Atividade

107588 - MODULO: GESTÃO DE MARKETING, FINANÇAS E CONTROLE

Período da turma: 02/05/2023 a 25/06/2024

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Descrição: Disciplina: MARKETING ESTRATÉGICO
Ementa: Fundamentos de Marketing. Planejamento, implementação e gestão de marketing. O papel do marketing nas organizações. Estratégias competitivas em marketing. Segmentação, posicionamento e colocação no mercado. Desenvolvimento do mix de marketing (produto, preço, canais de distribuição e promoção). Planejamento, implantação e controle de marketing. Processo de abertura de novos mercados e manutenção ou crescimento em mercados correntes.

HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A.; PIERCY, N. F. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. 3ª ed. São Paulo: Pearson, 2006.
JANUZZI, P. M. Indicadores sociais no Brasil. São Paulo, Ed. Alínea, 5a edição, 2012.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 15ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2018.
KOTLER, P.; LEE, Nancy R. Marketing contra a pobreza. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2009.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H. Marketing 3.0: As Forças do Marketing Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Rio Janeiro: Editora Sextante, 2017.
MAZZON, J.A.; KAMAKURA, W. A. Estratificação socioeconômica e consumo no Brasil. São Paulo, Ed. Blucher, 2013.
MELLO, P. C. Potencial de consumo, recursos naturais e economia brasileira. São Paulo, Saint Paul Editorial, 2012.
RIES, A.; TROUT, J. Positioning: The Battle For Your Mind. 20ª ed. Nova York: McGraw-Hill, 2000.
WEDEL, M.; KAMAKURA, W. Market Segmentation: Conceptual and Methodological Foundations. 2ª ed. Norwell: KAP, 2000.
YANAZE, M. H. Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.


Disciplina: PESQUISA E DIMENSIONAMENTO DE MERCADO
Ementa: Tipos fundamentais de Pesquisa de Marketing. Caracterização de Demanda de Mercado: Mercado Total, Mercado Potencial, Mercado Alvo. Técnicas de estimação de demanda presente e futura. Técnicas de estimação de curvas demanda-preço. Impacto da comunicação sobre a demanda. Tópicos avançados de estudos de sensibilidade.

AAKER, D.; A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de Marketing. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.
BREEN, G. E., BLANKENSHIP, A. B. Pesquisa de Mercado. São Paulo: Makron Books, 1993.
HAIR JUNIOR, J. F.; BUSH, R. P.; ORTINAU, D. J. Marketing Research: Within a Changing Information Environment. 2ª ed. McGraw-Hill, 2003.
MALHORTA, N.K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada.7ª ed. São Paulo: Grupo A, 2019.
PERDIGÃO, D. M.; HERLINGER, M.; WHITE, O. M. Teoria e Prática da Pesquisa Aplicada. 1ª ed. Elsevier, 2012.
SAMARA, B.; BARROS, J. C. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
TRUJILLO, V. Pesquisa de Mercado Qualitativa e Quantitativa. São Paulo: Scortecci, 2001.


Disciplina: BRANDING: GESTÃO DE MARCAS
Ementa: Importância e função das marcas. Produto x marcas. Construção, manutenção e reposicionamento de marcas. Principais conceitos da marca: Brand equity, Identidade, Posicionamento, Personalidade, Caráter, Imagem. Estratégias de Marcas: Marcas guarda-chuva, Marcas múltiplas, Extensão de imagem, Estratégia mista, Co-branding, Trading-up/trading-dow. Domínios na Internet, Logotipos e símbolos, Personagens, Slogans, Jingles, Embalagens e rótulos. Tendências na construção de marcas.

AAKER, D. A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
AAKER, David A. Marcas: Brand Equity: Gerenciando o valor da Marca. Editora Negócio, 1998.
AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura. 2007.
BATEY, M. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.
HOLLIS, N. The global brand. New York: Palgrave Macmillan, 2008.
KAPFERER, J. N. The new strategic brand management: advanced insights & strategic thinking. 5a ed. Londres: Kogan Page, 2012.
OLIVEIRA, R.N. Gestão Estratégica de Marcas Próprias. São Paulo: Brasport, 2009.
SERRALVO, F. A. (organizador). Gestão de Marcas no Contexto Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008.
STRUNCK, G. - Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.


Disciplina: EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX)
Ementa: Experiência do usuário (UX). Design, usabilidade e arquitetura da informação. Planejamento das estruturas. Administração de conteúdo. Manutenção do sistema. User Interface (UI). Técnicas de User Research.

GARRET, Jesse James. The elements of user experience. New Riders, 2010.
GOTHELF, J. Lean: Applying Lean Principles to Improve User Experience. USA: O'Reilly Media, 2013.
HARTSON, R; PYLA, P. S. The UX book: process and guidelines for ensuring quality user experiente. USA: Morgan Kaufmann, 2012.
KRUG, S. Don't Make Me Think! A common sense approach to web usability. 2nd ed. USA: Paperback, 2005.
LOWDERMILK, T. Design Centrado no Usuário. São Paulo, Editora Novatec, 2013.
RIES, E. The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. Crown Business, 2011
SCHWARTZ, B. O Paradoxo da escolha: por que mais é menos. São Paulo: A Girafa Editora,2007
TEIXEIRA, F. Introdução e boas práticas em UX Design. São Paulo: Casa do Código, 2014.
WILLIAMS, A.D., TAPSCOTT, D. Radical Openness: Four Unexpected Principles for Success. TED Conferences,2013


Disciplina: MARKETING DE VAREJO
Ementa: Varejo: Conceitos e classificações. O papel do varejo na economia. Os números do varejo no Brasil e no mundo. Principais players dos diversos segmentos do varejo. Novos modelos de varejo. Formatos de varejo e suas particularidades. Varejo multicanal e multiformato. O relacionamento varejo-indústria. Best practices de empresas varejistas brasileiras e internacionais - apresentação de casos. Tendências do varejo brasileiro e mundial.

ANGELO, C.F., NIELSEN, F.A.G., & FOUTO, N.M.M.D. Manual de Varejo no Brasil. São Paulo: Saint Paul Editora, 2012.
FITZSIMMONS, J. A; FITZSIMMONS, M. Administração de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2ª Ed. 2000.
GRAZZIOTIN, G. A Arte do Varejo: O Pulo do Gato Está na Compra. 5ª ed. São Paulo: Senac, 2002
LEVY, M.; WEITZ, B.A. Administração de Varejo, São Paulo: Editora Atlas, 2000.
LEVY, M., WEITZ, B.A.; GREWAL, D. Retailing Management, 9th ed. New York: McGrawHill Education, 2015.
MATTAR, F. N. Administração de Varejo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
PARENTE, J.; LIMEIRA, T. V., BARKI, E. (org). Varejo para a baixa renda. São Paulo, Edt. Artmed, 2008.
PARENTE, J.; BARKI, E. Varejo no Brasil: gestão e estratégia, 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
SERRENTINO, A. Varejo e Brasil: reflexões estratégicas. 2ª ed. São Paulo: [s.n.], 2016.
STEPHENS, D. The Retail Revival: reimagining business for the new age of consumerism. Mississauga (Canada): Wiley, 2013.
STEPHENS, D. Reengineering Retail: the future of selling in a post-digital world. Vancouver (Canada): Figure 1 Publishing, 2017.


Disciplina: MARKETING DIGITAL
Ementa: Os impactos estratégicos da Internet nos negócios. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. As novas técnicas de marketing para a Internet. O futuro do marketing online. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. E-Strategy. Internet marketing: tendências e atualidades. Redes Sociais; exemplos e casos práticos.

BRIGGS, A. Uma História Social da Mídia: De Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2004.
FLATSCHART, Fábio. HTML5 – Embarque Imediato. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2011
GRAY, David - A Empresa Conectada. Novatec, 2019.
JENKIS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2008
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro. Editora Jorge Zahar, 2001
PALFREY, John and GASSER,Urs. Born Digital: Understanding the First Generation of Digital Natives. Basic Books, 2008
SALEH, Khalid; SHUKAIRY, Ayat. Otimização de conversão – A Arte e a Ciência de converter prospects em clientes. Novatec, 2019.
TURCHI, S.R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 2ª ed. São Paulo: Editora Gen, 2018.
VAZ, C. A. Os 8 Ps do Marketing Digital: O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital. 1ª ed. Novatec, 2011.


Disciplina: MOBILE MARKETING
Ementa: Mcommerce (vendas em dispositivos móveis). Scommerce (vendas em redes sociais). Mcommerce no Brasil e no mundo. Multicanalidade. Integração de Canais. Produtos e segmentos de maior aderência ao Mcommerce. A lógica dos aplicativos. Indicadores e Métricas do Mcommerce. Desafios e oportunidades. Casos de sucesso e insucesso do Mcommerce no Brasil e no mundo.

ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de janeiro, Elsevier,2006
ALBACH, James. Designing web navigation. O’Reilly Media, 2007.
GABRIEL, M. Você, Eu e os Robôs. São Paulo: Editora Atlas, 2018
HUA, H. Mobile marketing management: case studies from successful practices. USA: Productivity Press, 2019.
ISMAIL, S; MALONE, M; VAN GEEST, Y. Organizações Exponenciais, Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: Editora HSM, 2015.
KELLY, K. The Inevitable: Understanding the 12 technological forces that will shape our future. New York, USA: Penguin, 2016
SAYLOR, M.J. The Mobile Wave: How Mobile Intelligence Will Change Everything. Perseus Books/Vanguard Press, 2012
SMASHING, Magazine. The Mobile Book. Smashing Media GmbH,2012.
WROBLEWSKI, L. Mobile First. A Book Apart LLC, 2011.


Disciplina: FINANÇAS CORPORATIVAS E MATEMÁTICA FINANCEIRA
Ementa: Regime de capitalização. Operações de desconto. Sistemas de amortização. Perpetuidade; Métodos de análise de fluxo de caixa. Fundamentos de análises de investimentos. A importância da Contabilidade como um sistema de informações. O Balanço Patrimonial, DRE – Demonstração de Resultado do Exercício. Demonstração de Fluxo de Caixa. As novas alterações na lei das Sociedades Anônimas e seu impacto nos demonstrativos contábeis. Análise de Balanço e DRE. Análise vertical e horizontal. Análise por índices (rentabilidade, liquidez, estrutura de capital, índices operacionais). Projeção de resultados, Análise Econômico-Financeira.

ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. 12ª Ed. São Paulo: Atlas. 2012.
BORINELLI, M. L.; PIMENTEL, R. C. Curso de Contabilidade para Gestores Analistas e outros profissionais. São Paulo: Atlas. 2004.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. A contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas. 2006.
COSTA, L. G. T. A.; COSTA, L. R. T. A.; ALVIM, M. A.. Valuation. 2ª ed. Atlas, 2011.
DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos. 2ª ed. Rio: Qualitymark, 2010.
DE FARO, C. Fundamentos de Matemática Financeira. Saraiva, 2006.
HAZZAN, S.; POMPEO, J. N. Matemática Financeira. Saraiva, 2007.
HOJI, M; DA LUZ, A. E. Gestão Financeira e Econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
MARTELANC, R.; PASIN, R.; CAVALCANTE, F. Avaliação de Empresas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MARTINS, E. (Org.). Avaliação de Empresas: Da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
SAMANEZ, C. P. Matemática Financeira: uma aplicação à análise de investimentos. 2ª ed. Editora Pearson/Prentice Hall, 2010.
SOBRINHO, J. D. Matemática Financeira. Atlas, 2000.
WEIL, R. L, SCHIPPER, K, FRANCIS J. Financial Accounting: An Introduction to Concepts, Methods and Uses. 14ª ed, 2013.


Disciplina: GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS
Ementa: Custos: conceituação. Métodos de custeio de produtos e serviços. Relações custo-volume-lucro. Ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro. Custos ABC - Activity Based Costing. Engenharia de Custos Reversos. Target Costing. Utilização gerencial dos efeitos custos e lucros nos negócios empresariais.

BERNI, M.T. Operações e concessão de crédito. São Paulo: Atlas, 1999.
BRUNI, A.L.; FAMÁ, R. Gestão de Custos e Formação de Preços: com aplicações na calculadora HP-12C e Excel. São Paulo: Atlas, 2004.
CLEMENTE, Ademir (org.). Projetos empresariais e públicos. São Paulo: Atlas, 1998.
FREZATTI, F. Orçamento empresarial: planejamento e controle empresarial. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.
LAPPONI, Juan Carlos. Projetos de investimento: construção e avaliação do fluxo de caixa: modelos em excel. São Paulo: Lapponi treinamento e editora, 2000.
PADOVEZE, Clovis Luiz. Curso básico gerencial de custos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
MEGLIORINI, E. Custos: Análise e Gestão. 3ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.


AVALIAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-
aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco.

Carga Horária:

115 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 500
 
Ministrantes: Adalberto Belluomini
Daniel Reed Bergmann
João Carlos Lazzarini
José Carlos Augusto Luxo
José Glimovaldo Lupoli Junior
Jose Mauro da Costa Hernandez
Marcelo Victor Teixeira
Patricia Angelo de Castro Cotti


 
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