Atividade

107401 - Inglês para pós-graduandos (curso remoto de férias)

Período da turma: 09/01/2023 a 03/02/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Inglês para pós-graduandos

Apresentação do curso: Conteúdo ministrado em inglês, voltado para o desenvolvimento de habilidades orais e escritas em contexto acadêmico, com foco em breves apresentações acadêmicas, estudo de estruturas presentes em discursos orais e escritos e estudo da organização de abstracts.

Público- alvo: Público USP (alunos de pós-graduação). Caso sobrem vagas, público externo.

Carga horária: 30 horas / semestre

Modalidade: Remoto

Objetivos Gerais: Desenvolver habilidades linguísticas necessárias para a produção e compreensão de discursos acadêmicos.

Objetivos Específicos:
* Estudar estruturas encontradas em textos acadêmicos, como tempos verbais, sintagmas nominais, uso da voz passiva, vocabulário acadêmico, conjunções.
* Estudar estruturas de textos acadêmicos publicados.
* Conscientizar elementos de pronúncia para desenvolvimento da própria oralidade e compreender a fala do apresentador de uma conferência.
* Praticar trechos orais de discursos.
* Estudar estrutura de conferências e formas de apresentação.
* Interpretar apresentações acadêmicas e não acadêmicas.
* Elaborar apresentação oral do próprio trabalho acadêmico.
* Estudar estruturas de abstracts.
* Elaborar o próprio abstract.

Justificativa: Entre as atividades acadêmicas solicitadas do aluno de pós-graduação, há as divulgações oral e escrita de seus trabalhos científicos em língua inglesa para a comunidade acadêmica dentro e fora do Brasil e a atualização de conhecimentos possibilitada por conferências internacionais. O programa proposto nesse curso apresenta conteúdo que facilita o desenvolvimento linguístico para atender a essas demandas.

Conteúdo Programático:
* Diferenças entre inglês acadêmico e não acadêmico.
* Estudo de termos e estruturas em textos acadêmicos (tempos verbais, conjunções, uso de verbos modais, sintagmas nominais).
* Desenvolvimento de pronúncia e prática oral.
* Compreensão de apresentações orais.
* Desenvolvimento de breves apresentações orais.
* Estudo e produção de abstract da própria área.

Metodologia: Tanto para o curso de férias (início em janeiro) como para o curso semestral, o ensino será remoto, com utilização das ferramentas Google Classroom (atividades acessadas no tempo escolhido pelo aluno) e Google Meet (comunicação simultânea entre professora e alunos).

Avaliação: O aluno será avaliado de por meio de trabalhos individuais feitos durante o horário da aula e extra classe.

Critérios para aprovação: 75% das atividades online síncronas e nota final mínima 7,0 nos trabalhos dados ao longo do curso.

Frequência mínima: Os alunos devem estar presentes em 75% das atividades online síncronas. As gravações das aulas não serão disponibilizadas aos alunos que não puderem participar das videoconferências.

Número de vagas por turma: 30 vagas por grupo

Pré-Requisitos linguísticos: Nível de inglês para ingresso: mínimo B1 "https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b1" ou ter estudado de quatro a seis semestres de inglês.

PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
* Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo.
* Computador com câmera e microfone em bom funcionamento.
* Público USP deve ter E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.
* Público externo à USP deve também possuir Gmail e receberá convite da professora para entrar na sala virtual.


Teste de Nível: Os alunos deverão apresentar o certificado de nível B1, ou certificado de conclusão de curso de inglês especificando esse nível exigido.

Bibliografia:

AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999.
SCHUSTER, Ethel et.al. Writing Scientific Papers in English Successfully. Your complete roadmap. Compacta, Gráfica e Editora: São Carlos, Brasil, 2014.
SWALES, John & FEAK, Christine. Academic Writing for Graduate Students. Essential Tasks and Skills. 3rd Edition. Michigan: The University of Michigan Press, 2012.
SWALES, John & FEAK, Christine. Abstracts and the Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan Press, 2012.
SWALES, John & FEAK, Christine. English in Today’s Research World: a Writing Guide. The University of Michigan Press, 2013.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 32
 
Ministrantes: Ana Sílvia Ciampone Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP