Atividade

107080 - MÓDULO - TECNOLOGIAS EMERGENTES, DATA SCIENCE E ANALYTICS

Período da turma: 20/05/2024 a 28/10/2024

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Descrição: Tecnologia da Informação (TI)
Ementa: Como obter ganhos a partir da adoção das novas tecnologias digitais?; O papel da Tecnologia da Informação (TI) na transformação digital; Reengenharia de processos de negócios; O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios; O relacionamento do líder digital x CIO; Shadow IT; Alinhamento estratégico de TI; Governança de TI e Planejamento Estratégico;. Estruturação da área de T.I

Data Science e Big Data
Ementa: O que é Big Data; Por que Big Data é importante; Os dados que integram o Big Data; Relação entre a ciência de dados e Big Data; Ferramentas Big Data; Big Data Analytics; Principais tecnologias associadas a Big Data, suas funções e diferenças em relação às empregadas em BI; Casos com o uso do Big Data.

Inteligência Artificial
Ementa: Breve histórico. Relação entre I.A., Analytics e Big Data. Princípios de IA e sua aplicação no mundo real. Onde pode-se aplicar I.A. Breve introdução à projetos de I.A. Principais tipos de softwares para uso em IA. O papel do gestor de negócios num projeto de I.A. Casos de uso e atividades práticas para discussão em sala.

Analytics e Machine Learning
Ementa: - Introdução a Técnicas de Analytics e Machine Learning; Reconhecimento de Padrões; Algoritmos Supervisionados de Machine Learning; Construção de Modelos Preditivos; Elaboração de Casos Reais e Práticos.

Blockchain, Criptomoedas e NFT
Ementa: Conceituando Blockchain; Definindo organizações baseadas na lógica do Blockchain; Contratos inteligentes; Modelos de negócios e oportunidades de inovação no mercado P2P; Aplicações de blockchain nos diversos segmentos de mercado; O que são criptomoedas e como funcionam; Evolução das diferentes criptomoedas na economia mundial; Finanças descentralizadas (DeFi); O que são NFTs e suas aplicações.

Fintechs – Inovação e Disrupção no Mercado Financeiro
Ementa: O que são Fintechs; Como a tecnologia está sendo usada na oferta de novos produtos e serviços nos mercados financeiros; Classificação e modelos de Fintechs; Principais áreas de inovação no setor financeiro do Brasil e mundo; Desafios do mercado (evolução tecnológica, regulamentação financeira e governo) e estudos de caso.

Marketing Digital
Ementa: Mudanças do marketing tradicional para o digital: O que trazer e o que não trazer do marketing tradicional; Bases e conceitos do marketing digital; Funil de Conversão; Inbound Marketing: Gestão de Mídia Própria; Análise e atuação nas principais mídias sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Pinterest, Twitter, dentre outros (p.ex. TikTok); Monitoramento de rede sociais; Branded Content; Cases e exemplos de aplicação dos conceitos da disciplina.

SEO & SEM
Ementa: Marketing de busca e marketing de conteúdo; Como otimizar motores de busca: Google, SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing) e SMO (Social Media Optimization); Mídia Programática; Tipos de campanha (search, display, remarketing, shopping, Youtube); Modelos de segmentação e relatórios, Casos e exemplos práticos.

Google Analytics, KPI’s e Métricas
Ementa: Digital Analytics e Google Analytics; Uso de Analytics para modelagem de dados, identificação/resolução de problemas e aplicações na gestão; O uso da modelagem preditiva no processo decisório; Como implementar uma ferramenta de Analytics; Pontos cruciais para coletar insights relevantes; Analytics das principais redes sociais; Casos e exemplos práticos.

Mobile Marketing
Ementa: O que é Mobile Marketing?; Importância e evolução do Mobile Marketing; Mobile First, Google Voice e Visual Search; Estratégias de Mobile Marketing; Mobile SEO: otimizando sites para dispositivos móveis; SMS & WhatsApp Marketing; Push Notification; QR Code Marketing & Payment; Casos de sucesso e insucesso do Mobile Marketing no Brasil e no mundo.

Investimentos e Valuation de Empresas
Ementa: Valuation de projetos empresariais; Técnicas de avaliação de empresas; Avaliação de empresas pelo método do fluxo de caixa descontado; Seleção de premissas para a avaliação de empresas; Apuração do custo de capital próprio (CAPM), de terceiros e o custo médio ponderado de capital (WACC); A relação entre a estrutura de capital e o custo de capital; Avaliação de empresas pelo método dos múltiplos; Modelos de avaliação de startups; M&A: investimento em empresas e startups; Exemplos de avaliação de empresas.

Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.

Bibliografia do módulo
ALCANTARA, L. K. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017.
ALBACH, J. Designing web navigation. O’Reilly Media, 2007.
AMARAL, F.C.N. Data Mining: Técnicas e Aplicações para o Marketing Direto. São Paulo: Editora Berkeley, 2001.
ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2003.
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. 12ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BARABÁSI, A. Linked: how everything is connected to everything else and what it means for business, science, and everyday life. New York: Plume, 2003
BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.
BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011.
BESANKO, D; BRAEUTIGAM, R. Microeconomics. 5ª ed. Wiley, 2014.
BORINELLI, M. L.; PIMENTEL, R. C. Curso de Contabilidade para Gestores Analistas e outros profissionais. São Paulo: Atlas. 2004.
BRIGGS, A. Uma História Social da Mídia: De Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2004.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. A contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas. 2006.
CAMM, J. D. et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
CHEN, H., CHIANG, R. H. L.; STOREY, V. C. Business Intelligence and Analytics: from Big Data to Big Impact. Journal MIS Quarterly, vol. 36, no. 4. p. 1165-1188, 2012.
CHEN, Y. et al. Big data analytics and big data science: a survey. Journal of Management Analytics, v. 3, n. 1, p. 1-42. fev. 2016.
CHISHTI, S. The FINTECH Book: The Financial Technology Handbook for Investors, Entrepreneurs and Visionaries. New York, USA: Wiley, 2016.
CIALDINI, R. As Armas da Persuasão. Sextante, 2012.
COSTA, L. G. T. A.; COSTA, L. R. T. A.; ALVIM, M. A. Valuation. 2ª ed. Atlas, 2011.
DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos. Rio: Qualitymark, 1997.
DAVENPORT, T. H.; HARRIS, J. G.; MORISON, R. Analytics at work: smarter decisions, better results. Boston, MA: Harward Business Press, 2010.
DE FARO, C. Fundamentos de Matemática Financeira. Saraiva, 2006.
ENGE, E. Arte de SEO – Dominando a Otimização dos Mecanismos. Novatec, 2012.
FAWCETT, T.; PROVOST, F. Data Science para negócios. 1ª ed. Alta Books: 2016.
FERNADEZ, G. Data Mining Using SAS Applications. New York: Chapman & Hall/CRC, 2003.
FLATSCHART, Fábio. HTML5 – Embarque Imediato. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2011.
FLEMING, S. Blockchain technology and microservices architecture. USA: eBook Kindle, 2018.
GABRIEL, M. Você, Eu e os Robôs. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
GABRIEL, M. SEM & SEO: Dominando o marketing de busca. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
GOERTZEL, B. e PENNACHIN, C. Artificial general intelligence. USA: Springer, 2010.
GRACIOSO, F. Marketing Estratégico. Editora Atlas, 2007.
GRANER, E.A. Como Aprender Estatística. Edições Melhoramentos, 1952.
GRAY, D. A Empresa Conectada. Novatec, 2019.
GUBBI, J.; BUYYA, R.; MARUSIC, S.; PALANISWAMI, M. Internet of Things (IoT): A vision, architectural elements, and future directions, Future Generation Computer Systems, vol. 29, i. 7, p. 1645-1660, September 2013.
HAN, J., KAMBER, M. Data Mining: Concepts and Techniques. New York: Morgan Kaufmann Publisher, 2001.
HOFFMANN, R. Estatística para Economistas. 4ª. Edição. Thomson Pioneira, 1980.
HOFFMANN, R.; VIEIRA, S. Análise de Regressão. São Paulo: Atual, 2a. ed., 1977.
HOJI, M; DA LUZ, A. E. Gestão Financeira e Econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
HUA, H. Mobile marketing management: case studies from successful practices. USA: Productivity Press, 2019.
IEMMA, A.F. Estatística Descritiva. Piracicaba: Fi Sigma Rô Publicações, 1992.
ISMAIL, S.; MALONE, M. S.; Yuri, V. G. Organizações Exponenciais. São Paulo: Alta Books, 2015.
JENKIS, H. Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2008.
JERKOVIC, J.I. Guerreiro SEO. Novatec, 2010.
JOHNSON, S. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro. Editora Jorge Zahar, 2001.
KELLY, K. The Inevitable: Understanding the 12 technological forces that will shape our future. New York, USA: Penguin, 2016.
KING, B. Bank 4.0: Banking Everywhere, Never at a Bank. 1ª ed. John Wiley & Sons: 2019.
KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Petrópolis – RJ, Livro do Pré-Simpósio, IX Symposium on Virtual Reality. Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, 2007.
KLEIN, N. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002.
KINGSNORTH, S. Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. USA: Kogan Page, 2019.
KRUG, S. Don’t make me Think. Pearson Educational. 2010.
LAUDON, K C, LAUNDON, J.P. Sistemas de Informação – com internet. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
LAUDON, K. C. Management Information Systems. 9ª ed. Pearson, 2011.
LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. (orgs.) Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.
LOUCKS, J.; MACAULAY, J.; NORONHA, A.; WADE, M. Digital Vortex: How Today's Market Leaders Can Beat Disruptive Competitors at Their Own Game. 1ª ed. DBT Center Press: 2016.
LUCCI, S. e KOPEC, D. Artificial intelligence in the 21st century. USA: Mercury Learning & Information, 2019.
LUGER, G. Inteligência artificial. São Paulo: Pearson, 2013.
MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018.
MAGNANI, E. A internet das coisas. Rio Janeiro: Editora FGV, 2018.
MAHESHWARI, A. Data analytics made accessible. USA: eBook Kindle edition, 2019.
MANSUR, R. Governança da Nova TI: A Revolução. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2013.
MARQUESONE, R. Big Data/Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. São Paulo: Casa do Código, 2017.
MARTELANC, R.; PASIN, R.; CAVALCANTE, F. Avaliação de Empresas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MARTINS, E. (Org.). Avaliação de Empresas: Da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
MCCARTHY, J.; WRIGHT, P. Technology as Experience. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2004.
MEDEIROS, L. F. de. Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória. Curitiba: Editora InterSaberes, 2018.
MEGLIORINI, E.; VALLIN, M. A. Administração Financeira. São Paulo: Pearson 2018.
MENEGHETTI NETO, A. Educação Financeira. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
MOUGAYAR, W. Blockchain para negócios: Promessa, prática e aplicação da nova tecnologia da Internet. 2017.
NESELLO, P; FACHINELLI, A. C. Big Data: O novo desafio para a gestão. Revista Inteligência Competitiva, v. 4, p. 18-38, 2014.
NIELSEN, J. Usabilidade Móvel. 2ª ed. Elsevier, 2013.
O’BRIEN, J. A. Sistemas da informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
OLIVEIRA, E. Contabilidade digital. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
PALFREY, J.; GASSER, U. Born Digital: Understanding the First Generation of Digital Natives. Basic Books, 2008.
PHAAL, R., FARRUKH, C. PROBERT, D. Technology roadmapping - A planning framework for evolution and revolution. Technological Forecasting and Social Change, v. 71, p. 5-26, 2004.
PROVOST, F; FAWCETT, T. Data Science para Negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2016.
ROMANO, R. R. Tecnologia: O futuro do seu negócio passa por aqui. 3ª. Edição. São Paulo: Posigraf, 2012.
SAFKO, L. A Bíblia da Mídia Social. Blucher, 2010.
SALEH, K.; SHUKAIRY, A. Otimização de conversão – A Arte e a Ciência de converter prospects em clientes. Novatec, 2019.
SAMANEZ, C. P. Matemática Financeira: uma aplicação à análise de investimentos. Editora Pearson/Prentice Hall, 2008.
SAYLOR, M.J. The Mobile Wave: How Mobile Intelligence Will Change Everything. Perseus Books/Vanguard Press, 2012.
SCHAHRAM, D. Smart Cities: The Internet of Things, People and Systems New York, USA: Springer, 2017.
SCHWAB, K. A. Quarta Revolução Industrial. 1ª ed. Edipro: 2015
SCOTT, D. Marketing e comunicação na era digital. São Paulo: Évora, 2015.
SIEGEL, E. Análise preditiva. 1ª ed. Alta Books: 2017
SINCLAIR, B. IoT Inc: How your company can use the IoT to win in the outcome economy. New York, USA: McGraw-Hill Education, 2017.
SMASHING, Magazine. The Mobile Book. Smashing Media GmbH,2012.
STONE, B. A Loja de Tudo - Jeff Bezos e A Era da Amazon. Intrinseca, 2014.
SWAN, M. Blockchain: blueprint for a new economy. USA: O’Reilly Media, 2015.
TAPSCOTT, D.; TAPSCOTT, A. Blockchain Revolution. 1ª ed. SENAI-SP: 2017.
TAPSCOTT, D. Economia digital: promessa e perigo na era da inteligência em rede São Paulo: Makron, 2007.
_____________WILLIAMS, A.D. Wikinomics. Como a colaboração de massa pode mudar o seu negócio. São Paulo: Nova Fronteira, 2007.
_____________ Macrowikinomics: reiniciando os negócios e o mundo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
TAURION, C. Big Data. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.
TELLES, A. A revolução das mídias sociais. M.Books, 2011.
TORRES, C. A bíblia do marketing digital. Novatec, 2018.
TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009.
TURBAN, E.; VOLONINO, L. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2013.
TURCHI, S.R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 2ª ed. São Paulo: Editora Gen, 2018.
ULRICH, F. Bitcoin: A moeda na era digital. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises Brasil, 2014.
VAZ, C. A. Os 8 Ps do Marketing Digital: O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital. 1ª ed. Novatec, 2011.
WEIL, R. L, SCHIPPER, K, FRANCIS J. Financial Accounting: An Introduction to Concepts, Methods and Uses. 14ª ed, 2013.

Carga Horária:

123 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1350
 
Ministrantes: Anderson Cesar Gomes Teixeira Pellegrino
Fabiano Castello de Campos Pereira
Fabiano Guasti Lima
Fabio Miguel Junges
Fellipe Fernandes Leal
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Gustavo Tadeu Testa Reis
Henrique Rozenfeld
Jose Claudio dos Santos Pinheiro
Luiz Paulo Lopes Favero
Marcos Roberto Luppe
Murillo Feitosa Boccia
Wilian Luis Domingues


 
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