106541 - Gestão do Conhecimento e da Informação |
Período da turma: | 27/02/2023 a 22/12/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | 1. Introdução – Por que gestão do conhecimento? A era do conhecimento. Conceitos básicos e abordagens.
2. A gestão do conhecimento nas organizações. Estratégia e governança de gestão do conhecimento. 3. Processo de gestão do conhecimento. 4. Ferramentas e práticas de GC. Captura e organização. 5. Ferramentas e práticas de GC. Mobilização e inovação. 6. Infraestrutura para a gestão do conhecimento. Sistemas de informação e comunicação. 7. Cultura organizacional e GC. 8. Integração da gestão do conhecimento e gestão por processos. Impulsionando a qualidade por meio do conhecimento. 9. Mensuração de resultados e evolução estratégica da GC. 10. Gestão da informação. Bibliografia: 1. Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT NBR ISO 31000:2009 Gestão de Riscos – Princípios e diretrizes: ABNT, 2009. 2. International Organization for Standardization, ISO/TR 31004:2013 Risk management -- Guidance for the implementation of ISO 31000: ISO, 2013. 3. Terra, J. C. C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 4. Davenport, T. H.; Prusak, L. Conhecimento Empresarial: Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 5. Nonaka, I.; Takeuchi, H. Criação de Conhecimento na Empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. São Paulo: Editora Campus, 1997. 6. Dixon, N. M. Common Knowledge: How Companies Thrive by Sharing What They Know. Watertown: Harvard Business School Press, 2000. 7. Mintzberg, H.; Lampel, J. Reflecting on the Strategy Process. Sloan management Review, p. 83-94, Spring, 1999. 8. Kaplan, R.S.; Norton, D.P. The Balanced Scorecard - Measures that Drive Performance. Harvard Business Review, v.70, n.1, p.71-79, January/February 1992. 9. Porter, M.E; Millar, V. How information gives you competitive advantage. Harvard Business Review, v.63, n.4, p.149-160, Jul./Aug, 1985. Prahalad, C.K.; Krishnan, M.S. The dynamic synchronization of Strategy and Information Technology. MIT Sloan Management Review, v.43, n.4, p77-82, Summer 2002. 10. Prahalad, C.K; Hamel, G. The Core Competence of the Corporation, p.79-91, May-June, 1990. 11. Sveiby, Karl E. The New Organizational Wealth San Francisco: Berrett-Koehler Publishers, 1997, 220 p. 12. Von Krogh, Georg. Care in knowledge creation. California Management Review, v.40, n.30, 1998, p. 133 – 53. 13. Cross, R.; Thomas. R. J. Redes Sociais. Como empresários e executivos de vanguarda as utilizam para obtenção de resultados. São Paulo: Gente, 2009. 14. Denning, S. The Leader's Guide to Storytelling: Mastering the Art and Discipline of Business Narrative. San Francisco: Jossey-Bass, 2011. 15. Wenger, E. Cultivating Communities of Practice: A Guide to Managing Knowledge. Watertown: Harvard Business Review Press, 2002. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Monica Rottmann de Biazzi |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |