Atividade

107089 - Aprendizagem Ativa e Personalizada em Ambientes Virtuais

Período da turma: 03/04/2024 a 28/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:
Esta disciplina mostra como construir Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que implementam as mais modernas e atuais metodologias educacionais, para personalizar o Ensino e acompanhar o sucesso dos estudantes.
Serão abordadas, de forma prática, ferramentas para promover maior interatividade e engajamento dos estudantes, bem como técnicas de análise, em tempo real, da participação e desempenho dos estudantes. Os dados gerados nesses ambientes podem ser usados no aprimoramento e direcionamento das disciplinas, ainda durante sua execução, ou em mecanismos de alerta e estratégias de e apoio a estudantes em risco, para aumentar as suas chances de sucesso.
Os princípios apresentados nesta disciplina são de aplicação geral e podem ser facilmente adaptados e estendidos aos diferentes níveis de Ensino e áreas do conhecimento, tanto nas modalidades presencial (híbrido), semipresencial, e a distância.


Ementa:
1. Aprendizagem personalizada e Aprendizagem Ativa
2. Análise analítica do aprendizado (Learning Analytics)
3. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
4. Construindo AVAs na prática com o Moodle
5. Colocando tudo junto: estudos de casos, exemplos e aplicações


Referências:
Munhoz, A.S. Aprendizagem Ativa via Tecnologia (2019).
Bacich, L., Tanzi Neto, A., Trevisani, F. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação (2015).
Staker, H., Horn, M. Blended: Usando a Inovação Disruptiva para Aprimorar a Educação (2015).
Bender, W. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação diferenciada para o Século XXI (2014).
Bergmann, J., Sams, A. Sala de Aula Invertida (2015).
Grant, P., Basye, D. Personalized learning: A guide for engaging students with technology (2014).
Basye, D. Personalized vs. differentiated vs. individualized learning (2014).
Tori, R., Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem (2017).
Filatro, A. Design Instrucional na Prática (2008); Filatro, A. Como preparar conteúdos para EAD: Guia rápido para professores e especialistas (2018); Kenski, V. Design Instrucional para cursos on-line (2015).
Larusson, J., White, B. Learning Analytics: From Research to Practice (2014)
Ifenthaler, D., Mah, D.-K., Yau, J. Utilizing Learning Analytics to Support Study Success (2019)
Dias, S., Diniz, J., Hadjileontiadis, L. Towards an Intelligent Learning Management System Under Blended Learning (2014)
Nash, S., Rice, W. Moodle 3 e-Learning course development: Create highly engaging and interactive
e-learning courses (2018)
Dougiamas, M. and Taylor, P.C. (2003) Moodle: Using Learning Communities to Create an Open Source Course Management System, proceedings of the EDMEDIA 2003 Conference.
2020 EDUCAUSE Horizon Report - Teaching and Learning Edition

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Sérgio Ricardo Muniz


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP