Atividade

107280 - Educação Patrimonial

Período da turma: 29/08/2022 a 03/10/2022

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Descrição: Ementa:

29/08/2022 _ AULA 1: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, PRIMEIRAS IDEIAS,
Apresentação da proposta do curso e de seu desenvolvimento
Apresentação do curso e do conteúdo programático:
conteúdo das aulas expositivas e das leituras para discussão;
Avaliação por seminários: critérios e prazos.

05/09/2022 _ AULA 2. CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A HISTÓRIA DA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL.
Categoria dos patrimônios (Material e Imaterial) e suas esferas de proteção (municipal, estadual e federal)

12/09/2022 _ AULA 3. MEMÓRIA PATRIMÔNIO E CIDADANIA
Educar para proteger: A educação patrimonial como metodologia de proteção ao patrimônio
arqueológico (1º e 2º seminários)

19/09/2022 _ AULA 4. IDENTIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO
Patrimônio para quê e para quem? (3º e 4º seminários)

26/09/2022 _ AULA 5. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM SALA DE AULA.
A educação patrimonial em projetos de arqueologia preventiva Apresentação de alguns projetos de Educação Patrimonial e discussão sobre a valorização cultural.

03/10/2022 _ AULA 6. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Esta busca fomentar os alunos a sua criatividade para envolver e a desenvolver o sentimento de pertença do Patrimônio Cultural.


BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (orgs). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2.ed. Rio Janeiro: Lamparinas, 2009.

ARANTES, Antônio Augusto. Produzindo o passado: estratégias de construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: 2010. (artigos 215 e 216).

_______. Ministério da Educação. Orientações gerais: rede nacional de formação continuada de professores de educação básica. Brasília: MEC, 2005.

_______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Ed. Centauro, 2004.Memória como gancho de sentimento de pertença.
Instrução Normativa 01/2015 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LE GOF, Jaques. História e memória; tradução Bernardo Leitão. 3ºed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1994.

LONDRES, Maria Cecília. O patrimônio em processo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/ Minc/ Iphan, 1997.
Portaria 007/88 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

SCHWANTZ, Angélica Kohls. Educação Patrimonial: A Pedagogia Política do Esquecimento. Trabalho de Conclusão da Especialização em Memória, Identidade e Cultura Material. Pelotas, 2004.

SOARES, André Luís Ramos; KLAMT, Sérgio Célio (Orgs.). Educação patrimonial: teoria e prática. Santa Maria: UFSM, 2007.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALMEIDA, José Américo de. Memórias: antes que me esqueça. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 2007.

CAIXA D'ÁGUA, Manoel José de Lima. Caminho perdido. João Pessoa: [s.n], 1977.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1997.

COLETÂNEA DE LEIS SOBRE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO. Edições do Patrimônio. Rio de Janeiro: Iphan/ Minc, 2006.

CORALINA, Cora. As cocadas. São Paulo: Global, 2007.

DEMO, Pedro. Educação e qualidade. Campinas: Papirus, 1996.

________. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

GRUNBERG, Evelina. Educação patrimonial: educação dos bens culturais como recursos educacionais. In: Museologia Social. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura, 2000.

________. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília: Iphan, 2007.

GUIA HISTÓRIAS DA NOSSA TERRA - ITUIUTABA-MG. Disponível em: www.museudapessoa.net/oquee/biblioteca/Guiamemorialocal.pdf. Acesso em: 08/04/2017.

KESSEL, Zilda. Construção da memória na escola: um estudo sobre as relações entre memória, história e informação na contemporaneidade. São Paulo: ECA/USP, 2002.

MEDEIROS, Coriolano de. O Tambiá de minha infância. João Pessoa: Sampaio/A União Editora, 1994.

SANTOS, Maria Célia T. Moura. Encontros museológicos: reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Brasília: Iphan, 2008

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 35
 
Ministrantes: Elaine de Alencastro Chaves


 
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