Distribuição. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.


Disciplina: GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E BIG DATA
Ementa: Os impactos que a TI tem exercido nos negócios. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Introdução ao Big Data. Principais ferramentas para análise do Big Data. Principais tendências de TI e Big Data nas organizações.

ALCANTARA, L. K. de. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017. BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.
BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011.
LAUDON, K C, LAUNDON, J.P. Sistemas de Informação – com internet. Rio de Janeiro:LTC, 1999.
LAUDON, K. C. Management Information Systems. 9ª ed. Pearson, 2011.
LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. (orgs.) Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.
MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018.
O’BRIEN, J. A. Sistemas da informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
ROMANO, R. R. Tecnologia: O futuro do seu negócio passa por aqui. 3ª. Edição. São Paulo: Posigraf, 2012.
TURBAN, E. et al. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009.


Disciplina: GESTÃO DE PROJETOS
Ementa: Uso de projetos na implementação das estratégias operacionais. Razões para falhas em projetos. Definição de escopo de objetivos de projetos. Interação cross-functional. Seleção da equipe e gestor do projeto. Planejamento de projetos. Diagrama de redes de projetos. Sequência das atividades críticas que determinam a duração de um projeto: PERT e COM. Considerações que os gerentes devem se atentar na avaliação de risco de um projeto. Cálculo da probabilidade de completar o projeto no prazo pré-determinado. Cronograma de projeto de mínimo custo. Análise custo x tempo. Monitoramento e controle de projetos.

GIDO, J.; CLEMENTIS, J. P. Gestão de projetos. Cengage: São Paulo, 2007.
KERZNER, Harold, Gestão de Projetos: as melhores práticas. 3ª ed. Bookman, 2016.
MATHIAS, Washington F; WOILER, Sansão. Projeto: planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1992.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar idéias em resultados.5ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.
MENEZES, L. C. de M. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas 2009.
MEREDITH, J.R., MANTEL, S. J., Jr., Administração de Projetos, Rio de Janeiro: LTC, 2003.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK: um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 4. ed. Pensylvania: Project Management, 2010.
VALERIANO, Dalton L. Moderno gerenciamento de projetos. Pearson Prentice Hall, 2007. VARGAS, Ricardo V. Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK guide. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.


Disciplina: VENDAS ONLINE E GESTÃO DO E-COMMERCE
Ementa: Apresentar os principais conceitos e práticas dos modelos de negócio na internet. Comércio Eletrônico – modelos de negócio. Os Números do Comércio Eletrônico no Brasil e no Mundo. Pilares do E-commerce. Marketplaces: o que é, formas de atuação dos varejistas nesse ambiente, prós e contras do modelo. Integração ambientes físico e digital. Estratégias de visibilidade e ativação. Rentabilidade dos e-commerces. Tendências na área. Cases em empresas no mercado b2c e b2b.

ALBERTIN, A. Comércio Eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 2004.
ANGELO, C.F., NIELSEN, F.A.G., & FOUTO, N.M.M.D. Manual de Varejo no Brasil. São Paulo: Saint Paul Editora, 2012.
AGILE PROCESS. Guia da Logística para o E-commerce. Disponível em:< http://agileprocess.com.br/guia-logistica-para-e-commerce/>. Acesso em: 10/03/2019.
CHAFFEY, Dave. Gestão de E-business e E-commerce: Estratégia, Implementação e Prática. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2013.
LEWIS, R., HART, M. The New Rules of Retail: competing in the world's toughest marketplace, 2rd ed. New York: Palgrave Macmillan, 2014.
PEREZ, F. Vantagens competitivas no e-commerce através da logística. São Paulo:Editora Lexia, 2010.
TURBAN, E. e KING, D. Comércio eletrônico – estratégia e gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
VASCONCELLOS, E. (coord.). E-commerce nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005.
WEILL, P.; VITALE, M. R. Place to Space: Migrating to eBusiness Models. Harvard Business School Press, 2001.


Disciplina: GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS
Ementa: Alinhamento das ações de vendas com os objetivos estratégicos da organização. Alinhamento entre as ações de marketing e as ações de vendas. Ações de vendas focadas na: venda pessoal; vendas por call center; vendas on-line; vendas por catálogo. Recrutamento, seleção, treinamento e integração da força de venda. Remuneração dos vendedores. Material de apoio à venda.

ALVAREZ; F.J.S.M. Trade Marketing – A conquista do consumidor no Ponto de Venda Saraiva, 2007.
CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.
INGRAM, T.G. et. al Gerenciamento de Vendas: Análise e Tomada de Decisão 6ª.ed –: Cengage Learning, São Paulo 2008.
MEGIDO, J.L.T.; SZULCSEWSKI. Administração Estratégica de Vendas. Atlas, São Paulo 2002.
MOREIRA, J.C.T. (org). Administração de Vendas. Saraiva, São Paulo 2000.
RODRIGUES, N. Curso Suporte, Atendimento e Pós-Vendas. MBA Linx, 2014.
STANTON, W. J.; SPIRO, R. Administração de Vendas. – 10ª. Ed. –: LTC Editora, Rio de Janeiro 2000.


Disciplina: METODOLOGIA DE PESQUISA
Ementa: As aulas dessa disciplina serão aplicadas durante os três módulos do curso buscando direcionar os alunos no desenvolvimento da monografia que deverá ser apresentada presencialmente no término do curso.

COOPER, D.; SCHINDLER, P. Métodos de Pesquisa em Administração. 12ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
GODOI, C.K.; MELO, R.B, de.; SILVA, A.B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos.2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
HAIR, J.; et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2006.
LAKATOS, E.M.; MARCO NI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
VERGARA, S.C. Métodos de pesquisa em administração, 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.


AVALIAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco.

Carga Horária:

115 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 500
 
Ministrantes: Adriano José da Silva Neves
Daniel Reed Bergmann
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa
José Glimovaldo Lupoli Junior
Maria Lucia Granja Coutinho


 
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