107098 - Temas em Psicologia: contribuições para computação aplicada à Educação |
Período da turma: | 11/10/2023 a 05/12/2023
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Descrição: | Objetivos:
O curso objetiva viabilizar ao participante o contato com construtos relevantes da área de Fundamentos psicológicos da Educação, que permitam compreender processos cognitivos, comportamentais e socioemocionais envolvidos com o uso da tecnologia para apoiar a aprendizagem. De modo específico: - Apresentar e discutir criticamente as aproximações entre a Psicologia e a Educação; - Apresentar os fundamentos da psicologia da educação, com destaque para Teoria Social Cognitiva proposta por Albert Bandura, suas contribuições para o entendimento dos processos de ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias, digitais da informação e comunicação (TDICs). - Relacionar os construtos da Autorregulação, Autoeficácia, Motivação e Competências socioemocionais com o uso de estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TDCIs. Ementa: 1. Relações entre Psicologia e Educação: contribuições e limitações da aplicação do conhecimento psicológico à Educação. 2. Abordagens clássicas em Psicologia e suas concepções de homem, mundo e educação: psicanálise, behaviorismo e humanismo. 3. Teorias cognitivas da aprendizagem: a teoria social cognitiva. 4. Autorregulação e estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TDCI. 5. Autoeficácia e estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TDCIs. 6. Motivação e estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TDCIs. 7. Competências socioemocionais e estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TDCIs. Referências: Antunes, M.A.M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, p. 469-475, Dec. (2008). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v12n2/v12n2a20.pdf Henklain; M. H. O.; Carmo, J. S. Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo. Cadernos de Pesquisa. v. 43, n. 149, 704-723, (2013). Disponível em:http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/2672/2618 Kanaan, R.; Moraes, R.de; Isida, M. Contribuições da filosofia humanista na gestão de projetos de Tecnologia da Informação. Bol. - Acad. Paul. Psicol., São Paulo , v. 34, n. 86, p. 24-39, (2014) . Disponível em: Gurski, R. Umpierre, A. Educação e Psicanálise. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 685-691, abr./jun. (2013). Disponível em: Azzi, R. G.; Polydoro, S. A. J. Contribuições da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura ao contexto educativo. Em: R. A. AZZI e M. H. T. A. GIANFALDONI (Orgs.) Psicologia e Educação (p. 177-198). São Paulo: Casa do Psicólogo, (2011). Ganda, D. R., e Boruchovitch, E. A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Psicologia da Educação, 46, 71-80. (2018). http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n46/n46a08.pdf Zambon, M.P.; Souza, D. das G. de; Rose, T. M. S. de. Autoeficácia e experiência de professores no uso de tecnologias de informática. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 20, Número 2, (2012). DOI: 10.5753/RBIE.2012.20.02.44 Barrera, S. D. Teorias cognitivas da Motivação e sua relação com o desempenho escolar. Revista Poiésis Pedagógica, v. 8, n.2, p.159-175. (2010). Azevedo, V. de A. Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para a sua análise pedagógica. Renote: Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, Porto Alegre, v. 10, nº 3, (2012). Gee, J. P. Bons videogames e boa aprendizagem. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 27, nº 1, p. 167-178, jan./ jun. 2009. Disponível em http://www.perspectiva.ufsc.br. Acesso em 19 abr. 2015. Abed, A.L.Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: (2014). Gondim, S.M.G.; Morais, F.A.de; Brantes, C. dos A.A. Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab., Florianópolis , v. 14, n. 4, p. 394-406, dez. (2014) . Disponível em |
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Carga Horária: |
42 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Fabiana Maris Versuti |
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