Atividade

106243 - VIOLÊNCIA INTRA FAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (VDCCA), DE GÊNERO, E CONTRA IDOSOS: ENFOQUE INTERDISCIPLINAR

Período da turma: 16/03/2022 a 14/07/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: AULA 1 FAMÍLIA: O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE FAMÍLIA E O ESPAÇO DA EXPRESSÃO DA VIOLÊNCIA
Ementa
O conhecimento da noção de família ao longo da história; a relevância dos vínculos iniciais no desenvolvimento; e a influência da violência na formação da identidade e na saúde .
E o conhecimento da noção da infância e a adolescência na história, repercussões para compreensão da situação atual são básicos para o curso. Deve-se levar o aluno a conhecer as diferentes concepções sobre família, infância e a adolescência desenvolvendo a capacidade reflexiva e crítica para a compreensão ampla do fenômeno da violência intrafamiliar

Conteúdo programático
• A noção de família ao longo da história
• A família no Brasil
• Distintas concepções teóricas sobre família e relações familiares
• A expressão da violência no contexto familiar
• A criação da infância
• O desparecimento da Infância
• A adolescência: descrição e conceitos

Referências
ARIÈS, P. (1981). História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC., 1981
DONZELOT, J. A Polícia das famílias. Rio de Janeiro: Graal., 1980
DEBERT, G. G. A família e as novas políticas sociais no contexto brasileiro Interseções – Revista de Estudos Interdisciplinares, ano 3 (2): pp. 71-92, Rio de Janeiro, 2001.
DESSEN, MARIA AUXILIADORA. Estudando a família em desenvolvimento: desafios conceituais e teóricos Psicologia Ciência e Profissão, vol. 30, núm. Esp., diciembre, 2010, pp. 202-219
GÓES, J.R. & FLORENTINO, M. Crianças Escravas: crianças dos escravos. In M.Del Priori (Org.), Histórias das Crianças no Brasil. (pp.177-191). (4a ed.). São Paulo: Contexto, 2004.
HEYWOOD, C. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: ARTMED, 2004.

AULA 2 - AS FORMAS DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E O ADOLESCENTE–
Ementa
Definições e tipos de violência contra criança e o adolescente: Física; Sexual, negligência, psicológica e testemunhal- aspectos psicossociais. , Pretende-se levar o aluno a conhecer e compreender o fenômeno da violência doméstica contra criança e o adolescente; e os aspectos envolvidos.

Conteúdo programático

• A Violência Doméstica contra criança e o adolescente: Definições: fenômeno multideterminado
• Formas de violência: física; sexual, negligência, psicológica; testemunhal e fatal
• Apresentação de pesquisas - consequências
• Os aspectos psicossociais e interdisciplinares

Referências
AZEVEDO, M.A. & GUERRA, V.N.A. . Infância e violência fatal em família. São Paulo: Iglu, 1998.
ECHEBURÚA, E. & GUERRICAECHEVARRÍA, C. Concepto, factores de riesgo y efectos psicopatológicos. In SANMARTÍN, J. (Org.), Violência contra niños. (81-106). (2a ed.). Barcelona: Ariel, 2002.
FERENCZI, S. Confusão de língua entre os adultos e a criança. In Psicanálise IV (pp. 97-106). São Paulo: Martins Fontes, 1992. Trabalho originalmente publicado em 1933.
PINTO JUNIOR, AA, LSLPC, TARDIVO - Escala de Exposição à Violência Doméstica (EEVD). São Paulo, Vetor, 2017.
TARDIVO, L. S. P. C., & PINTO JUNIOR, A. A.. IFVD: Inventário de frases no diagnóstico de violência doméstica contra crianças e adolescentes. São Paulo: Vetor, 2010


AULA 3 ASPECTOS JURÍDICOS E LEGAIS
Ementa
Conhecimento de aspectos jurídicos e legais envolvidos na situação da violência contra crianças e adolescentes e as relações com os aspectos sociais; devem ser apresentados os aspectos legais e jurídicos envolvidos no conhecimento e identificação da violência contra crianças e adolescentes.

Conteúdo programático
• Os aspectos legais
• O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA
• Considerações – avanços e repercussões

Referências
BRASIL - Estatuto da criança e do adolescente / organização dos textos notas remissivas e índices por Juarez de Oliveira. São Paulo: Saraiva 1995 – ( Coleção Saraiva de Legislação ).

HABIGZANG, LUÍSA F ; KOLLER, SILVIA, H.; AZEVEDO, GABRIELA AZEN AZEVEDO E MACHADO PAULA XAVIER. Abuso Sexual, Infantil e Dinâmica Familiar: Aspectos Observados em Processos Jurídicos. Psicologia: Teoria e Pesquisa Set-Dez 2005, Vol. 21 n. 3, pp. 341-348
DEL CAMPO, E.R.A. & OLIVEIRA, T.C. . Estatuto da criança e do adolescente. São Paulo: Atlas, 2006

AULA 4 - AS MEDIDAS E OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
Ementa
Discussão das medidas e equipamentos de proteção: CRIAS, CREAS CRAS; instituições de acolhimento (abrigos). Pretende-se apresentar e discutir as medidas de proteção, levando o aluno a conhecê-las e considerar os avanços e as dificuldades

Conteúdo programático
• As medidas de proteção
• Os Conselhos Tutelares
• CRIAS; CREAS; CRAS
• O acolhimento institucional: considerações e aspectos psicossociais

Referências
BOWLBY, J. Cuidados maternos e saúde mental. São Paulo: Martins Fontes.
MARTINS CHRISTINE BACCARAT DE GODOY &; JORGE, MARIA HELENA PRADO DE MELLO - A violência contra crianças e adolescentes: características epidemiológicas dos casos notificados aos Conselhos Tutelares e programas de atendimento em município do Sul do Brasil, 2002 e 2006, Epidemiol. Serv. Saúde v.18 n.4 Brasília dez. 2009
MILANI, R. G. & LOUREIRO, S.R. - Famílias e violência doméstica: condições psicossociais pós ações do conselho tutelar, Psicol. cienc. prof. v.28 n.1 Brasília mar. 2008
TARDIVO, L. S. L. P. C.. Crianças e Adolescentes em situação de acolhimento atendidos no APOIAR. In. Anais da XIII jornada APOIAR: cuidado e prevenção em saúde mental: propostas e pesquisas. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP, 2015. v. 1. p. 24-27.

AULA 5 - A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NA SOCIEDADE E NA HISTÓRIA
Ementa
A discussão da representação da mulher na sociedade e na história e a questão a violência de gênero. Serão apresentadas as concepções históricas sobre a mulher na sociedade e a definição da violência de gênero; levando o aluno a refletir compreender as repercussões psicossociais do fenômeno. Pretende-se levar o aluno a conhecer e compreender o fenômeno da violência de gênero; e os aspectos envolvidos.

Conteúdo programático
• As concepções históricas sobre a mulher na sociedade e a situações de violência de gênero
• A Violência de gênero: definição, estatísticas, as repercussões psicológicas e sociais
• Apresentação e projetos e pesquisas
• Aspectos jurídicos e legais: A lei da Maria da Penha
• As Delegacias de Defesa da Mulher


Referências

AYOUCH, T. & TARDIVO, LEILA SALOMÃO DE LA PLATA CURY (2013). Violences conjugales, violences théoriques. La psychanalyse à l'épreuve du genre. Cliniques méditerranéennes, 88(2), 19-34.
BUTLER, J. (1990), Gender trouble: feminism and the subversion of identity. Nova York, Routledge.
DEBERT, G. G. et al. (2006), Gênero e distribuição da Justiça: as Delegacias de Defesa da Mulher e a construção das diferenças. Campinas, SP, Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu (col. Encontros)
DEBERT, G.G; GREGORI, M.F VIOLÊNCIA E GÊNERO Novas propostas, velhos dilemas Revista Brasileira De Ciências Sociais - vol. 23 nº. 66, 2008
EDLESON, J. L., JOHNSON, K. K., & SHIN, N. Children’s Exposure to Domestic Violence Scale: User manual.Minnesota: Minnesota Center Against Domestic Violence (MINCAVA), MI: University of Minnesota, 2007.
DIAS, Maria Berenice. A Lei Maria da Penha na Justiça. São Paulo: Revista dos Tribunais, 200
GOMES, N.P.G.; DINIZ, N.M.F.; ARAÚJO, A.J.S.; COELHO, T.M.F. 2007. Compreendendo a violência doméstica a partir das categorias gênero e geração. Acta Paulista de Enfermagem, 20:504-508.
GUEDES, R.N; SILVA, A.T.C.; FONSECA, R.M. G.. Violência de gênero E o processo saúde-doença das mulheres. Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 jul-set; 13 (3): 625-31, 2009.
SAFIOTTI, H. -Violência de Gênero- Poder e Impotência. Rio de Janeiro: Revinter.
SANTOS, CECÍLIA MACDOWELL Da delegacia da mulher à Lei Maria da Penha: Absorção/tradução de demandas feministas pelo Estado. Revista Crítica de Ciências Sociais, 89, Junho 2010: 153-170

AULA 6 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Ementa.
Discussão sobre os aspectos sociais e psicológicos do envelhecimento no mundo e no Brasil ; e a questão da violência contra os idosos em suas distintas modalidades, incluindo as medidas de contra os idosos ; e os aspectos envolvidos

Conteúdo programático
• O envelhecimento no Brasil
• A Violência de gênero: definição, estatísticas, as repercussões psicológicas e sociais
• Apresentação e projetos e pesquisas
• Aspectos jurídicos e legais

Referências
Gil, C. A. (2010). Recordação e transicionalidade: a oficina de cartas, fotografias e lembranças como intervenção psicoterapêutica grupal com idosos. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo. São Paulo. Recuperado de
www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-20012011.../gil_do2.pdf
KILSZTAJN, Samuel et al. Serviços de saúde, gastos e envelhecimento da população brasileira. Anais, p. 1-22, 2016.
SANTOS, Ana Carla Petersen de Oliveira et al. A construção da violência contra idosos. Revista brasileira de geriatria e gerontologia, v. 10, n. 1, p. 115-128, 2007.DA FONSECA, Maria Mesquita;
GONÇALVES, Hebe Signorini. Violência contra o idoso: suportes legais para a intervenção. Interação em Psicologia, v. 7, n. 2, 2003.
SOUZA, Edinilsa Ramos de; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Inserção do tema violência contra a pessoa idosa nas políticas públicas de atenção à saúde no Brasil. Ciência & saúde coletiva, v. 15, n. 6, p. 2659-2668, 2010.

AULA 7 FATORES DE RISCO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS

Ementa
Os fatores de risco; a vulnerabilidade psicossocial; álcool e outras drogas e as relações com a violência; comorbidades psiquiátricas e violência E Fatores de proteção- a resiliência. Serão discutidos os fatores de risco envolvidos; em especial álcool e outras drogas, e as comorbidades presentes, de forma que o aluno possa ampliar o conhecimento e o alcance do fenômeno .

Conteúdo programático
• Uso nocivo e dependência de álcool e outras drogas.
• Fatores de risco e condições da vida atual: dificuldades de acesso à educação e ao trabalho

Referências

FELIZARDO, M. J. A.; RIBEIRO, D. A. A.; SANTOS, L. E. S.; GRADIM, C. V.C.. Uma abordagem sobre a violência infantil no campo histórico, social e de saúde: [revisão] Pediatr. mod;47(2), mar.-abr. 2011
FURNISS, T.. Abuso sexual da criança: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GABEL, M. (Org.). (1997). Crianças vítimas de abuso sexual. São Paulo: Summus., 1997

AULA 8 - Avaliação e identificação: O diagnóstico psicológico e social
Ementa O diagnóstico e o conhecimento da multicausalidade da violência doméstica contra criança e o adolescente. O trabalho do psicólogo, assistente social, enfermeiro, médico e outros profissionais. Neste módulo serão as fases do diagnóstico psicológico e social, de forma a que os profissionais possam conhecer as distintas vertentes envolvidas. Trazer uma visão ampla do fenômeno contribuindo para a compreensão e o enfrentamento de diferentes profissionais.

Conteúdo programático
• Os principais instrumentos de avaliação.
• Sociais e psicológicos – as principais escalas
• A avaliação psicológica e social
• Os passos na identificação: denúncia e identificação

Referências

CANO, J.- Violencia doméstica: abordaje en el primer nivel de atención: enfoque médico legal del diagnóstico de abuso sexual Arch. pediatr. Urug;81(3):192-194, 2010.
ELSEN, I.; PRÓSPERO, E. N. S.; SANCHES, E. N.; FLORIANO, C. J.; SGROTT, B. C. -Escola: um espaço de revelação da violência doméstica contra crianças e adolescentes. Psicol. argum;29(66):303-314, jul.-set. 2011
PINTO JUNIOR, ANTONIO AUGUSTO & TARDIVO, LSLPC, LEILA SALOMÃO DE LA PLATA CURY TARDIVO - Escala de Exposição à Violência Doméstica (EEVD). São Paulo, Vetor, 2017.
SILVA,M. C. R ; FONTANA, E. Psicologia Jurídica: Caracterização Da Prática E Instrumentos Utilizados . Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 2, n. 1, p. 56-71, jun. 2011 TARDIVO, L. S. L. P. C. . Violência Doméstica: Aspectos Clínicos de Avaliação e Modelos de Intervenção. Psicologia Saúde & Doenças, v. 9, p. 20, 2008.
TARDIVO, L. S. P. C., & PINTO JUNIOR, A. A.. IFVD: Inventário de frases no diagnóstico de violência doméstica contra crianças e adolescentes. São Paulo: Vetor, 2010

AULA 9 - INTERVENÇÃO JUNTO ÀS VÍTIMAS E AOS VITIMIZADORES NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA
Ementa

A intervenção junto às vítimas e aos vitimizadores no contexto da violência doméstica, desde distintas disciplinas, será o tema desta aula. Deve-se aApresentar as propostas de intervenção e discutir projetos e programas , levando o aluno a conhecer e refletir acerca dessas propostas.

Conteúdo programático
• A intervenção Social.
• A intervenção psicoterapêutica: diferentes abordagens.
• A intervenção jurídica. O trabalho em equipe interdisciplinar e interinstitucional.

Referências
HABIGZANG, L. F. ;DALA CORTE, F.; HATZENBERGER, R.; STROEHER, F.; KOLLER.S.H. Avaliação de um modelo de intervenção psicológica para meninas vítimas de abuso sexual. Psic.: Teor. e Pesq., Mar 2008, vol.24, no.1, p.67-75
LINARES, J.L.S.. Del abuso y outros desmandos: el maltrato familiar, entre la terapia y el control. Buenos Aires: Paidós , 2002
MORENO, M. L. ; TARDIVO, L. S. L. P. C. . Resiliência e fatores de Proteção em Crianças e Adolescentes Abrigados: um Estudo de Caso. In: XIII JORNADA APOIAR: Cuidado e prevenção em saúde mental: propostas e pesquisas, 2015, São Paulo. Instituto de Psicologia da USP, 2015. v. 1. p. 99-110
MIURA, P. O. ; TARDIVO, L. S. L. P. C. ; BARRIENTOS, D. S. . Adolescentes embarazadas víctimas de violencia intrafamiliar en Brasil: consecuencias psicológicas y sociales. Methaodos. Revista de Ciencias Sociales, v. 3, p. 284-292, 2015.

PASSARINI, G.M.R. ; TARDIVO, L. S. L. P. C. . O Procedimento de Desenhos Temáticos como Mediador em Encontro Grupal com Mães Adolescentes em Instituição de Acolhimento. In: Conceição Aparecida Serralha; Fábio Scorsolini-Comin. (Org.). Psicanálise e Universidade: Um Encontro na Pesquisa. 1ed. Curitiba: CVR, 2013, v. 1, p. 177-192.
PEARCE,J.W; PEZZOT-PEARCE,T.D. - Psychotherapy of abused and neglected children . NY, US: Guilford Press. xv, 411 pp (2007).

Carga Horária:

92 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Daniel Kupermann
Elisa Maria Parahyba Campos Rodrigues
Helena Rinaldi Rosa
Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP