106836 - Módulo I - Fundamentos da Gestão |
Período da turma: | 23/05/2023 a 05/09/2023
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Descrição: | AULA 1 : Ambientação em Educação à Distância.
OBJETIVO: O primeiro contato do participante do programa com o Curso do se dará por meio do ciclo de Ambientação. Este Ciclo será ofertado com a finalidade de familiarizar os alunos com o ambiente da educação à distância, explicitará aspectos da Plataforma de Educação a Distância, mídias envolvidas, tutores e monitores do programa, sequência de ciclos e atividades, além de iniciar aproximação dos participantes de sua turma. Os temas tratados serão: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ● O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ● Aprendizado pela Educação a Distância ● Estrutura de funcionamento do Curso ● Netiqueta ● Mundo digital ● A partir do ciclo de Ambientação seguem-se as aulas de conteúdo aplicado e os encontros presenciais do curso. BIBLIOGRAFIA Moodle: Manual do aluno. Desenvolvido pela equipe de desenvolvimento do curso. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1997. BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. ______. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001. CO STA, Rogério da. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2002. AULA 2: GESTÃO EMPRESARIAL OBJETIVO: Visa proporcionar uma visão integrada do processo gerencial nas organizações. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ● A Administração das organizações - definindo a administração ● Eficiência, eficácia e efetividade ● Papéis e habilidades do executivo ● O processo administrativo: planejamento, organização, direção, controle ● As áreas funcionais da organização BIBLIOGRAFIA BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas: 1998. BLAU, Peter M.; SCOTT, W. R. Organizações Formais: uma abordagem comparativa. São Paulo: Atlas, 1979. CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração – Vol. I e II. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. DAFT, R.L. Administração. São Paulo: Cengage, 2009. DAFT, R.L. Organizações. São Paulo: Cengage, 2009. FERREIRA, A.A.; REIS, A.C.F.; PEREIRA, M.I. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira, 2002. HAMPTON, D.R. Administração Contemporânea: teoria, prática e casos. São Paulo: McGraw-Hill, 1992. MAXIMIANO, A.C.A. Teoria geral da administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006. MAXIMIANO, A.C.A. Introdução à Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007. AULA 3: ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE OBJETIVO: Apresentar as principais teorias da área de Estratégia Competitiva, enfatizando os aspectos relativos à formulação e à implementação da estratégia. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO : ● Competitividade – Globalização e ambiente competitivo ● O processo de tomada de decisão estratégica ● Estratégia – a estratégia como processo de seleção entre alternativas de atuação da empresa visando ao aumento de sua competitividade ● Análise Ambiental: análise do ambiente externo, modelo das forças competitivas ● Análise dos objetivos e desenvolvimento ou manutenção dos valores e critérios de identificação da empresa no presente e no futuro ● Análise de Competências Essenciais e Critérios Competitivos: discussão do conceito de competências e sua influência para as decisões estratégicas da empresa ● Implementação de Estratégias BIBLIOGRAFIA OLIVEIRA, D.P.R. Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva: Como Estabelecer, Implementar E Avaliar. Atlas. 2010. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari De Estratégia. Editora Bookman, 2010. WERBACH, A. Estrategia Para Sustentabilidade. Editora Campus. 2010. LUECKE, R. Estratégia. HARVARD BUSINESS ESSENTIALS. Editora Record. 2008. JOHNSON, G. SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Explorando a Estrategia Corporativa. Editora Bookman. 2007. PORTER, M. Estrategia Competitiva. Editora Campus. 2005. KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. A Estrategia Do Oceano Azul. Editora Campus. 2005. CARVALHO, M.M., LAURINDO, F. J. B. Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. São Paulo: Editora Atlas, p.227, 2007. KAPLAN, R.; NORTON, D.P.Organizaçao Orientada Para A Estratégia. Editora Campus. 2000. AULA 4: MACROECONOMIA E SISTEMA MONETÁRIO OBJETIVO: Oferecer ao aluno os principais modelos da teoria macroeconômica e introduzir os principais instrumentos de gestão da captação de recursos, de curto e longo prazos, nos mercados financeiros e de capitais, além da apresentação dos métodos de análise das decisões estratégicas de estrutura de capital. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ● Os Agregados Macroeconômicos: Mensurando a Economia ● O Sistema Monetário ● Administração do Capital de Giro ● A Corporação e os Mercados Financeiro e de Capitais ● Estrutura de Capital e Política de Dividendos ● Finanças: Investimentos e Financiamentos BIBLIOGRAFIA BLANCHARD, Olivier. Macroeconomia. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2008. BACHA, Carlos J. C. Macroeconomia Aplicada à Análise da Economia Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2004. BRANSON, W. H. Macroeconomic: theory and policy. 3rd ed. New York: Harper & Row, Publishers, 1989. MATIAS, A. B. (Coord.) Finanças Corporativas de Curto Prazo, volume 1: a gestão do valor do capital de giro. São Paulo: Atlas, 2007. (Parte I – Capitulo 1, Capítulo 5 – item 5.2) MATIAS, A. B. (Coord.) Finanças Corporativas de longo prazo, volume 2: criação de valor com sustentabilidade financeira. São Paulo: Atlas, 2007. (Parte II - Capítulo 6 item 6.3) AULA 5: MUDANÇA ORGANIZACIONAL OBJETIVO: Apresentar ao aluno uma visão integrada e abrangente das estratégias planejadas de mudança organizacional, incluindo as mais recentes abordagens, conceitos e técnicas emergentes.Capacitar os alunos no planejamento e na avaliação de projetos de mudança organizacional. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ● Cultura Organizacional ● Gestão da mudança ● Resistências às mudanças ● fatores de sucessso de programa de mudança ● Gestão da mudança no contexto do gerenciamento de projetos ● Aprendizagem Organizacional como instrumento para a mudança BIBLIOGRAFIA Cohen, A. R. e Fink, S. L. (2003) Comportamento Organizacional: conceitos e estudos de casos. 7a. Edição. Rio de Janeiro: Campus. Hofstede, G. (1997) Culture and Organization: software of the mind. New York: McGraw Hill. Miura, I.K. (2001) A Influência de Valores Culturais sobre o Comportamento de Executivos em Designações Internacionais. Tese de Doutorado. FEA/USP. Robbins, S. (2002) Comportamento Organizacional. 9a. Edição. São Paulo: Prentice Hall. Schein, E. (1985) Organizational Culture and Leadership. San Francisco: Josey Bauss. Collins, J. C. & Porras, J. I. Feitas para durar: práticas bem-sucedidas de emrpesas visionárias. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. Davenport, T. H. Reengenharia de Processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: campus. 1994. Hammer, M. & Champy, J. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. Rio de janeiro: campus, 1994. Hammer, M. & Stanton, S. A. A Revolução da reengenharia: um guia prático. Rio de Janeiro: Campus. 1995. Handy, C. Trust and the virtual organization, Harvard Business Review. May-june, 1995. Harmon, R. L. Reinventando o negócio. São Paulo: Futura, 1996. WOOD, T. Mudança Organizacional. Editora Atlas. São Paulo, 1996. ENGE, Peter M. A Quinta Aula – Arte, teoria e prática da organização de aprendizagem.4. ed. São Paulo: Best Seller, 1990. AULA 6: LIDERANÇA E GESTÃO PARTICIPATIVA OBJETIVO: A ênfase do curso será na compreensão dos instrumentos necessários para liderar indivíduos e times na gestão de projetos. A aula discutirá também elementos de gestão participativa. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ● Definição operacional de liderança ● Autoridade formal x informal ● Teorias de liderança ● Liderança e mudança ● Liderança e inteligência emocional ● Gestão Participativa ● Características, vantagens e desvantagens da Gestão participativa. BIBLIOGRAFIA HILL, L. A. Becoming a Manager. Penguin, 1992 HARVARD BUSINESS REVIEW - Liderança: classe mundial. Rio de Janeiro: Campus, 2005. HARVARD BUSINESS REVIEW - Liderança: os melhores artigos da Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Campus, 2008. SCHEIN, E. Organizational culture and leadership: a dynamic view. San Francisco: Jossey Bass, 1985. BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1997. CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2005. DAFT, R.L. Administração. São Paulo: Thomson, 2005. ROBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2005. AULA 7 : NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS OBJETIVO: Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de um campo de conhecimento que faz parte do dia a dia dos administradores. Compreender como a negociação é capaz de auxiliar na gestão de conflitos e na gestão das pessoas nas organizações; bem como é ferramenta fundamental para os processos de vendas e compras. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ● Apresentar e analisar os princípios básicos e as variáveis fundamentais do processo de negociação; ● Apresentar e analisar o planejamento e os estilos de negociação; ● Mostrar a importância da comunicação no processo de negociação; ● Destacar as formas e níveis de conflito nas relações interpessoais; ● Analisar aspectos importantes da negociação, tais como as habilidades básicas dos negociadores e a ética nas negociações. BIBLIOGRAFIA Roy J. Lewicki, Bruce Barry, and David M. Saunders. Fundamentos da Negociação, 2.a. edição. Bookman (FN), 2002. Roger Fisher, William Ury and Bruce Patton. Como Chegar ao Sim, Editora: Imago, 2005. ACUFF, F. L. How to negotiate anything with anyone anywhere around the world, American Management Association, New York,1993. ALBRECHT, K. ; ALBRECHT S., 1995, Agregando valor à negociação, Makron Books do Brasil Editora Ltda, São Paulo (Tradução brasileira de Added Value Negotiating, Richard D. Irwin, Inc., Burr Ridge, Illinois, 1993). ALMEIDA, A. P. ; MARTINELLI, D. P., 1997, Habilidades essenciais aos negociadores num contexto globalizado, Anais do VIII ENANGRAD, Nov/97, Niterói (RJ). ANASTASI, T. Personality Negotiating - Conflict without casualty,N.York Sterling Publishing co., Inc. ,1993 ATKINS, S. & KATCHER, A. LIFO Training & O. D. Analyst Guide, a Program for better utilization of Strenghts and Personal Styles, L. A.: Atkins Katcher Associates;1973 BAZERMAN, M. H. & NEALE, M. A. Negociando racionalmente, Editora Atlas, São Paulo,1995 (Trad. brasileira de Negotiating Rationally, Simon & Schuster, New York, 1992). BEER, M. et al. The Critical Path to Corporate Renewal, Harvard Business School Press,1990 (em BROEKSTRA, 1993, p. 80). BERGAMINI, C. W. Desenvolvimento de Recursos Humanos : uma estratégia de desenvolvimento organizacional,São Paulo: Editora Atlas S.A., ,1980. BROWN, L. D. Managing conflict at organizational interfaces, Addison-Wesley Publisihng, reading, Mass,1983. CASSE, P. The One Hour Negotiator, Butterworth-Heinemann Ltd., Oxford,1995 CAVALCANTI, M. F. & MARTINELLI, D. P. Negociando a partir de um conflito: uma proposta prática, Anais do I Encontro Regional da ANGRAD, Set/97, Ribeirão Preto (SP). COHEN, H. Você pode negociar qualquer coisa, Distribuidora Record de Serviços de Imprensa S. A. 8. Ed., Rio de Janeiro (Tradução brasileira de You can negotiate anything, 1980). AULA 08: MARKETING DE PROJETOS OBJETIVO: · Apresentar uma visão geral do conceito de marketing, do sistema de marketing e da administração de Marketing. Discutir os aspectos estratégicos e tático-operacionais de marketing de projetos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ● Conceitos básicos em marketing ● Visão geral da Administração de Marketing ● O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing ● Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing ● Análise de mercado e o Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional ● Mensuração e Previsão ● Segmentação do Mercado e Posicionamento BIBLIOGRAFIA BERKOWITZ, Eric; KERIN, Roger; HARTLEY, Steven & RUDELIUS, William. Marketing. 6ª ed. Irwin-McGraw Hill. 2001. BOONE, Louis E. & KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. (8ª ed.) . Rio de Janeiro. LTC. 1998. CHURCHILL Jr, Gilbert A. & Peter, J. Paul. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2000. CZINKOTA, Michael e outros. Marketing. As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman. 2001. ETZEL, Michael; WALKER, Bruce & STANTON, William. Marketing. Makron Books. 2001. KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000. KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary. Introdução ao Marketing (4ª ed.) . Rio de Janeiro. LTC. 2000. McCARTHY, E. Jerome & PERREAULT Jr. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo. Atlas. 1997. NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999. RICHARDSON, Jonh E. (editor). Marketing. Annual editions. Duskin/McGraw-Hill.99/00. |
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Carga Horária: |
96 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Carla Aparecida Arena Ventura Gilberto Tadeu Shinyashiki Janaina de Moura Engracia Giraldi Luciano Nakabashi Marcelo Botelho da Costa Moraes Mateus Cecilio Gerolamo Sonia Valle Walter Borges de Oliveira |
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