Atividade

107009 - MÓDULO - GESTÃO DE MARKETING E FINANÇAS NO VAREJO

Período da turma: 24/10/2023 a 14/05/2024

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Descrição: Varejo Online e Gestão do E-commerce
Ementa: Apresentar os principais conceitos e práticas dos modelos de negócio do varejo na internet. Os Números do Comércio Eletrônico no Brasil e no Mundo. Pilares do E-commerce. Tipos de E-commerce (B2B, B2C, C2C). Apresentação e discussão das principais métricas de um e-commerce (taxa de conversão, tráfego, vendas, ticket médio, taxa de carrinho abandonado, taxa de rejeição, ROI). Estratégias de visibilidade e ativação. Rentabilidade dos e-commerces. Marketplaces: o que é, formas de atuação dos varejistas nesse ambiente, prós e contras do modelo.Tendências na área no Brasil e no mundo. Cases em empresas do varejo.

Marketing Digital e Mídias Sociais
Ementa: Mudanças do marketing tradicional para o digital: O que trazer e o que não trazer do marketing tradicional; Bases e conceitos do marketing digital; Funil de Conversão; Inbound Marketing: Gestão de Mídia Própria; Análise e atuação nas principais mídias sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Pinterest, Twitter, dentre outros (p.ex. TikTok); Scommerce (vendas em redes sociais); Gestão de crise na internet. Cases em empresas do varejo.

Google Analytics, KPI’s e Métricas
Ementa: Digital Analytics e Google Analytics; Uso de Analytics para modelagem de dados, identificação/resolução de problemas e aplicações na gestão; O uso da modelagem preditiva no processo decisório; Como implementar uma ferramenta de Analytics; Pontos cruciais para coletar insights relevantes; Analytics das principais redes sociais; Data Wrangling (análise otimizada dos dados); Casos e exemplos práticos.

Experiência de Compra e Visual Merchandising
Ementa: Mudança do varejo e o novo papel do pdv. A Importância da ambientação, do layout e visual merchandising no ponto de venda. Atmosfera de loja como um elemento da estratégia varejista. Experiência de compra x VM. Elementos da experiência de compra: estímulos sensoriais, comunicação no processo de compra e operação/layout de loja. A tecnologia como apoio na experiência de compra nas lojas físicas. Cases de sucesso no Brasil e no mundo.

Trade Marketing
Ementa: O que é trade marketing. Relacionamento varejo e indústria. Principais atividades do trade marketing, sua importância para as organizações e os distintos estágios de desenvolvimento da área nas empresas do Brasil. O papel do trade marketing na definição da estratégia de canais, nas estratégias go to market e na gestão de conflitos dos canais. Ferramentas de sell in e sell out. Inteligência pré-operacional: como planejar uma execução efetiva. Shopper e consumer. Indicadores de performance. Casos e exemplos de estratégias de trade marketing no Brasil e no mundo.

Gestão do Sortimento no Varejo
Ementa: Decisões estratégicas para definição do sortimento no varejo. Necessidades dos clientes e fatores que influenciam a decisão do mix de produtos. Amplitude e profundidade de sortimento. Produtos substitutos e complementares. Sortimento como solução/categoria. Gerenciamento de categorias (GC): objetivos e expectativas. As etapas do GC. Indicadores de desempenho. Tendências e impacto do uso de dados em decisões de Sortimento. Casos e exemplos de gestão do sortimento no Brasil e no mundo.

Branding: Gestão de Marcas
Ementa: Conceito, Função e Importância das Marcas. O processo de criação do Brand Equity. Identidade de Marca. Posicionamento. Elementos de Marca. Arquitetura de Marcas. Importância da identidade e do posicionamento na gestão de marcas. Decisões de portfólio e extensões de Marca. Desafios e Tendências na Construção de Marcas. Casos e exemplos de gestão de marcas no Brasil e no mundo.

Marcas Próprias no Varejo
Ementa: Conceito e origem das marcas próprias. Tipos de marcas próprias e posicionamento. Benefícios das MPs para o varejista. Interesses das indústrias pelas MPs. Etapas do desenvolvimento de marca própria. Dificuldade das MPs no Brasil. Melhores cases de MPs do Brasil e do mundo.

Matemática Financeira
Ementa: Conceitos básicos de matemática financeira. Juros simples. Juros compostos. Inflação e juros reais. Perpetuidade. Amortização de empréstimos. Séries de pagamento – SAC. Taxas proporcionais e equivalentes. Taxa nominal e efetiva. Payback. VPL. TIR. Exercícios e exemplos da aplicação dos conceitos da disciplina em empresas varejistas.

Gestão Financeira no Varejo
Ementa: Análise das decisões de investimentos. Análise das decisões de financiamentos. Análise dos resultados, qualidade dos lucros e rentabilidade. Análise dos riscos de curto e longo prazo. Análise da geração e perfil dos fluxos de caixa. Exercícios e exemplos da aplicação dos conceitos da disciplina em empresas varejistas.

Precificação no Varejo
Ementa: Aspectos e conceitos para a formação de preços no varejo. Definição de preço e componentes estruturais. Posicionamento estratégico para efeitos de precificação. Normas tributárias brasileiras. Cálculo do custo das mercadorias. Substituição tributária de ICMS. Estratégias de precificação. Análise da margem operacional. Exercícios e exemplos da aplicação dos conceitos da disciplina em empresas varejistas.

Tópicos Especiais
Temas contemporâneos em gestão de varejo.
Tópico a ser programado, devendo abordar assuntos complementares referentes a gestão de negócios relevantes para a formação de um profissional de mercado.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.

Bibliografia do módulo
AAKER, D. A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
AAKER, David A. Marcas: Brand Equity: Gerenciando o valor da Marca. Editora Negócio, 1998.
AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura. 2001.
ANGELO, C. F.; GIANGRANDE, V. Marketing de Relacionamento no Varejo. 1ª ed. São Paulo: Saint Paul Editora, 2007.
ALBERTIN, A. Comércio Eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 2004.
ALCANTARA, L. K. de. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2,
2017. ALVAREZ, F.J.S.M. A aplicação dos conceitos de trade marketing nas empresas de produtos alimentícios de consumo: Um Estudo Exploratório – Dissertação de Mestrado – FEA – USP 1999.
ALVAREZ; F.J.S.M. Trade Marketing – A conquista do consumidor no Ponto de Venda Saraiva, 2007.
ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2003.
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. 12ª Ed. São Paulo: Atlas. 2012.
BATEY, M. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.
BERNI, M.T. Operações e concessão de crédito. São Paulo: Atlas, 1999.
BETTMAN, J. R. Consumer psychology. Annual review of psychology, v. 37, n. 1, p. 257-289, 1986.
BLESSA, R. Merchandising no Ponto de Venda. 4ª ed. Atlas, 2006.
BORINELLI, M. L.; PIMENTEL, R. C. Curso de Contabilidade para Gestores Analistas e outros profissionais. São Paulo: Atlas. 2004.
BRIDGEWATER, S.; EGAN, C. International Marketing Relationships: Profitable Marketing Relationships Series. 1ª ed. Londres: Palgrave, 2002.
BRUNI, A.L.; FAMÁ, R. Gestão de Custos e Formação de Preços: com aplicações na calculadora HP-12C e Excel. São Paulo: Atlas, 2002.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. A contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas. 2006.
COSTA, L. G. T. A.; COSTA, L. R. T. A.; ALVIM, M. A.. Valuation. 2ª ed. Atlas, 2011.
CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.
CONSOLI, M. A. DANDREA, R.; NEVES, M. F.; PRADO, L S ; CASTRO, L. T.. Trade Marketing: Estratégias de Distribuição e Execução de Vendas. 1ª ed. Sao Paulo: Atlas, 2010.
DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos. Rio: Qualitymark, 1997.
DE FARO, C. Fundamentos de Matemática Financeira. Saraiva, 2006.
FREZATTI, F. Orçamento empresarial: planejamento e controle empresarial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FURTADO, B. Desejos Contemporâneos. São Paulo; GS&MD, 2009.
GOUVÊA DE SOUZA, M.; SERRENTINO, A. Multivarejo na Próxima Economia. São Paulo: Makron, 2002.
HAIR JUNIOR, J. F.; BUSH, R. P.; ORTINAU, D. J. Marketig Research: Whitin a Changing Information Environment. 2ª ed. McGraw-Hill, 2003.
HAZZAN, S.; POMPEO, J. N. Matemática Financeira. Saraiva, 2007.
HOJI, M; DA LUZ, A. E. Gestão Financeira e Econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
HOLLIS, N. The global brand. New York: Palgrave Macmillan, 2008.
KAPFERER, J. N. The new strategic brand management: advanced insights & strategic thinking. 5a ed. Londres: Kogan Page, 2012.
KAROLEFSKI J., HELER A. Consumer-Centric Category Management ,Wiley, 2006.
KELLER, K. L.; MACHADO, M.. Gestão Estratégica de Marcas. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2006.
KOTLER, P.; GERTNER, D. O marketing de lugares: como conquistar o crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
LEWIS, R., HART, M. The New Rules of Retail: competing in the world's toughest marketplace, 2rd ed. New York: Palgrave Macmillan, 2014.
MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018.
MALHOTRA, N. Design de Loja e Merchandising Visual – São Paulo: Saraiva, 2013.
MARQUESONE, R. Big Data/Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. São Paulo: Casa do Código, 2017.
MARTELANC, R.; PASIN, R.; CAVALCANTE, F. Avaliação de Empresas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MARTIN, N. Hábitos de Consumo: Habit. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
MARTINS, E. (Org.). Avaliação de Empresas: Da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
MATARAZZO, D. C. Análise Financeira de Balanços. 7ª ed. Editora Atlas, 2010
MCCRACKEN, G.. Cultura e consumo: uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens de consumo. Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 1, p. 99-115, 2007.
MEGLIORINI, E. Custos: Análise e Gestão. 2a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MORGAN, T. Visual Merchandising Vitrines e Interiores Comerciais, 2001.
NAGLE, T. T; HOGAN, J. Estratégias e Táticas de Preços. Ed. Pearson- Prentice Hall, 2003.
NETO, A. A.. Finanças Corporativas e Valor. 6ª ed. Atlas, 2012.
OLIVEIRA, R.N. Gestão Estratégica de Marcas Próprias. São Paulo: Brasport, 2009.
RANDALL, G. Trade Marketing Strategies. Londres: Butterworth & Heinemann, 1994
RAPPAPORT, A. Gerando Valor para o Acionista. São Paulo: Atlas, 2001.
ROCHA, A. da (Org.) A internacionalização das empresas brasileiras: estudos de gestão internacional. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
ROCHA, A. da. (Org.) As novas fronteiras: a multinacionalização das empresas brasileiras. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
SAMANEZ, C. P. Matemática Financeira: uma aplicação à análise de investimentos. Editora Pearson/Prentice Hall, 2008.
SECURATO, J. R. Crédito – Análise e Avaliação do Risco – Pessoas Físicas e Jurídicas. São Paulo: Saint Paul, 2002.
SECURATO, J.R. et al. Cálculo Financeiro das Tesourarias – Bancos e Empresas. 4ª ed. São Paulo: Editora Saint Paul, 2008.
SERRALVO, F. A. (organizador). Gestão de Marcas no Contexto Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008.
SOBRINHO, J. D. Matemática Financeira. Atlas, 2000.
SOLOMON, M. R.; Comportamento do Consumidor. 11ª. ed. Bookman, 2016.
STRUNCK, G. - Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.
SWIFT, R. O Revolucionário Marketing de Relacionamento com o Cliente. Ed. Campus, 2001.
TURCHI, S. R. Estratégias de Marketing Digital e E-Commerce. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
UNDERHILL, Paco. Vamos às compras! Rio de Janeiro: Campus, 1999.
WEIL, R. L, SCHIPPER, K, FRANCIS J. Financial Accounting: An Introduction to Concepts, Methods and Uses. 14ª ed, 2013.

Carga Horária:

123 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 515
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Antônio Augusto Pinho de Sá
Eleonora Mota Diniz
Fabiano Guasti Lima
Fábio Pereira da Silva
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
João Carlos Lazzarini
José Carlos de Souza Filho
Manoel Roberto Alves Lima
Marcelo Victor Teixeira
Marly Teresinha Pereira
Martha Terenzzo


 
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