Atividade

107576 - Gestão e políticas de saúde

Período da turma: 01/03/2023 a 29/02/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Desenvolver competências gerenciais e de tomada de decisão em Gestão e Políticas de Saúde.
Programa Desenvolver processos de gestão baseados em método científico, utilizando instrumentos e técnicas focadas na excelência dos serviços de saúde.
Entender a dinâmica do SUS e da assistência médica supletiva no construção do processo de atenção à saúde.
Apender a usar os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade e acesso na análise dos serviços de saúde.
Entender indicadores de mensuração de resultados.
Arranjos produtivos que resultam no processo de atenção à saúde.
Processos de acreditação e suas consequências na humanização, qualidde e segurança
Compreender a Gestão da clínica.
Desenvolver processos de planejamento e saúde.
Ser capaz de identificar as fases de um projetos.
Compreender o processo de gestão de pessoas e profissionais de saúde para construir o cuidar.
Entender os processos de comunicação no interior das organizações.
Discutir o processo de motivação e conflito das pessoas nas organizações.
Bibliografia
AUSUBEL D, NOVAK JD, HANESIAN H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana; 1980.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 9. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARROWS, HS, TAMBLYN, RM. Problem-basedlearning. New York: Springer Press; 1980.

COLL C. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática, 2000.

DEWEY J. Experiência e educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 4.ed.São Paulo: Paz e Terra, 2008.

HAGER P.; GONCZI A. Whatiscompetence? Medical Teacher 18(1): 3-15, 1996.
MATURANA H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

MORIN E. O pensar complexo. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.

MORIN E. Ciência com consciência. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

REGO TC. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. 

VECINA NETO G.; MALIK AM. Gestão em Saúde. 2.ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2016.

VENTURELLI J. Educación médica: nuevos enfoques, metas y métodos. Washington (DC): OPS/OMS; 1997. (Serie PALTEX Salud y Sociedad 2000, 5).

VYGOTSKY LS. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Carga Horária:

100 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 16
 
Ministrantes: Gonzalo Vecina Neto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP