Atividade

107415 - Preparatório para TOEFL iBT (internet-based test) – férias

Período da turma: 03/01/2023 a 31/01/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso
O curso prepara o aluno para o exame TOEFL iBT - Test of English as a Foreign Language, internet-based test, em suas quatro seções (reading, listening, writing, speaking). O exame é requisito em vários processos seletivos para bolsas de estudo internacionais.

Docente Responsável
Marília Mendes Ferreira

Ministrante(s)
Priscila Mayumi Hayama

Público-alvo
Público USP em geral (alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes).

Carga horária
36h

Modalidade
(x) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) Aula remotas síncronas

Período de oferecimento
1º semestre 2023: curso de férias de 03 a 31/01/23

Objetivos Gerais
Desenvolver as habilidades e os conhecimentos exigidos no exame TOEFL-Test of English as a Foreign Language (compreensão e produção oral, compreensão e produção escrita), no formato iBT (internet-based test).
Observação: Este curso não prepara para o exame TOEFL ITP

Objetivos Específicos
Familiarizar os alunos com as características do exame TOEFL iBT; desenvolver estratégias de gestão do tempo e habilidades acadêmicas e linguísticas relevantes ao exame; praticar os diversos tipos de questão das quatro seções do exame em simulados.

Justificativa
Considerando-se que o exame TOEFL iBT frequentemente faz parte dos requisitos para a candidatura a bolsas de estudo internacionais e considerando-se também as iniciativas de internacionalização da Universidade de São Paulo, o curso preparatório para o TOEFL pode facilitar o acesso de alunos, funcionários e docentes da universidade a vagas de estudo e pesquisa em instituições de ensino no exterior.

Conteúdo Programático
Características do TOEFL iBT: seções do exame, tipos de questões e gestão do tempo.
Habilidades acadêmicas: anotações, paráfrase, resumo e síntese.
Leitura: inferência de vocabulário, informações e propósitos; resumo e paráfrase; localização de informações explícitas e implícitas.
Compreensão Oral: identificação de tópico principal e de detalhes; identificação do posicionamento do falante; compreensão da organização das ideias e das relações entre elas em conversas longas e palestras; previsão de tópico com base no início de conversas longas e palestras; inferências a partir do contexto.
Produção oral: identificação de tópico e ideias principais; planejamento e organização da produção; aprimoramento da pronúncia; estratégias de uso do tempo.
Redação: identificação de tópico e ideias principais; planejamento do texto; organização e produção de parágrafos de introdução, suporte e conclusão; revisão do texto.

Metodologia
Aulas expositivas, exercícios para prática com base em exames anteriores de TOEFL iBT, provas simuladas, estudo individual.

Avaliação
Realização de exercícios e provas simuladas.

Critérios para aprovação
Frequência mínima de 75% e nota mínima 7,0.
Frequência mínima
75%

Oferecimento
3ª, 4ª e 5ª, de 03 a 31/01/23, 14:00-17:00

Número de vagas por turma
25

Pré-Requisitos
MATERIAL DIDÁTICO:
O curso requer a aquisição de um livro didático (SHARPE, Pamela J. TOEFL iBT. 17 ed, Nova Iorque, Barron’s, 2020), não incluso no valor da taxa do curso.

PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS:
Nível intermediário a avançado em inglês.
O curso será ministrado em língua inglesa. Os participantes deverão ter, aproximadamente, nível B2 (intermediário superior) de proficiência em língua inglesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas-CEFR, que corresponde às seguintes características:
Level B2 corresponds to independent users of the language, i.e. those who have the necessary fluency to communicate without effort with native speakers.
Can interact with a degree of fluency and spontaneity that makes regular interaction with native speakers quite possible without strain for either party.
Can produce clear, detailed text on a wide range of subjects and explain a viewpoint on a topical issue giving the advantages and disadvantages of various options.
(Fonte: https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b2)

Teste de Nível
Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa.
Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional, mas recomendada.
Data para videoconferência: a definir

Critérios para atribuição de vagas
Alunos da Graduação, Pós-Graduação e funcionários USP;

Bibliografia
MATTHIESEN, Steven J. Essential words for the TOEFL: test of English as a foreign language. 5th ed. Nova Iorque, Barron’s, 2011
PHILLIPS, Deborah. Preparation course for the TOEFL test. 2a ed., Pearson-Longman, Nova Iorque, 2007
ETS-TOEFL. Disponível em: www.ets.org/toefl
SHARPE, Pamela J. TOEFL iBT. 17 ed, Nova Iorque, Barron’s, 2019

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 15
 
Ministrantes: Priscila Mayumi Hayama


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP