107419 - Inglês para Aprimoramento de Competências Múltiplas (curso remoto) |
Período da turma: | 22/08/2022 a 21/12/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso:
O curso tem como objetivo aprimorar competências e conhecimentos linguísticos, discursivos e estratégicos do falante independente de língua inglesa oral e escrita em contextos profissionais e universitários. Público- alvo: Alunos da Graduação, Pós-graduação e Funcionários USP. (As vagas remanescentes serão destinadas ao público externo). Modalidade: Aulas Remotas Objetivos Gerais: Aperfeiçoar as competências linguísticas, comunicativas, discursivas e estratégicas do falante independente do inglês para que ele possa interagir em diferentes situações cotidianas em contextos profissionais e universitários. Objetivos Específicos: a. criar condições para a prática comunicativa da língua inglesa, com o objetivo de aperfeiçoar a expressão e compreensão oral e escrita. b. favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade. c. desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem. d. desenvolver estratégias cognitivas e metacognitivas que levem a maior fluência na língua inglesa. e. Desenvolver o conhecimento linguístico, discursivo e estratégico do aprendiz. Justificativa Uma vez que a língua inglesa é de grande relevância para a internacionalização da universidade e para a participação em eventos acadêmicos, bem como em todos os contextos profissionais atualmente, este curso tem como objetivo levar os alunos ao aperfeiçoamento de sua competência linguística, comunicativa, discursiva e estratégicas em nível de usuário independente do inglês (B1/B2). Conteúdo Programático O aluno aprenderá neste curso: • Fazer comparações; • Falar sobre situações improváveis; • Expressar opiniões sobre situações passadas; • Solicitar informações de interesse pessoal; • Comentar sobre escolhas pessoais; • Falar sobre planos e preferências pessoais e profissionais; • Falar sobre qualificações e experiências; • Falar sobre obrigações e expectativas pessoais e profissionais; • Falar sobre objetivos, efeitos/ resultados, e condições; • Solicitar e dar permissões de forma polida; • Dar e receber sugestões; • Dar e pedir opiniões pessoais em uma discussão, concordando e discordando polidamente; • Exemplificar. Elucidar e esclarecer fatos e opiniões; • Apresentar argumentos e contra-argumentos para defender o ponto de vista; • Responder a perguntas embaraçosas de forma polida; • Usar conectivos no discurso oral e escrito; • Inferir informações implícitas e explícitas a partir do contexto; • Compreender argumentos principais de artigos jornalísticos e resenhas; • Compreender versões simplificadas de contos ou livros; • Elaborar um projeto a ser apresentado; • Elaborar uma apresentação sobre tema de interesse; • Escrever e-mails formais e informais. Metodologia O curso será oferecido em formato de aulas remotas, por meio das ferramentas Google Classroom para atividades e tarefas extras, bem como o uso do Google Meet para os encontros semanais às 2ªs e 4s feiras, das 12:00 às 13:30. Avaliação O aluno será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo: a. apresentações orais de trabalho; b. atividades de compreensão oral; c. atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa; d. leitura de livros ou contos; e. uma prova escrita. Critérios para aprovação Participação de, no mínimo, 75% das aulas remotas e média final mínima 7,0. Frequência mínima 75% das aulas remotas. Pré-Requisitos As aulas serão ministradas em inglês. Pré-Requisitos Linguísticos: 1) Ter sido aprovado no curso Inglês para a Prática Comunicativa 3 ou 4, Inglês para Graduandos – Nível 3, ou Inglês em Contexto Acadêmico; 2) Possuir certificados que comprovem o nível linguístico mínimo necessário para acompanhamento das aulas (B1); 3) Ter o nível de conhecimento linguístico intermediário inicial (nível B1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - CEFR) , isto é, ser capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.), ser capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo, bem como ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto. . Pré-Requisitos Técnicos: • Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo; • Computador com câmera e microfone; • E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet. Critérios para atribuição de vagas 1) Alunos aprovados no curso Inglês para Prática Comunicativa do Nível 4. 2) Alunos aprovados no curso Inglês para Prática Comunicativa do Nível 3 ou curso de Inglês para Graduandos Nível 3. 3) Alunos aprovados no curso de Inglês em Contexto Acadêmico. 4) Demais alunos da Graduação, Pós-Graduação e funcionários USP; 5) Comunidade Externa. Neste caso, o aluno deverá ter, no mínimo, o ensino médio completo. Bibliografia Apostila elaborada pela professora do curso a partir das conteúdo a ser trabalhado, levando-se em consideração as necessidades dos alunos e baseando-se na metodologia de ensino de línguas para fins específicos. Bibliografia Complementar MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use - Advanced with CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010. MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994. SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel. SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011. |
||||
Carga Horária: |
50 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Angela Cristina de Oliveira Corte |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |