Atividade

106541 - Gestão do Conhecimento e da Informação

Período da turma: 27/02/2023 a 22/12/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. Introdução – Por que gestão do conhecimento? A era do conhecimento. Conceitos básicos e abordagens.
2. A gestão do conhecimento nas organizações. Estratégia e governança de gestão do conhecimento.
3. Processo de gestão do conhecimento.
4. Ferramentas e práticas de GC. Captura e organização.
5. Ferramentas e práticas de GC. Mobilização e inovação.
6. Infraestrutura para a gestão do conhecimento. Sistemas de informação e comunicação.
7. Cultura organizacional e GC.
8. Integração da gestão do conhecimento e gestão por processos. Impulsionando a qualidade por meio do conhecimento.
9. Mensuração de resultados e evolução estratégica da GC.
10. Gestão da informação.

Bibliografia:
1. Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT NBR ISO 31000:2009 Gestão de Riscos – Princípios e diretrizes: ABNT, 2009.
2. International Organization for Standardization, ISO/TR 31004:2013 Risk management -- Guidance for the implementation of ISO 31000: ISO, 2013.
3. Terra, J. C. C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
4. Davenport, T. H.; Prusak, L. Conhecimento Empresarial: Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
5. Nonaka, I.; Takeuchi, H. Criação de Conhecimento na Empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. São Paulo: Editora Campus, 1997.
6. Dixon, N. M. Common Knowledge: How Companies Thrive by Sharing What They Know. Watertown: Harvard Business School Press, 2000.
7. Mintzberg, H.; Lampel, J. Reflecting on the Strategy Process. Sloan management Review, p. 83-94, Spring, 1999.
8. Kaplan, R.S.; Norton, D.P. The Balanced Scorecard - Measures that Drive Performance. Harvard Business Review, v.70, n.1, p.71-79, January/February 1992.
9. Porter, M.E; Millar, V. How information gives you competitive advantage. Harvard Business Review, v.63, n.4, p.149-160, Jul./Aug, 1985.
Prahalad, C.K.; Krishnan, M.S. The dynamic synchronization of Strategy and Information Technology. MIT Sloan Management Review, v.43, n.4, p77-82, Summer 2002.
10. Prahalad, C.K; Hamel, G. The Core Competence of the Corporation, p.79-91, May-June, 1990.
11. Sveiby, Karl E. The New Organizational Wealth San Francisco: Berrett-Koehler Publishers, 1997, 220 p.
12. Von Krogh, Georg. Care in knowledge creation. California Management Review, v.40, n.30, 1998, p. 133 – 53.
13. Cross, R.; Thomas. R. J. Redes Sociais. Como empresários e executivos de vanguarda as utilizam para obtenção de resultados. São Paulo: Gente, 2009.
14. Denning, S. The Leader's Guide to Storytelling: Mastering the Art and Discipline of Business Narrative. San Francisco: Jossey-Bass, 2011.
15. Wenger, E. Cultivating Communities of Practice: A Guide to Managing Knowledge. Watertown: Harvard Business Review Press, 2002.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Monica Rottmann de Biazzi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP