107174 - O Desenho e a Imagem Contemporânea |
Período da turma: | 10/08/2022 a 05/10/2022
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Descrição: | Ementa:
Curso de desenho, que, ao articular o estudo dos estatutos da imagem contemporânea, em seus estados voláteis, digitais e eletrônicos dispersos no ciberespaço, em redes e mídias sociais, se altera e traz novas e emergentes questões. Com viés pratico, via experimentação da linguagem e suas possibilidades no universo digital, referências e experiências em arte contemporânea, servirão como formação de repertório sobre abordagens atuais de desenho em um campo expandido de linguagem. Programa: 1. Elementos da linguagem do desenho analógico: - Linha (luminosidade, densidade, direções e continuidade); - Possibilidades espaciais: significação do espaço com a utilização de diferentes materiais específicos do desenho; - O desenho na história da arte; - Desenho contemporâneo: diferentes formas de pensar o desenho; 2. Representação e significação da imagem digital e as redes e mídias sociais: - Construção com recursos específicos do desenho, que se transpõem para a percepção da imagem na atualidade, a partir do acervo do MAC USP e sua disponibilidade digital; - A imagem e suas especificidades de acordo com seu suporte: A imagem gráfica, a imagem pictórica, a imagem fotográfica, a imagem em movimento e a imagem digital. 3. Articulação do conhecimento: - Inter-relação dos conteúdos práticos e teóricos de modo a levar a um posicionamento estético diante das questões do desenho e da imagem contemporânea. 4. Gênese da linguagem pessoal: - Reflexão sobre a produção dos alunos, visando o encaminhamento de suas pesquisas pessoais. Referências ARGAN, Giulio Carlo. Arte e Crítica de arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1988. ______. A pedagogia formal da Bauhaus. In: ______. Walter Gropius e a Bauhaus. São Paulo: José Olympio, 2005. BARROS, Manuel. Livro sobre Nada. Rio de Janeiro: Record, 2002. BELTING, Hans. O Fim da História da Arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2006. DERDYK, E. (Org.). Disegno, desenho, desígnio. São Paulo: SENAC, 2007. DOMINGUES, D. (Org.). A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997. FERRARA, Lucrecia Da’Lessio. A estratégia dos signos, linguagem/espaço/urbano. São Paulo: Perspectiva, 1986. FERRO, Sergio. O Canteiro e o Desenho. Projeto Editores Associados Ltda. Instituto de Arquitetos do Brasil. FONTELA, Orides. Teia. São Paulo: Geração Editoria, 1996. GOMBRICH, E. A imagem e o olho. São Paulo: Ed. Alianza Forma. ______. Arte e Ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1987. HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. 296p. HUK, Yui. Tecnodiversidade. Sao Paulo: Ubu Editora, 2020. KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus. Arte e Comunicação. Lisboa, 1987. ______. Ponto linha plano: contribuição para a analise dos elementos picturais. São Paulo: Martins Fontes, 1970. ______. Do espiritual na arte. Cabral, A. (Trad.). São Paulo: Martins Fontes, 1990. JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. Trad. I. Blinkstein e José P. Paes. São Paulo: Cultrix, 1971. MERLEAU-PONTY. O olho e o espírito. São Paulo: Editora abril,1980. (Coleção Os Pensadores, Textos escolhidos). MOLINA, Juan J.G. El concepto de dibujo. In: ______ (Coord.). Las lecciones Del dibujo. Madrid: Ediciones Cátedra, 1995. MOTTA, Flávio. Desenho e Emancipação. In: Desenho Industrial e Comunicação Visual, 1970. (Revista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 1979. 374 p. ______. Das coisas nascem coisas, Lisboa: Edições 70, 1981. PHILADELFIA MUSEUM OF ART, NY. Thinking is Form: The Drawing of Joseph Beuys. PAZ, O. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza. São Paulo: Perspectiva,1977. TEMKIN, Ann. Thinking is Form: The Drawing of Joseph Beuys. London: Thames & Hudson, 1993. VASARI, Giorgio. As vidas dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos: o primado pelo desenho. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura: textos essenciais. V. 9. São Paulo: Editora 34, 2006. p. 19-22. VENTURI, Lionello. História da Crítica de Arte. Lisboa: Edições 70, 1884. WÖLFFLIN, HEINRICH. Conceitos Fundamentais da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1991. |
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Carga Horária: |
24 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Evandro Carlos Nicolau |
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