107089 - Aprendizagem Ativa e Personalizada em Ambientes Virtuais |
Período da turma: | 03/04/2024 a 28/05/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos:
Esta disciplina mostra como construir Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que implementam as mais modernas e atuais metodologias educacionais, para personalizar o Ensino e acompanhar o sucesso dos estudantes. Serão abordadas, de forma prática, ferramentas para promover maior interatividade e engajamento dos estudantes, bem como técnicas de análise, em tempo real, da participação e desempenho dos estudantes. Os dados gerados nesses ambientes podem ser usados no aprimoramento e direcionamento das disciplinas, ainda durante sua execução, ou em mecanismos de alerta e estratégias de e apoio a estudantes em risco, para aumentar as suas chances de sucesso. Os princípios apresentados nesta disciplina são de aplicação geral e podem ser facilmente adaptados e estendidos aos diferentes níveis de Ensino e áreas do conhecimento, tanto nas modalidades presencial (híbrido), semipresencial, e a distância. Ementa: 1. Aprendizagem personalizada e Aprendizagem Ativa 2. Análise analítica do aprendizado (Learning Analytics) 3. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) 4. Construindo AVAs na prática com o Moodle 5. Colocando tudo junto: estudos de casos, exemplos e aplicações Referências: Munhoz, A.S. Aprendizagem Ativa via Tecnologia (2019). Bacich, L., Tanzi Neto, A., Trevisani, F. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação (2015). Staker, H., Horn, M. Blended: Usando a Inovação Disruptiva para Aprimorar a Educação (2015). Bender, W. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação diferenciada para o Século XXI (2014). Bergmann, J., Sams, A. Sala de Aula Invertida (2015). Grant, P., Basye, D. Personalized learning: A guide for engaging students with technology (2014). Basye, D. Personalized vs. differentiated vs. individualized learning (2014). Tori, R., Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem (2017). Filatro, A. Design Instrucional na Prática (2008); Filatro, A. Como preparar conteúdos para EAD: Guia rápido para professores e especialistas (2018); Kenski, V. Design Instrucional para cursos on-line (2015). Larusson, J., White, B. Learning Analytics: From Research to Practice (2014) Ifenthaler, D., Mah, D.-K., Yau, J. Utilizing Learning Analytics to Support Study Success (2019) Dias, S., Diniz, J., Hadjileontiadis, L. Towards an Intelligent Learning Management System Under Blended Learning (2014) Nash, S., Rice, W. Moodle 3 e-Learning course development: Create highly engaging and interactive e-learning courses (2018) Dougiamas, M. and Taylor, P.C. (2003) Moodle: Using Learning Communities to Create an Open Source Course Management System, proceedings of the EDMEDIA 2003 Conference. 2020 EDUCAUSE Horizon Report - Teaching and Learning Edition |
||||
Carga Horária: |
42 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Sérgio Ricardo Muniz |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |