Atividade

106537 - Gestão de Operações para a Qualidade Total

Período da turma: 27/02/2023 a 22/12/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. Conceituação de gestão de operações: a parte exercida pela gestão de operações nas organizações; a posição da função produção na estrutura de uma organização; como o modelo input-transformação-output pode ser usado para descrever todos os tipos de produção, independentemente do que eles produzem, os conceitos de macro e micro-operações e de cliente interno ? relacionamentos com fornecedores; os muitos diferentes tipos de operações e como elas podem ser classificadas em quatro dimensões; as atividades dos gerentes de produção.
2. Papel estratégico e os objetivos da gestão de operações: o papel da função produção nos planos estratégicos da organização; como a contribuição da função produção na competitividade da organização pode ser avaliada; o significado dos cinco objetivos de desempenho da função produção: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo; os benefícios internos e externos que uma operação pode obter a partir do atingimento de cada um de seus objetivos de desempenho.
3. Estratégia de operações: a hierarquia estratégica da qual a estratégia de produção faz parte, a natureza e o conteúdo da estratégia de produção, como os objetivos de desempenho podem ter prioridades diferentes em função dos consumidores e concorrentes da organização e da posição de seus produtos e serviços em seu ciclo de vida, as áreas de decisão da estratégia de produção, o impacto das áreas de decisão da estratégia de produção nos objetivos de desempenho;
4. Projeto de operações: a natureza e o objetivo da atividade de projeto em operações produtivas; a forma como satisfazer os clientes deve ser sempre o objetivo da atividade de projeto; a gestão da atividade de projeto; a forma como o conjunto de opções de projeto se afunila durante a atividade de projeto; como se pode conduzir o projeto para que seja um processo de tomada de decisão; os efeitos de volume e variedade no projeto.
5. Planejamento e controle de operações: o que é planejamento e controle, quais as diferenças entre planejamento e controle e como o equilíbrio entre planejamento e controle varia com o tempo; a natureza do fornecimento e da demanda; carga nos recursos produtivos ? carregamento finito e infinito; seqüenciamento ? regras de seqüenciamento e seus efeitos sobre o desempenho operacional; programação ? programação para frente e para trás, programação puxada e empurrada, programação de recursos restritivos ou, genericamente, "restrições"; as influências do volume/variedade no planejamento e controle. Filosofia Just-in-Time. Sistemas de Planejamento e Controle – MRP, MRP II e ERP.
6. Melhoria das operações: Como as operações podem ser avaliadas em termos dos cinco objetivos de desempenho. Os princípios e as etapas do benchmarking. Como o desempenho das operações pode ser quantificado em termos dos fatores competitivos. O processo de priorização pela matriz importância x desempenho. Estratégias de melhoria contínua e revolucionária. Abordagem BPR (business process re-engineering) para melhoria. Algumas técnicas usuais de melhoria de operações;
7. Desafios estratégicos: por que e como as estratégias de produção são desenvolvidas; a maneira pela qual as decisões resultantes das estratégias de produção possuem dimensão ética; como os gerentes de produção precisam considerar suas estratégias de produção a partir de uma perspectiva internacional; por que a realização de estratégias criativas de produção envolve desafiar o paradigma de compromissos (trade?offs) das operações; como os gerentes de produção precisam estabelecer uma "agenda de implementação" para colocar suas estratégias em prática.

Bibliografia:
1. SLACK, N. et alli, Administração da Produção – Edição Compacta, Editora Atlas S.A., São Paulo, 1999.Bibliografia Complementar
2. CONTADOR, J.C., Gestão de Operações, Editora Edgard Blücher Ltda., São Paulo, 1998.
3. SLACK, N. et alli, Administração da Produção, Editora Atlas S.A., São Paulo, 1997.
4. MEREDITH, J.R., SHAFER, S.M., Administração da Produção para MBAs, Bookman Editora, Porto Alegre, 2002.
5. DAVIS, M.M., Fundamentos de Administração da Produção, Bookman Editora, Porto Alegre, 2001.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Adherbal Caminada Netto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP