Atividade

107011 - MÓDULO - GESTÃO DOS NEGÓCIOS DO VAREJO

Período da turma: 16/05/2023 a 17/10/2023

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Descrição: Gestão Varejista: cenários, insights e tendências
Ementa: Varejo: Conceitos e classificações. O papel do varejo na economia. Os números do varejo no Brasil e no mundo. Principais players dos diversos segmentos do varejo. Formatos de Varejo. Novos modelos de varejo. Mobilidade e a jornada de compra do consumidor. Evolução do varejo digital no Brasil. O Futuro das lojas físicas. Integração físico-digital. Best practices de empresas varejistas brasileiras e internacionais - apresentação de casos. Tendências do varejo brasileiro e mundial.

Economia, Cenários Econômicos e Consumo
Ementa: Visão geral das principais teorias do pensamento macroeconômico; Economia e seus principais conceitos e aplicações. Políticas macroeconômicas. Política Monetária, Fiscal e Cambial. Funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. Mercado monetário. Mercado de crédito. Cenários e Consumo: demanda e elasticidades. Evolução e tendências das variáveis que impactam a propensão ao consumo: renda, crédito, emprego e confiança do consumidor

Estratégia e Análise Competitiva no Varejo
Ementa: O processo de gestão estratégica na prática. Natureza das decisões estratégicas. Análise do macroambiente. Análise do ambiente competitivo. Análise do modelo de negócio. Questões críticas. Recursos e competências. Investigação dos concorrentes e análise de tendências. Estratégias competitivas genéricas. Hierarquia dos planos organizacionais. Barreiras para a implementação da estratégia. O impacto do ambiente online nas estratégias das empresas varejistas. Cases de sucesso e insucesso de estratégias de empresas do varejo.

Gestão da Inovação e Foresights
Ementa: Desmistificação a Inovação. Gestão de Cenários, Futuro, Prospectiva e Foresight. Análise e Mapeamento de Tendências. Ideação & Business Insights. Metodologias dos modelos open source, cocriação e outras metodologias que auxiliem o processo de inovação nas empresas. Conceitos e tipos de Inovação. Cultura de Inovação. Framework de Inovação. Cases de inovação no varejo.

Business Intelligence & CRM
Ementa: Análise estratégica de dados. Sistemas de Business Intelligence. Transformação das informações em inteligência de mercado. Boas práticas de BI. Informações: sistemas legados, ERP, CRM e outros. Data Mining. O que é o Digital CRM? Estruturação/implementação de sistemas e processos de gestão de clientes (CRM). Réguas de relacionamento focadas em satisfação, geração de leads e vendas. Indicadores de LTV, Roas e Churn. Projetos de desenvolvimento de aplicações em BI. Cases de BI e CRM em empresas do varejo.

Consumer Insights
Ementa: Entender o consumidor antes de tudo como um ser humano, um indivíduo com várias extensões. Abordagem contemporânea sobre o comportamento do consumidor. Promover pensamento analítico crítico sobre o comportamento do consumidor. Discutir principais tendências a partir do comportamento do consumidor. Conhecer os processos para geração de insights e análise de consumidor. Capacitar e conhecer as ferramentas de consumer insights e tendências de comportamento e consumo.

Pesquisa de Mercado aplicado ao Varejo
Ementa: O papel da pesquisa de mercado. Tipos de pesquisa de mercado. Pesquisa exploratória, descritiva e causal. Ferramentas essenciais de pesquisa de mercado: parametrização, tipos de pesquisa, amostragem, dimensionamento, caracterização de demanda de mercado. Exemplos de pesquisas usuais que podem ser utilizadas pelas empresas que atuam no varejo. Apresentação de inovações na área de pesquisa de mercado. Cases aplicáveis à área de varejo.

Mapeamento da Jornada do Consumidor
Ementa: Fundamentos e introdução ao Customer Journey (CX); Criação do Mapa de Jornada do Consumidor e seus Touch Points (Behaviour Line, Perception Evaluation); Jornada do consumidor nos ambientes on e off; Protopersona e Storytelling de Marca; Tangibilização dos micromomentos: drivers, clarify needs e on stage e back stage; Omnichannel na prática; Cases em empresas de varejo.

Franquias: mercado, gestão e tendências
Ementa: Desenvolvimento da franquia empresarial no Brasil. O franchising brasileiro em números. Características do franchising. Os principais desafios do franchising. Avaliação da estratégia de canal de distribuição: custo, cobertura e controle. A essência do Franchising e o papel das partes (franqueador e franqueado). Avaliação de franqueabilidade – critérios de estruturação. Motivos para não franquear um negócio. Cases de sucesso do franchising; Tendências do franchising no Brasil e no mundo.

Legislação no Ambiente Digital - LGPD
Ementa: Direito Digital – definição, características e aplicações; Direito Digital Brasil x Mundo; Princípios e responsabilidades - LGPD (Lei nº 113709/2018); Implicações da LGPD nos negócios das empresas varejistas; Compliance Digital; Transparência x privacidade; Segurança da informação; Tendências da transformação digital para as atividades jurídicas e de conformidade; Cenários de usos e aplicações da LGPD no mercado de consumo.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.

Tópicos Especiais
Tópico a ser programado, devendo abordar temas contemporâneos em gestão de varejo como: Storytelling e branded content, Growth Hacking, Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Varejo, Prevenção de Perdas no Varejo, User Experience (UX), Governança Corporativa, dentre outras.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.

Bibliografia do módulo
AAKER, D.; A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de Marketing. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.
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ANSOFF, H.I. Estratégia empresarial. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1977.
___________, A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.
BACHA, C. J. C. Macroeconomia: Teoria e Aplicações à Economia Brasileira. 2006. 1ª ed. Campinas: Alinea.
BACHA, C.J.C.; Entendendo a Economia Brasileira. 2. ed. Campinas: Alínea, 2011.
BARBIERI, C. BI – Business Intelligence – Modelagem & Tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2001.
BARON; S. Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006.
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BESANKO, D; BRAEUTIGAM, R. Microeconomics. 5ª ed. Wiley, 2014.
BERMAN, B.; EVANS, J.R. Retail management: a strategic approach, 12th ed. New Jersey: Prentice Hall, 2012.
BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.
BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011.
BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W., ENGEL, J.F. Comportamento do consumidor, 9ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
BREEN, G. E., BLANKENSHIP, A. B. Pesquisa de Mercado. São Paulo: Makron Books, 1993.
CAMM, J. D.et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
CARNEIRO, J. M. T.; CAVALCANTI, M.; SILVA, J. D. Os determinantes da sustentabilidade da vantagem competitiva na visão resource-based. Encontro da ANPAD, v. 23, 1999.
Cherto, M., et al. Franchising: uma estratégia para expansão de negócios. São Paulo: Premier Máxima, 2006.
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COOK, M.; COOK, C. Competitive Intelligence: Creating an Intelligent Organization and Compete to Win, LPC Group, 2000.
DOLABELA, F. Empreendedorismo, uma forma de ser: Saiba o que são empreendedores individuais e coletivos. 1. Ed. Brasília: Agência de Educação para o Desenvolvimento, 2003.
DORNELAS, J. Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios. 5ª ed. Ed. Campus, 2014.
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FRIEDMAN, T. O Mundo é Plano. São Paulo: editora Objetiva, 2009.
GORDON, R.J.; WILCOX, J.A. Macroeconomia. 7ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.
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LAUDON, K C, LAUNDON, J.P. Sistemas de Informação – com internet. Rio de Janeiro:LTC, 1999.
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LEGRAIN, M.; DANIEL, M. Estudo de Mercado. São Paulo, Atlas, 1992.
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LEVY; WEITZ. Administração de Varejo, São Paulo: Editora Atlas, 2000.
LEVY, M., WEITZ, B.A.; GREWAL, D. Retailing Management, 9th ed. New York: McGrawHill Education, 2015.
MALHORTA, N.K. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Bookman, 2001.
MATTAR, F. N. Administração de Varejo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
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PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Makron Books, 1994.
POCHMANN, Marcio. Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira. 1ª ed. São Paulo, Ed. Boitempo, 2009.
POCHMANN, M. O mito da grande classe média. Capitalismo e estrutura social. São Paulo, Ed. Boitempo, 1a edição, 2014.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed, Rio de Janeiro: Campus, 1986.
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REIS, D. Gestão da Inovação Tecnológica. 2ª ed. São Paulo: Manole 2018.
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VAZ, C. A. Os 8 Ps do Marketing Digital: O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital. 1ª ed. Novatec, 2011.
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YANAZE, M. H. Gestão de Marketing e Comunicação- Avanços e Aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 515
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Daniel Furtado Camargo
Fabio Mariano Borges
Jose Mauro da Costa Hernandez
Juarez Augusto Barbosa Leão
Marcos Henrique Bedendo
Marcos Roberto Luppe
Marly Teresinha Pereira


 
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