107079 - MÓDULO - NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E CULTURA ÁGIL |
Período da turma: | 06/11/2023 a 13/05/2024
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Descrição: | Disrupção Digital - Novos Mindsets para a Transformação Digital
Ementa: O que é Disrupção Digital? Qual o impacto na sociedade e nas organizações?; Organizações exponenciais, suas principais características e modus operandi; Fundamentos e consequências da Digital Age; Como ativar o mindset digital para alcançar os objetivos da empresa?; Os desafios de elaborar uma estratégia digital alinhada aos valores, atividades e recursos disponíveis; Exemplos e cases de transformação digital nas empresas. Plataformas e Ecossistemas Digitais Ementa: Características das plataformas e ecossistemas de negócios; Plataformas/Ecossistemas de negócios: participantes e seus papéis; Impacto dos modelos de negócio de plataformas e ecossistemas em diferentes mercados e como as empresas podem responder a esse movimento; Monetização das plataformas e/ou ecossistemas de negócios; Exemplos e cases de plataformas e ecossistemas no mundo e no mercado brasileiro. Cenários Econômicos para Análise dos Negócios Ementa: Princípios da análise econômica: conceitos/definições usuais; Fundamentos sobre nível de atividade: PIB, inflação, desemprego e seus índices; Introdução à Política Econômica: fiscal, monetária, cambial e seus instrumentos; Sistema Financeiro, Mercados e Conjuntura Econômica: estrutura do mercado financeiro e ambiente doméstico e internacional; Avaliação de cenário econômico e de tendências. Estratégia e Modelos de Negócios Digitais Ementa: Definição de estratégias na era da revolução digital; A mudança de parâmetros de análise em um negócio devido à dificuldade em prever os mais variados contextos que envolvem uma empresa; A cadeia de valor digital: visibilidade, espelhamento e relacionamento; Entendimento do modelo CANVAS; Os desafios da execução da estratégia; Exemplos e casos de negócios digitais no Brasil e no mundo. Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis Ementa: Fundamentos da Gestão de Projetos; O que são metodologias ágeis?; Conhecendo as principais metodologias ágeis e onde aplicá-las; Conceitos e principais diferenças: Scrum, Kanban, Lean, Agile Development; Agile Team Organization (Squads, Chapters, Tribes, Guilds); Como selecionar a melhor abordagem para gerir o projeto: ágil, preditiva ou hibrida e quais os impactos da abordagem selecionada nas métricas de desempenho, configuração do time e estilo de liderança; Casos e exemplos práticos em empresas nacionais e internacionais. Gestão da Inovação na Era Digital Ementa: Desmistificação a Inovação. Tipos de Inovação. Plataformas estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócio. Processos de Inovação. Metodologias dos modelos open source, da cocriação, do design de serviços e outras que auxiliem a criação de modelos de negócios inovadores. Fatores críticos de sucesso na gestão da inovação. Desenvolvimento da mentalidade inovadora. Cases e exemplos práticos. Cultura Digital e Liderança Ementa: Mudança de cultura organizacional e construção de uma cultura digital; O papel da Liderança na Transformação Digital; Conhecendo os Programas de Aceleração Digital; Redes vs Hierarquias; Abordagens, técnicas e ferramentas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças para a transformação digital das organizações; Cases e exemplos práticos. Legislação no Ambiente Digital (LGPD) Ementa: Direito Digital – definição, características e aplicações; Direito Digital Brasil x Mundo; Princípios e responsabilidades - LGPD (Lei nº 113709/2018); Compliance Digital; Transparência x privacidade; Segurança da informação; Direito Digital nas estratégias jurídicas das empresas; Tendências da transformação digital para as atividades jurídicas e de conformidade; Cenários de usos e aplicações da LGPD nos negócios. Introdução a Segurança da Informação e Cibersegurança Ementa: Entender como a segurança da informação e a proteção de dados podem alavancar a Transformação Digital; Abordar os princípios ligados à segurança da informação e de dados; Quais as soluções mais utilizadas?; Apresentar e discutir como um framework reconhecido de mercado (NIST - CSF) pode apoiar o planejamento de Segurança; Cases e exemplos práticos em empresas nacionais e internacionais. Sustentabilidade e Ética nas Organizações Ementa: Origens e definição de desenvolvimento sustentável – visão filosófica e visão econômica; Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas; A evolução da responsabilidade socioambiental; Economia colaborativa; Economia circular; Inovação responsável; Consumo sustentável, Certificações sustentáveis; Conflitos éticos e Códigos de conduta; Responsabilidade social corporativa; Valor compartilhado; Cases e exemplos práticos. Práticas de Gestão da Diversidade e Inclusão nas Organizações Ementa: Abordar diferentes perspectivas e vertentes diversidade e inclusão nas organizações; Discutir os desafios para a promoção da equidade etnicorracial e de gênero; Abordar os impactos da gestão da diversidade no clima organizacional e nos indicadores de RH; Cases e exemplos de empresas benchmarking em gestão da diversidade. Tópicos Especiais de Gestão Ementa: Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos em gestão de empresas na era digital: Smart Cities, Deep Learning, Cloud Computing (computação na nuvem); Growth Hacking; Startups na Era Digital; Storytelling e Branded Content, dentre outras. Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso. Bibliografia do módulo ALMEIDA, M.I.R. Manual de Planejamento Estratégico 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009. ALMEIDA, J. R. et al. Planejamento Ambiental. Caminho para Participação Popular e Gestão Ambiental. 23ª Edição, Rio de Janeiro, Biblioteca Estácio de Sá, 1999. AMARAL, D. C. et al. Gerenciamento ágil de projetos: aplicação em produtos inovadores. São Paulo: Editora Saraiva, 2011. ANDERSON, C. A cauda longa. Rio de Janeiro: Campus, 2006. ANSOFF, H.I. Estratégia empresarial. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1977. ___________, A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990. BACHA, C.J.C.; Entendendo a Economia Brasileira. 2ª ed. Campinas: Alínea, 2011. BACHA, C. J.C. Macroeconomia: Teoria e Aplicações à Economia Brasileira. 1ª ed. Campinas: Alinea, 2006. BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas: 1998. BAWENS, M; KOSTAKIS, V. Network society and future scenarios for a collaborative economy. London: Polgrave Pivot, 2014 BENYON, D. Interação Humano-Computador. 1ª ed. Pearson, 2011. 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Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. 3ª Edição, São Paulo, Cortez, Recife. Fundação Joaquim Nabuco, 2002. CASE, S. A Terceira Onda da Internet: Como reinventar os negócios na era digital. 1ª ed. Alta Books, 2018. CERTO, S.C.; PETER, J.P. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. Trad. Flavio D.Steffen. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, 1993. CHRISTENSEN, C. O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam as empresas ao fracasso. 1ª ed. Makron Books, 2011. COLEMAN, D. C. Ecology Revisited: Reflecting on Concepts, Advancing Science. University of California Press, 2010. DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012. DAMODARAN, A. Gestão Estratégica do Risco: uma referência para a tomada de riscos empresariais. Trad. Felix Nonnenmacher. São Paulo: Artmed Editora, 2009. DIXIT, A.K.; NALEBUFF, B.J. 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KELLEY, T. As 10 faces da inovação estratégias para turbinar a criatividade; Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007. KERZNER, Harold. Gestão de Projetos - 3ed: As Melhores Práticas. Bookman Editora, 2016. MAGALDI, S.; Neto, J.S. O Novo Código da Cultura: Vida ou Morte na Era Exponencial. 1ª ed. Gente, 2019. MAIA, N. B.; MATOS, L.; BARELLA, N. Indicadores ambientais: Conceitos e aplicações. São Paulo, Educ/Coped/INEP, 2001. MANKIW, N.G. Introdução à economia. São Paulo: Editora Pioneira/Thomson, 3ª edição, 2005. MATHIAS, W.F.; WOILER, S. Projeto: planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1992. MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 2007. MAY, P. H. et al. Economia e Meio Ambiente. São Paulo, Atlas, 2003. MAY, P.; MOTTA, R. Valorando a Natureza. Rio de Janeiro, Campus, 1994. MEIRA, S. Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil. Casa da Palavra, 2013. MELO, A; ABELHEIRA, R. 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Carga Horária: |
113 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1350 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Cristina Ferreira Caldana Fernando de Souza Coelho Fernando Martinson Ruiz Gino Terentim Junior Heliani Berlato dos Santos Helio Ferreira Moraes Henrique Rozenfeld Josmar Andrade Marcello Zillo Neto Marcos Roberto Luppe Rafael Flores Terra Renata Weil Beretta Yves Moyen |
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