Atividade

107352 - Módulo Negócio

Período da turma: 27/10/2022 a 09/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Marketing
Conceitos básicos em marketing. Visão geral da Administração de Marketing. O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing. Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing. Análise de mercado e o Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional. Mensuração e Previsão. Segmentação do Mercado e Posicionamento.

Business Strategy
Apresentar um quadro conceitual para facilitar a formulação, planejamento e implantação de estratégias corporativas, de negócios e funcionais
Conceitos de estrategia; estratégias e modelos de análise do ambiente competitivo. Estratégias Competitivas Genéricas, Competências, Visão Baseada em Recursos. Modelo de Negócios, Implementação de Estratégia, Estratégia e Indicadores de desempenho.

Sistemas de Apoio à Decisão
Capacitar os participantes a dominar os recursos que lhes permitam projetar, desenvolver e implementar Sistemas de Apoio à Decisão baseados em planilhas eletrônicas para aplicações em logística.
Funções e funcionalidades básicas no Microsoft Excel: referenciação, nomes, funções, gráficos, tabelas dinâmicas, análise estatística, simulação; VBA para Excel: ambiente, macros, objetos, variáveis, arrays, loops repetitivos e condicionais, procedimentos, funções, estruturação de rotinas e programas; Projeto de interfaces gráficas e amigáveis usando VBA para Excel; O uso da ferramenta Solver em Sistemas amigáveis de Apoio à Decisão.

Gestão de Custos
Apresentar aos alunos os sistemas de custeio e sua aplicação. Capacitá-los a projetar e implantar sistemas de custeio. Capacitá-los a analisar custos em função da estratégia organizacional.
1. Sistemas de Custeio: Custos diretos e indiretos, fixos e variáveis. ""Cost-drivers"". Custeio por Absorção; 2. Custeio Direto: margem de contribuição. Custeio ABC; 3. Projeto de Sistemas de Custeio: Produtos e Departamentos. Sistemas de produção e sistemas de custeio. O problema da inflação; 4. Análise de Custos. Custo-Volume-Lucro. Contribuição marginal; 5. Análise de variações; 6. Alavancagem operacional. TIR e lucratividade.

Empreendedorismo
Discutir, por meio de uma abordagem prática, as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. O curso concentra-se em negócios que, espera-se, não permaneçam pequenos durante toda sua existência, mas que se transformem em grandes empresas.
1. Espectro de atividades e habilidades empreendedoras; 2. Desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio; 3. Exigências, oportunidades e as etapas da criação de uma empresa; 4. Ferramentas gerenciais para estruturação e lançamento de uma nova empresa. 5. A busca de oportunidades geradas pela terceirização de processos em empresas.

Gestão por Processos
Fornecer conceitos e ferramentas de Gestão por Processos e Melhoria de Processos.
1. Conceitos básicos de Gestão por Processos; 2. Estrutura das organizações: gerenciamento tradicional versus gerenciamento por processos; 3. Cadeia de valor, macroprocessos, processos e atividades; 4. Padrões de Notação e Modelagem; 5. Redesenho e melhoria de Processos. 6. Monitoramento e Controle de Processos.

Ética e Responsabilidade Social
História da Ética. A evolução do conceito de progresso. A Engenharia e a Ética. A história da Engenharia mundial e brasileira. A evolução do Engenheiro para o administrador. A Ética Profissional e a Responsabilidade Social do Engenheiro.

Sustentabilidade e Economia Circular
Fornecer os conceitos básicos de Economia Circular e Sustentabilidade para implementação em projetos de gestão da empresa.
Economia circular como mudança sistêmica para resiliência em longo-prazo. Manutenção de produtos e materiais em ciclos de uso e regeneração de sistemas naturais. Conceito de sustentabilidade no negócio. Oportunidades geradas pela implantação de processos sustentáveis no longo prazo.

Qualidade Total
Proporcionar uma visão geral da Qualidade Total, enfatizando os principais conceitos da Qualidade, a relação entre Qualidade e Produtividade e os diferentes enfoques dados.
1. Histórico e Conceitos Básicos. Dimensões e Definições de Qualidade; 2. Qualidade do Produto, do Processo e da Organização. Clientes Internos e Externos; 3. Estratégia da Empresa e a Qualidade Total; 4. Gurus da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa, etc.); 5. Visões japonesa, americana, européia e brasileira da Qualidade. Prêmios da Qualidade.

Tópicos Especiais
Aborda temáticas relevantes do momento.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e
apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula
após o término da aula ao vivo.
Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.

Bibliografia do módulo

Abdalla, Fernando Antônio, and Antônio Carlos Freire Sampaio. ""Os novos princípios e conceitos inovadores da Economia Circular."" (2018).
ABPMP. Guia para o gerenciamento de processos de negócio – corpo comum de conhecimento (BPM CBOK). v 3.0 ed. 1, 2013.
Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006.
CARVALHO, M. M.; LAURINDO, F.J.B. Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. São Paulo: Editora Atlas, 2007.
CHURCHILL JR., Gilbert A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005.
COSTA, Reinaldo Pacheco; FERREIRA, Helisson Akira e SARAIVA JÚNIOR, Abraão Freires. Preços, orçamentos e custos industriais. Elsevier Editora. 2010.
CROSBY, P. B. Qualidade é investimento. José Olympio Editora, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
DA INOVAÇÃO, G. E. S. T. Ã. O. ""Economia Circular."" (2017).
DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração. Editora Marques Saraiva S. A., Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
DOERR, J. Avalie o que Importa: Como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs. Tradução de Bruno Menezes. 1. ed. São Paulo: Alta Books, 2019. 257 p.
Ferkiss, V.C. (1969). O Homem Tecnológico. RJ/Zahar.
Fleddemann, C.B./v.43, n.3, aug. 2000, pp.284-287/IEEE TE/Engineering Ethics Cases for Electrical and Computer Engineering Students.
GARVIN, D.A. Managing Quality: The strategic and competitive edge. The Free Press, New York, NY, E.U.A.
Hammer, M.; Champy, J. Reengenharia: Revolucionando a Empresa em Função dos Clientes e das Grandes Mudanças da Gerência. R. J., Campus, 1994.
HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G.; IKEDA. A. A.; CAMPOMAR, M. C. Princípios de marketing de serviços. São Paulo: Cengage, 2009.
IEEE (1978). The Engineer in Transition to Management. USA/IEEE Press.
ISHIKAWA, K. “TQC-Total Quality Control” Estratégi e Administração da Qualidade. IM&C Internacional, São Paulo, SP. Brasil.
JURAN, J. M. Juran na Liderança pela Qualidade: um guia para executivos. Livraria Pioneira Editora, São Paulo, SP. Brasil.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.
Laurindo, F. J. B. (Org.); Rotondaro, R. G. (Org.). Gestão Integrada de Processos e da Tecnologia da Informação. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006. v. 1. 218 p.
Leitão, Alexandra. ""Economia circular: uma nova filosofia de gestão para o séc. XXI."" Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting 1.2 (2015).
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas Editora. 2010.
MARTINS, Eliseu. Métodos de custeio comparados - custos e margens analisados sob diferentes perspectivas. São Paulo: Atlas Editora. 2015.
MAUBORGNE, R.; KIM, W. C. A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. Editora Campus, 258p., 2005.
Medeiros, J.T.N.; Barbalho, S.C.M., Souza, L.G.M./1997, pp. 1731-1742/COBENGE 97/Engenharia e Ética: Um duo ou ainda uma não parceria intrínseca.CE/COBENGE.
MONTGOMERY, C. A. O Estrategista. Editora: Sextante, 2012.
Morin, E. (2000). Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. SP/Cortez/Unesco.
Nisbet, R. (1980). História da Idéia do Progresso. BR/EdUNB.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Bussines Model Generation: Inovação em Modelo de Negócios. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta books, 2010.
Pereira, Felipe dos Santos, Marcos Ferran Moncunill, and Sharisse de Almeida Teixeira Monteiro. ""Projetos alinhados com os preceitos da economia circular."" (2017).
PORTER, M.E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus, 1996, 362p.
PRAHALAD, C. K.; KRISHNAN, M. S. A Nova Era da Inovação: A Inovação Focada no Relacionamento com o Cliente. Editora Campus, 256 pg., 2008.
Rotondaro, R.G. Gerenciamento por Processos. In: CARVALHO, M. M. D.; PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 209-235.
Seref, M.; Ahuja, R. K.; Wiston, W. (2007). Developing Spreasheet-Based Decision Support Systems. Dynamic Ideas.
Slack, N. Vantagem Competitiva em Manufatura: atingindo competitividade nas operações industriais. São Paulo: Atlas, 1993.
Srour, R.H. (2000). Ética Empresarial. SP/Campus.
USA/IEEE. Série Ética (2 vídeos)/TV Culltura.
Valis, A.L.M. (1986). O que é Ética? SP/Brasiliense.
Vargas, M. (1984). História da Técnica e da Tecnologia no Brasil. SP/FUNDUNESP.
Vesilind, P.A./Journal of Professional Issues Engineering Education and Practice/oct. 2001, pp. 184-188/Engineering As Applied Social Science. USA/ASCE.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Adherbal Caminada Netto
André Leme Fleury
Antonio Francisco Ferreira de Castilho Filho
Celso Mitsuo Hino
Clovis Armando Alvarenga Netto
Elizabeth Nicolau Saad Correa
Erik Eduardo Rego
José Roberto Kassai
Reinaldo Pacheco da Costa
Roberta de Castro Souza Piao
Ruy Sergio Cacese Shiozawa


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP