107322 - Economia Cultural |
Período da turma: | 04/02/2023 a 30/04/2023
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Descrição: | Essa disciplina tem como objetivo identifica os agentes do campo cultural e analisar as políticas culturais públicas e iniciativas privadas nos campos das artes visuais e performáticas, patrimônio histórico e museus – a produção cultural simbólica não reproduzível - pequena escala. Além disso, analisar as industrias culturais – a produção cultural simbólica reproduzível - grande
escala – Setor de publicações, cinema, rádio, televisão, indústria fonográfica. Outros tópicos serão tratados como: A Criatividade na setorização do Campo de Produção Cultural • O desenvolvimento tecnológico digital e o design como ampliação do escopo das Industrias Culturais para as Industrias Culturais e Criativas - incorporação dos setores de games, gastronomia, moda, propaganda, desenvolvimento de softwares no campo de produção cultural. A Economia da Cultura e a Economia Criativa na revolução digital • A relação entre criatividade, inovação e empreendedorismo como modelo de desenvolvimento econômico. • A importância econômica das Industrias Culturais e Criativas após a crise de 2008. • A resiliência do trabalho criativo à automação do trabalho no futuro. • Agentes produtivos pertencentes as camadas mais jovens da sociedade. Bibliografia: SHEIM, B., & HANSEN, H. K. (2009). Knowledge bases, talents, and contexts: On the usefulness of the creative class approach in Sweden. Economic Geography, 85(4), 425–442. doi:10.1111/j.1944- 8287.2009.01051.x BAUMOL W.& BOWEN W. Performing Arts: The Economic Dilemma - A Study of Problems Common to Theater, Opera, Music and Dance (Studies/Twentieth Century Fund MIT Press; New Impression edition (15 Sept. 1968) BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. Coleção Estudos, Tradução Sérgio Miceli, Editora Perspectiva: São Paulo, 2001. CAVES, R. E. (2000). Creative industries. Cambridge, MA: Harvard University Press. COOK, GEELS & BAKKER. Hyperlocal Revenues in the UK and Europe - Mapping the road to sustainability and resilience. Nesta: London, 2016 CUNNINGHAM, S. From Cultural to Creative Industries: Theory, Industry and Policy Implications. Media International Australia incorporating Culture and Policy 102(102) · January 2009 CREATIVE ECONOMY REPORT WIDENING LOCAL DEVELOPMENT PATHWAYS. Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), for South-South Cooperation hosted by the United Nations Development Programme (UNDP) |
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Carga Horária: |
40 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Karina Poli Lima da Cunha |
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