Atividade

107354 - Módulo Transporte

Período da turma: 27/10/2022 a 09/05/2024

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Descrição: TI e Comunicação
Conceitos básicos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Sistemas de Informação (SI): histórico, evolução, requisitos, principais tipos e aplicações. Exemplos em Logística. Impactos da adoção da TIC: considerações sobre alinhamento estratégico, avaliação da eficácia e fatores críticos de sucesso. A conquista de vantagens competitivas com SI e TIC. Identificação por radiofreqüência (RFID) de produtos e seu potencial na Logística: princípio de funcionamento, principais tecnologias e aplicações em logística. Estudo de casos. Rastreamento de veículos e cargas: fundamentos, tipos de rastreamento e monitoramento, principais componentes de um sistema. Tecnologias do mercado: RFID, sistemas de localização (GPS, celular, etc.). Tecnologias para a localização de veículos e cargas e infra-estrutura para suportá-la. Fundamentos da inteligência nos negócios: bancos de dados, gerenciamento da informação, suporte à tomada de decisão, datawarehouses, data mining. Conceitos sobre e-commerce e e-business: B2B e B2C e estratégia em e-business. Introdução à seleção, aquisição e implantação de softwares e SI. Conceitos de Enterprise Resource Planning (ERP): filosofia, razões para a sua adoção, infraestrutura para suportá-lo, principais Fatores Críticos de Sucesso para a sua implantação. Considerações sobre a implantação de ERP em empresas de diversos portes.
A TIC na cadeia e sistema de valor e sua utilização na integração entre ERPs de clientes e fornecedores: o exemplo da reposição contínua de estoque: Vendor Management Inventory (VMI) e Vendor Managed Owned Inventory (VMOI). Tendências e novas tecnologias com potencial de adoção em logística: preocupações com segurança em TIC, Computação Pervasiva/Ubíqua, Computação em Nuvem, Redes de Sensores sem Fio, etc.

Logística de Cargas
Oferecer ao aluno aprofundamento conceitual e instrumental nas questões que afetam a logística de cargas em ambientes urbanos.
Logística e distribuição urbana de carga: principais problemas e desafios. Logística em Megacidades. Distribuição Urbana de Cargas. Roteirização de Veículos.

Lean Seis Sigma
Conhecer e aplicar o método Seis Sigma para melhoria da qualidade e produtividade em processos produtivos.
Conceito de Lean Seis Sigma. Definição do projeto Seis Sigma. Medição das variáveis de causas potenciais. Análise estatística das variáveis potenciais para diagnóstico das causas-raiz. Implementação das melhorias. Controle das variáveis críticas para manter o processo nos padrões da melhoria alcançada. Design for Six Sigma.

Transporte e Multimodalidade
Fornecer conhecimentos sobre gestão, operação e custos de transportes.
Introdução aos Transportes: conceitos básicos, modais e tecnologia; Dimensionamento de frota, ciclo veicular, função de produção; Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte de Carga com Enfoque Logístico; Multimodalidade, Intermodalidade e Terminais de Carga; Custos e Fretes; Roteirização de Veículos.




Big Data
Discutir como Big Data afetam a operação da empresa e sua relação com clientes, fornecedores e concorrentes. Apresentar modelos e ferramentas de tratamento e análise de dados para este contexto.
1. Conceito de Big Data; 2. Coleta, tratamento e análise de dados na Web; 3. Data mining; 4. Machine learning.

Liderança
Esta disciplina visa apresentar e discutir as habilidades dos Gerente de Projetos, envolvendo comportamento e atitudes que são inatas à pessoa ou que se desenvolve por meio de práticas (experiências pessoal e profissional). Os principais modelos de liderança no contexto de Gestão de Projetos serão abordados tais como Liderança Situacional e OSCAR.

Project Valuation
Fornecer conhecimentos de funções financeiras para análise de viabilidade econômica de projetos.
Abordagens para o Valuation. Premissas para o Valuation. Análise de fluxo de caixa, TIR, VPL. Precificação.

Tópicos Especiais
Aborda temáticas relevantes do momento.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e
apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula
após o término da aula ao vivo.
Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.

Bibliografia do módulo

A REVOLUÇÃO SEIS SIGMA - de GEORGE ECKES - Ed. Campus - jul/2018.
Ballou, Ronald. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Editora Bookman - 2004. Jeremy F. Shapiro, Modeling the Supply Chain. 2ª edição. Pacific Grove Ca: Duxbury Press - 2006.
Carvalho, M. M.; Rabechini Jr, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 5ª edição, 2018.
COSTA, R.P. ; GONÇALVES, A.; NEVES, C.; CALÔBA, G.; NAKAGAWA, M.; MOTTA, R.R. Engenharia econômica e finanças. Rio de Janeiro, Campus/Elsevier. 2009.
CUNHA, C. B. Contribuição a Modelagem de Problemas em Logística e Transporte. Tese de Livre-Docência. EPUSP. 2006.
Damodaran, Aswath. Investment valuation: Tools and techniques for determining the value of any asset. Vol. 666. John Wiley & Sons, 2012.
DAVENPORT, Thomas H.; HARRIS, Jeanne G. Competição Analítica: vencendo através da nova ciência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
FOX, V. Marketing na Era do Google. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
GOOGLE; Treinamento e suporte do Google Analytics, 2016. Disponível em https://support.google.com/analytics/answer/4553001?hl=pt-BR. Acesso em 24 mai de 2018.
GUALDA, N.D.F. Terminais de Transportes: Contribuição ao Planejamento e ao Dimensionamento Operacional. Tese de Livre-Docência. EPUSP, 1995.
KAUSHIK, A. Ocamm’s Razor, 2016. Disponível em http://www.kaushik.net/avinash/. Acesso em 13 set 2017.
KAUSHIK, A. Web analytics: an hour a day. Indianapolis: Sybex, 2007.
Kroenke, D & Dolan, K. Business Computer Dystems. Ed. Mcgraw Hill, 1990.
Kroenke, D -Management Information Systems. Mitchell Publishing 1989.
LAUDON, J.P.; LAUDON, K.C. Sistemas de Informação Gerenciais- São Paulo, Pearson – Prenctice Hall, 7ª. ed., 2007.
LAURINDO, F.J.B. Tecnologia da Informação: planejamento e gestão de estratégias. São Paulo, Ed. Atlas, 2008.
LUVIZAN, S. S.; MEIRELLES, F. S.; DINIZ. E. H. Big Data: publication evolution and research opportunities. 11th International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI 2014). Disponível em http://www.contecsi.fea.usp.br/envio/11contecsi-files/papers/694/submission/director/694-2431-1-DR.pdf. Acesso em 13 set 2017.
MOHAMMED J.; ZAKI, W. M. J. Data mining and analysis: fundamental concepts and algorithms. New York: Cambridge University Press, 2014 (e-book).
NOVAES, AG.N. Sistemas de Transportes (3 volumes). Editora Edgard Blucher, 1986.
NOVAES, AGN. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Bookman, 2ª. Edição, 2004.
PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the project management body of knowledge (PMBoK Guide) 6th Edition. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square,2017.
Rebouças de O,. D. de P. -Sistemas de Informações Gerenciais.- Ed.Atlas 1992.
RODRIGUES, M.; CUGNASCA, C.E.; QUEIROZ FILHO, A.P. Rastreamento de Veículos. São Paulo, Ed.Oficina de Textos, 2009.
Rotondaro, R. G. Seis Sigma. Atlas. 2002.
STERNE, J. Métricas em Mídias Sociais: como medir e otimizar seus investimentos em marketing. São Paulo: Nobel, 2012.

Carga Horária:

93 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Carlos Eduardo Cugnasca
Daniel de Oliveira Mota
Denise Aparecida Botter
Erik Eduardo Rego
João Ferreira Netto
Leonardo Laranjeira Gomes
Paulino Graciano Francischini
Paulo Savaget
Ricardo Rodrigues Buonanni


 
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