Atividade

107174 - O Desenho e a Imagem Contemporânea

Período da turma: 10/08/2022 a 05/10/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Curso de desenho, que, ao articular o estudo dos estatutos da imagem contemporânea, em seus estados voláteis, digitais e eletrônicos dispersos no ciberespaço, em redes e mídias sociais, se altera e traz novas e emergentes questões. Com viés pratico, via experimentação da linguagem e suas possibilidades no universo digital, referências e experiências em arte contemporânea, servirão como formação de repertório sobre abordagens atuais de desenho em um campo expandido de linguagem.

Programa:
1. Elementos da linguagem do desenho analógico:
- Linha (luminosidade, densidade, direções e continuidade);
- Possibilidades espaciais: significação do espaço com a utilização de diferentes materiais específicos do desenho;
- O desenho na história da arte;
- Desenho contemporâneo: diferentes formas de pensar o desenho;
2. Representação e significação da imagem digital e as redes e mídias sociais:
- Construção com recursos específicos do desenho, que se transpõem para a percepção da imagem na atualidade, a partir do acervo do MAC USP e sua disponibilidade digital;
- A imagem e suas especificidades de acordo com seu suporte: A imagem gráfica, a imagem pictórica, a imagem fotográfica, a imagem em movimento e a imagem digital.
3. Articulação do conhecimento:
- Inter-relação dos conteúdos práticos e teóricos de modo a levar a um posicionamento estético diante das questões do desenho e da imagem contemporânea.
4. Gênese da linguagem pessoal:
- Reflexão sobre a produção dos alunos, visando o encaminhamento de suas pesquisas
pessoais.

Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte e Crítica de arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1988.

______. A pedagogia formal da Bauhaus. In: ______. Walter Gropius e a Bauhaus. São Paulo: José Olympio, 2005.

BARROS, Manuel. Livro sobre Nada. Rio de Janeiro: Record, 2002.

BELTING, Hans. O Fim da História da Arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.

DERDYK, E. (Org.). Disegno, desenho, desígnio. São Paulo: SENAC, 2007.

DOMINGUES, D. (Org.). A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

FERRARA, Lucrecia Da’Lessio. A estratégia dos signos, linguagem/espaço/urbano. São Paulo: Perspectiva, 1986.

FERRO, Sergio. O Canteiro e o Desenho. Projeto Editores Associados Ltda. Instituto de Arquitetos do Brasil.

FONTELA, Orides. Teia. São Paulo: Geração Editoria, 1996.

GOMBRICH, E. A imagem e o olho. São Paulo: Ed. Alianza Forma.

______. Arte e Ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. 296p.

HUK, Yui. Tecnodiversidade. Sao Paulo: Ubu Editora, 2020.

KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus. Arte e Comunicação. Lisboa, 1987.

______. Ponto linha plano: contribuição para a analise dos elementos picturais. São Paulo: Martins Fontes, 1970.

______. Do espiritual na arte. Cabral, A. (Trad.). São Paulo: Martins Fontes, 1990.

JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. Trad. I. Blinkstein e José P. Paes. São Paulo: Cultrix, 1971.

MERLEAU-PONTY. O olho e o espírito. São Paulo: Editora abril,1980. (Coleção Os Pensadores, Textos escolhidos).

MOLINA, Juan J.G. El concepto de dibujo. In: ______ (Coord.). Las lecciones Del dibujo. Madrid: Ediciones Cátedra, 1995.

MOTTA, Flávio. Desenho e Emancipação. In: Desenho Industrial e Comunicação Visual, 1970. (Revista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP)

MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 1979. 374 p.

______. Das coisas nascem coisas, Lisboa: Edições 70, 1981.

PHILADELFIA MUSEUM OF ART, NY. Thinking is Form: The Drawing of Joseph Beuys.

PAZ, O. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza. São Paulo: Perspectiva,1977.

TEMKIN, Ann. Thinking is Form: The Drawing of Joseph Beuys. London: Thames & Hudson, 1993.

VASARI, Giorgio. As vidas dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos: o primado pelo desenho. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura: textos essenciais. V. 9. São Paulo: Editora 34, 2006. p. 19-22.

VENTURI, Lionello. História da Crítica de Arte. Lisboa: Edições 70, 1884.

WÖLFFLIN, HEINRICH. Conceitos Fundamentais da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Evandro Carlos Nicolau


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP