Atividade

107091 - Criatividade, Metacognição e Comunicação: Estimulando Habilidades na Área Educacional

Período da turma: 03/04/2024 a 28/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:

As novas tecnologias de informação e comunicação têm alterado de forma significativa o cenário educacional. Esse contexto demanda o aprimoramento das habilidades de quem vai atuar em ambientes de ensino-aprendizagem. Professores que conseguirem empregar habilidades criativas, metacognitivas e de comunicação serão capazes de criar conteúdos multimídia em diversas plataformas, contribuindo de maneira efetiva para o estabelecimento de novas formas de pensar, ensinar e aprender. Por isso, o objetivo da disciplina é fornecer conceitos básicos da área da Psicologia e da Comunicação, estimulando, por meio de atividades práticas, as habilidades criativas, metacognitivas e de comunicação dos pós-graduandos. O foco principal será no aumento do repertório de comunicação verbal (oral e escrita) dos estudantes, buscando ampliar características criativas tais como a fluência, a flexibilidade, a elaboração, a originalidade, a expressão de emoção, a fantasia, a perspectiva incomum e o uso de analogias e metáforas. simultaneamente, será ampliado o conhecimento que os participantes têm sobre criatividade, metacognição e comunicação (conhecimento metacognitivo) e incentivada a prática do monitoramento e da avaliação metacognitiva durante a realização de exercícios no ambiente EAD.



Ementa:

1. Conceitos de comunicação: (a) Texto, linguagem e comunicação; b) Construindo relações com o público-alvo; c) O método Escrita Total.

2. Conceitos de Psicologia Cognitiva I: a) Definição de criatividade; b) Características criativas; c) O método Design Thinking; d) O mapa mental.

3. Conceitos de Psicologia Cognitiva II: a) O que é metacognição; b) O conhecimento, o monitoramento e a avaliação metacognitiva em processos de ensino-aprendizagem; c) Estratégicas e técnicas para estimular habilidades metacognitivas no contexto educacional; d) Os relatos do tipo “diários de bordo”.

4. Casos: impactos da comunicação, da criatividade e da metacognição em ambientes de ensino-aprendizagem

5. Desenvolvimento prático: construindo conteúdos de comunicação de forma criativa, estimulando habilidades metacognitivas

6. Desenvolvimento prático: exercendo a técnica do feedback individual e coletivo.

7. Desafios, tendências e perspectivas: a comunicação, a criatividade e a metacognição aplicadas à área educacional.



Bibliografia

BUZAN, T. Dominando a técnica dos mapas mentais. São Paulo: Cultrix, 2019.

DEFFENDI, L. T.; SCHELINI, P. W. O Monitoramento Metacognitivo em Tarefas que Envolvem a Criatividade Verbal. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. 3, e323221, 2016.

DORON, E. Fostering creativity in school aged children through perspective taking and visual media based short term intervention program. Thinking Skills and Creativity, 23, pp. 150-160, 2017.

FADEL, S. J.; WESCHSLER, S. M. Criatividade na universidade: potencialidade e possibilidade de transformação. Em S. M. Wechsler & T. C. Nakano (Orgs.). Criatividade no ensino superior: uma perspectiva internacional, pp. 202-235. São Paulo: Vetor, 2011.

KELLEY, D.; KELLEY, T. Confiança criativa. Libere sua criatividade e implemente suas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

LIMA, E. P. Escrita Total. São Paulo: sistema editorial Clube de Autores, 2009.

NAKANO, T. C.; WECHSLER, C. M. O percurso da criatividade do ensino médio ao superior. Boletim de Psicologia, 56 (125), pp. 205-219, 2006.

NEWMAN, R. Let's talk talk: Utilising metatalk for the development of productive collaborative dialogues. Thinking Skills and Creativity, 26, pp 1-12, 2017.

STERNBERG, R.J.; LUBART, T. I. The concept of creativity: prospects and paradigms. Em: Sternberg, R. J.(Org.) Handbook of creativity, New York: Cambridge University Press, pp.3-15, 1999.

SOARES, I. de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

VOGT, C. A Espiral da cultura científica. ComCiência, n. 45, jul. 2003.

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Denise Casatti
Seiji Isotani


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP