Atividade

107097 - Robótica com Sucata

Período da turma: 24/01/2024 a 19/03/2024

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Descrição: Objetivos:
Esta disciplina tem como objetivo oferecer conhecimentos de robótica com sucata e sua aplicação e benefícios na sala de aula. Por meio de uma série de discussões, palestras e atividades mão na massa em que serão apresentadas novas abordagens de ensino, como as metodologias ativas, ensino híbrido e algumas abordagens, como STEAM, além de desenvolvimento de atividades práticas que servirão tanto para o ensino formal (fundamental, médio e superior), quanto informal e em treinamento de profissionais.
Além disso, abordaremos questões latentes sobre a Educação 5.0, com exemplos de ações bem sucedidas de robótica sustentável em ambientes de ensino, formação e treinamento profissional, e empreendedorismo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e socioemocionais híbridas (criatividade e o pensamento crítico) que serão discutidos com os estudantes, auxiliando na identificação de oportunidades para revolucionar a educação por meio da inovação tecnológica e maneiras disruptivas de ensinar e aprender.

Ementa:
Cenário educacional brasileiro e nível de adoção de tecnologia na educação;
Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM;
Educação 5.0 - Cultura Maker;
Educação Disruptiva – Robótica com Sucata


Referências:
ALMEIDA, A.; SILVA, A.; SANTOS, C. A. M.; SOUZA, E. E. Espaço maker nos anos finais do ensino fundamental: possibilidades e desafios vivenciados por estudantes de graduação do curso de engenharia In: CBIE - Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018. Disponível em:< ttp://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.305 >

ALMEIDA, Ana Maria Galvão de Barros; ALMEIDA JUNIOR, Fernando Frederico de. Jacques Delors e os Pilares da Educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 03, Vol. 02, pp. 12-25, Março de 2018. ISSN: 2448-0959
BACICH, L; HOLANDA.L STEAM em Sala de aula. Aprendizagem Baseada em Projetos Integrando Conhecimentos na Educação Básica. Editora Penso, 2020.

BACICH, L. J. MORAN - metodologias ativas para uma educação inovadora, Editora Penso, 2018.

BACICH. L; TANZi. N. A; TREVIZANI. M. F. - Ensino Híbrido, Editora Penso, 2015.

BLIKSTEIN, P. Digital fabrication and ‘making’ in education: The democratization of invention. In: WALTER-HERRMANN J.; BUCHING C. (Eds). FabLabs: Of machines, makers and inventors. Bielefeld: Transcript, 2013, p.1-22.

BLIKSTEIN, P. Educação mão na massa. São Paulo, USP - Universidade de São Paulo, setembro de 2013. Entrevista para o site porvir durante a Conferência FabLearn Brasil. Disponível em:. Acesso em: 07 fev. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 07 fev. 2022.

GAROFALO, D. Robótica com Sucata. Editora Moderna, 2021.

GAROFALO, D. D. D.. Robótica com Sucata - Uma educação criativa para todos. https://doi.org/10.21713/rbpg.v15i34.1611, v. 15, p. 1-21, 2019. Acesso em: 06 fev. 2022.

GOYA, J. Y. L. In: A importância dos espaços colaborativos universitários para a formação do designer. Repositório Institucional UNESP, 2019. Disponível em:< https://repositorio.unesp.br/handle/11449/181497 > Acesso em: 06 fev. 2022.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (Ed). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2010.

SCRATCH. (s.d.). Scratch para Educadores. Fonte: https://scratch.mit.edu/educators. Acesso em: 07 fev. 2022.

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Débora Denise Dias Garofalo


 
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