107587 - MÓDULO: AVALIAÇÃO DE MERCADOS |
Período da turma: | 02/05/2023 a 25/06/2024
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Descrição: | Disciplina: ECONOMIA E CENÁRIOS ECONÔMICOS.
Ementa: Fundamentos de política econômica e seus Instrumentos. Agregados macroeconômicos. Principais variáveis macroeconômicas e suas relações. PIB - Produto Interno Bruto, taxa de juros, taxa de câmbio e balanço de pagamentos. Sistema financeiro nacional. Mercado monetário. Mercado de capitais. Mercado de câmbio e IPO-Abertura do Capital de Empresas. Impactos do cenário mundial na economia brasileira. Regras importantes para elaboração de cenários econômicos. Avaliação de cenário econômico e de tendências. BACHA, C. J. C. Macroeconomia: Teoria e Aplicações à Economia Brasileira. 1ª ed. Campinas: Alinea, 2006. BACHA, C.J.C.; Entendendo a Economia Brasileira. 3. ed. Campinas: Alínea, 2015. BESANKO, D; BRAEUTIGAM, R. Microeconomics. 5ª ed. Wiley, 2014. BLANCHARD, O. Macroeconomia – Teoria e Política Econômica. 4a edição. Rio de Janeiro: Editora Pearson/Prentice Hall, 2007. DORNBUSCH, Rudiger; FISCHER, Stanley; STARTZ, Richard Macroeconomia. 10a ed. São Paulo: McGrawhill, 2009. MANKIW, N.G. Introdução à economia. São Paulo: Editora Pioneira/Thomson, 8ª ed., 2019. Pellegrino e C.C. Paiva Economia – fundamentos práticos aplicados à realidade brasileira. Campinas, SP, Editora Alínea, 2005. SIMONSEN, M.H.; CYSNE, R.P. Macroeconomia. 4a ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009. VARIAN, H. R. Microeconomic Analysis. 3a. ed. New York: W.W. Norton & Cia, 1992. Disciplina: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DOS NEGÓCIOS. Ementa: Definição de planejamento estratégico. As questões fundamentais do planejamento estratégico e benefícios. Planejamento estratégico X Plano de negócios. Elaboração de diagnóstico - análise do ambiente externo: identificação de ameaças e oportunidades. Elaboração de diagnóstico: identificação de fatores críticos de sucesso do negócio, análise dos pontos fortes e fracos das funções empresariais e análise das vantagens competitivas. BSC - Balanced Scorecard: modelo de referência para planejamento estratégico. ALMEIDA, M.I.R. Manual de Planejamento Estratégico 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009 ANSOFF, H.I. Estratégia empresarial. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1977. ___________, A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990. BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva.2ª ed. São Paulo: Atlas: 2012. BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. & SCHAEFER, S. Economics of Strategy. 4th Ed. John Wiley & Sons, 2007 CERTO, S.C. e PETER, J.P. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. Trad. Flavio D.Steffen. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, 1993. DAMODARAN, ASWATH Gestão Estratégica do Risco: uma referência para a tomada de riscos empresariais. Trad. Felix Nonnenmacher. São Paulo: Artmed Editora SA, 2009. DIXIT, A.K. & NALEBUFF, B.J. The Art of Strategy: a Game Theorist´s guide to success in business and life. New York: W. W. Norton &Company, 2008. FISCHMANN, A.A.; ALMEIDA, M.I.R. Planejamento Estratégico na Prática. 3ª ed. São Paulo: ATLAS, 2018. GRANER, E.A. Como Aprender Estatística. Edições Melhoramentos, 1952. HOFFMANN, R. Estatística para Economistas. 4ª. Ed. Thomas Pioneira, 1980. HOFFMANN, R.; VIEIRA, S. Análise de Regressão. São Paulo: Atual, 2a. ed.,1977. IEMMA, A.F. Estatística Descritiva. Piracicaba: Fi Sigma Rô Publicações, 1992. KAPLAN, R.S. e NORTON, D.P.A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997 PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed, Rio de Janeiro: Campus, 2005. PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais.2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009. ALMEIDA, M.I.R. Manual de Planejamento Estratégico 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009 ANSOFF, H.I. Estratégia empresarial. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1977. ___________, A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990. BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva.2ª ed. São Paulo: Atlas: 2012. BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. & SCHAEFER, S. Economics of Strategy. 4th Ed. John Wiley & Sons, 2007 CERTO, S.C. e PETER, J.P. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. Trad. Flavio D.Steffen. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, 1993. DAMODARAN, ASWATH Gestão Estratégica do Risco: uma referência para a tomada de riscos empresariais. Trad. Felix Nonnenmacher. São Paulo: Artmed Editora SA, 2009. DIXIT, A.K. & NALEBUFF, B.J. The Art of Strategy: a Game Theorist´s guide to success in business and life. New York: W. W. Norton &Company, 2008. FISCHMANN, A.A.; ALMEIDA, M.I.R. Planejamento Estratégico na Prática. 3ª ed. São Paulo: ATLAS, 2018. GRANER, E.A. Como Aprender Estatística. Edições Melhoramentos, 1952. HOFFMANN, R. Estatística para Economistas. 4ª. Ed. Thomas Pioneira, 1980. HOFFMANN, R.; VIEIRA, S. Análise de Regressão. São Paulo: Atual, 2a. ed.,1977. IEMMA, A.F. Estatística Descritiva. Piracicaba: Fi Sigma Rô Publicações, 1992. KAPLAN, R.S. e NORTON, D.P.A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997 PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed, Rio de Janeiro: Campus, 2005. PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais.2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009. Disciplina: GESTÃO DA INOVAÇÃO Ementa: Inovação e seus diversos significados. Inovação: colocando a teoria em prática. O valor da Inovação: inovação, produtividade e competitividade. Adequação da inovação com a estratégia de negócio. Plataformas estratégicas para inovar: produto/marca/posicionamento/modelo de negócio, serviços, solução. Ferramentas para inovação. Cultura da inovação. O perfil da empresa inovadora e o profissional inovador. Ciclo de vida da inovação. O processo de inovação passo a passo. Estratégias quanto à operacionalização da gestão da inovação. Inovação aplicada ao aumento da performance. Fatores críticos de sucesso na gestão da inovação. Os agentes favorecedores e bloqueios à inovação empresarial. Cases e exemplos práticos. CHRISTENSEN, C. O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam as empresas ao fracasso. Makron Books, 2001. COOK, M.; COOK, C. Competitive Intelligence: Creating an Intelligent Organization and Compete to Win, LPC Group, 2000. DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: Alta, 2018. REIS, D. Gestão da Inovação Tecnológica. 2ª ed. São Paulo: Manole 2018. TIDD, J.; BESSANE, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2008. TIGRE, P. B. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Gen LTC, 2014. Disciplina: DESIGN THINKING E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS Ementa: Conceitos e definições do Design Thinking; Modelo Canvas como ferramenta de Inovação; Modelos Ágeis para gestão de projetos de inovação; O papel da Inovação em um mundo conectado; Marketing no contexto organizacional; Ecossistema de startups ligadas ao consumo do mercado; Comportamento de compra do mercado consumidor e mercado organizacional; Novos modelos de negócios para atender um mercado dinâmico. BARON; S. Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006. BLANK, Steven Gary. Do sonho à realização em quatro passos: estratégias para criação de empresas de sucesso. São Paulo: Editora Évora, 2012. CARNEIRO, J. M. T.; CAVALCANTI, M.; SILVA, J. D. Os determinantes da sustentabilidade da vantagem competitiva na visão resource-based. Encontro da ANPAD, v. 23, 1999. COLLINS, J. Empresas feitas para vencer. São Paulo: HSM Editora, 2013. COUTINHO, A.; POYATOS, H.; e MENDES, M. Inove com Design Thinking. São Paulo: Fiap, 2016. DOLABELA, F. Empreendedorismo, uma forma de ser: Saiba o que são empreendedores individuais e coletivos. 1. Ed. Brasília: Agência de Educação para o Desenvolvimento, 2003. DORNELAS, J. Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios. 5ª ed. Ed. Campus, 2014. FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração de Empresas, vol. 34, n. 2, p. 5-28, abril/junho, 1999. FRIEDMAN, T. O Mundo é Plano. São Paulo: editora Objetiva, 2009. IDEO. Design Thinking for Educators. IDEO LLC, 2012. Disponível em: http://designthinkingforeducators.com/. ISMAIL, S.; MALONE, M. S.; Yuri, V. G. Organizações Exponenciais. São Paulo: Alta Books, 2015. PROVOST, F; FAWCETT, T. Data Science para Negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2016 OSTERWALDER, A. Inovação em modelos de negócios: business model generation. São Paulo: Alta Books, 2011. OSTERWALDER, A; PIG, Y. Business Model Generation - inovação em modelos de negócios. Rio Janeiro: Alta Books, 2011. RIES, Eric. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação. São Paulo: Leya Brasil, 2012. Disciplina: BUSINESS INTELLIGENCE & CRM Ementa: Análise estratégica de dados. Sistemas de Business Intelligence. Transformação das informações em inteligência de mercado. Construção de estratégias a partir da relação entre as informações. Informações: sistemas legados, ERP, CRM e outros. Data Mining. O que é o Digital CRM. Estruturação/implementação de sistemas e processos de gestão de clientes (CRM). Réguas de relacionamento focadas em satisfação, geração de leads e vendas. Projetos de desenvolvimento de aplicações em BI. Cases de BI e CRM em empresas nacionais e internacionais. ANGELO, C. F.; GIANGRANDE, V. Marketing de Relacionamento no Varejo. 1ª ed. São Paulo: Saint Paul Editora, 2007. BARBIERI, C. BI – Business Intelligence – Modelagem & Tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2001. CAMM, J. D.et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018. LEGRAIN, M.; DANIEL, M. Estudo de Mercado. São Paulo, Atlas, 1992. MARQUESONE, R. Big Data/Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. São Paulo: Casa do Código, 2017. MAHESHWARI, A. Data analytics made accessible. USA: eBook Kindle edition, 2019. SWIFT, R. O Revolucionário Marketing de Relacionamento com o Cliente. Ed. Campus, 2001. Disciplina: TENDÊNCIAS DO COMPORTAMENTO E CONSUMO Ementa: Entender o consumidor antes de tudo como um ser humano, um indivíduo com várias extensões; Abordagem contemporânea sobre o comportamento do consumidor; Promover pensamento analítico crítico sobre o comportamento do consumidor; Discutir principais tendências a partir do comportamento do consumidor; Conhecer os processos para geração de insights e análise de consumidor; Capacitar e conhecer as ferramentas de consumer insights, e tendências de comportamento e consumo. BERMAN, B.; EVANS, J.R. Retail management: a strategic approach, 12th ed. New Jersey: Prentice Hall, 2012. BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W., ENGEL, J.F. Comportamento do consumidor, 9ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Consumer Behavior. 8ª ed. Orlando: The Dryden Press, 1995. FURTADO, B. Desejos Contemporâneos. São Paulo; GS&MD, 2009. MCCRACKEN, G.. Cultura e consumo: uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens de consumo. Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 1, p. 99-115, 2007. PETER, J. P.; OLSON, J. C.; GRUNERT, K. G. Consumer behavior and marketing strategy.7th ed. London: McGraw-Hill, 2004. SAMARA, B. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005. SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. J. Comportamento do Cliente: Indo Além do Comportamento do Consumidor. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2001. SOLOMON, M. R.; Comportamento do Consumidor. 11ª. ed. Bookman, 2016. Disciplina: SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL Ementa: Origens e definição de desenvolvimento sustentável – visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. Fundamentos e ações de Governança Corporativa. A evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico. ALMEIDA, J. R. et al. Planejamento Ambiental. Caminho para Participação Popular e Gestão Ambiental. 23ª Edição, Rio de Janeiro, Biblioteca Estácio de Sá, 1999. BICALHO, A. 2003. Responsabilidade Social das Empresas: Contribuição das Universidades. São Paulo : Editora Peirópolis, 2003. p. 364. 2003. BRITO, F. e CÂMARA, J. B. Democratização e Gestão Ambiental. Em Busca do Desenvolvimento Sustentável. 3ª Edição, Petrópolis, RJ, Vozes, 1998. CAVALCANTI, C. (Org.) Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. 3ª Edição, São Paulo, Cortez, Recife. Fundaçao Joaquim Nabuco, 2002. COLEMAN, D. C. Ecology Revisited: Reflecting on Concepts, Advancing Science. Unviersity of California Press, 2010. GARCIA, J. O negócio do social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. GUERRA, A. J. e CUNHA, S. B. Impactos Ambientais Urbanos no Brasil. São Paulo, Bertrand Brasil, 2001. HARGROVES, K. & SMITH, M. (Editors). The Natural Advantage of Nations: Business Opportunities, Innovation and Governance in the 21st Century. Hardback: Earthscan/James&James, 2005. MAIA, N. B.; MATOS, L.; BARELLA, N. Indicadores ambientais: Conceitos e aplicações. São Paulo, Educ/Coped/INEP, 2001. MAY, P. H. et al. Economia e Meio Ambiente. São Paulo, Atlas, 2003. MAY, P. e MOTTA, R. Valorando a Natureza. Rio de Janeiro, Campus, 1994. MOURA, L. A. Economia Ambiental, Gestão de Custos e Investimentos. 2ª Edição Revista e Atualizada. São Paulo, Del Rey, 2011. Disciplina: TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM GESTÃO E MERCADOS: Tendências modernas da estratégia e gestão de negócios/mercados como: Neuromarketing, Storytelling e branded content, Métodos Ágeis, dentre outras; Estudos de casos atuais; Novas fronteiras da gestão de negócios e mercados. ALCANTARA, L. K. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017. AMARAL, D. C. et al. Gerenciamento ágil de projetos: aplicação em produtos inovadores. São Paulo: Editora Saraiva, 2011. BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011. CAMM, J. D. et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018. DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012. GEEST, Y. V. et al. Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: HSM Editora, 2015. FLEMING, S. Blockchain technology and microservices architecture. USA: eBook Kindle, 2018. LOUCKS, J.; MACAULAY, J.; NORONHA, A.; WADE, M. Digital Vortex: How Today's Market Leaders Can Beat Disruptive Competitors at Their Own Game. 1ª ed. DBT Center Press: 2016. MAGALDI, S.; Neto, J.S. O Novo Código da Cultura: Vida ou Morte na Era Exponencial. 1ª ed. Gente, 2019. OSTERWALDER, A.; PIG, Y. Business Model Generation - inovação em modelos de negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2011. ROGER D. L.; SERRA, A. C. C. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Editora Autêntica Business, 2017. SCHAHRAM, D. Smart Cities: The Internet of Things, People and Systems New York, USA: Springer, 2017. TAPSCOTT, D. Macrowikinomics: reiniciando os negócios e o mundo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. AVALIAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco. |
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Carga Horária: |
115 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 500 | ||||
Ministrantes: |
André Coimbra Felix Cardoso Benny Kramer Costa Daniel Reed Bergmann Evandro Luiz Lopes Heliodoro Teixeira Bastos Filho José Glimovaldo Lupoli Junior Jose Mauro da Costa Hernandez |
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