Atividade

106022 - Leste Europeu: educação, línguas, culturas e migrações

Período da turma: 14/03/2022 a 03/06/2022

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Descrição: Justificativa:
A criação deste curso justifica-se, primeiramente, pela pouca visibilidade e disponibilidade de atividades educativas sobre o Leste Europeu, e especialmente, sobre suas línguas e culturas na Universidade de São Paulo e, mais ainda, no Brasil. O fato de a USP também ser um local de excelência em termos internacionais, oferecer um curso que apresentará diversos países e suas línguas numa perspectiva inter e multidisciplinar entre Educação, Letras, História, Antropologia e Relações Internacionais, poderá trazer ganhos significativos não só para a comunidade USP em termos de novos conhecimentos, mas também de reconhecimento de seu caráter internacionalizante. E ainda nesse contexto, a possibilidade de participação da comunidade externa (acadêmica e não-acadêmica) reforçará essa proposta que não reduz a experiência de participação internacional a uma língua e/ou um país. E aqui cabe destacar que o curso também será mais em elemento da nova colaboração acadêmica entre USP e Universidade de Zagreb, uma vez que foi firmado um convênio pelo qual dois docentes desta universidade participarão pontualmente em dois momentos do curso (o qual se encerrará em maio, e por isso é importante que o curso e sua participação aconteça no período entre março e maio. E por fim, o curso aprofundará também o processo de nacionalização da universidade com a participação de alguns especialistas em Leste Europeu de outras IES.
Especialistas externos que participarão do curso são diversos por se tratar de um curso que visa uma ampla apresentação de países, línguas e culturas do Leste Europeu, com atenção especial em temas migratórios e educativos. Desse modo dois docentes da Universidade de Zagreb: Wolffy Krasic e Marijeta Iveta-Rajkovic participarão no curso em 08 e 18 de abril por se tratar de duas semanas dedicadas à Croácia. Também teremos especialistas nacionais: Valquíria Renk na semana do dia 14.03, Luiz Budant na semana do dia 21.03, Isidora Popovic na semana do dia 28.03, Renata Summa e Andrea Peres na semana do dia 04.04, Gustavo Telles na semana do dia 02.05, e Svetlana Ruseishvili na semana do dia 09.05. A sua participação se justifica por realizarem pesquisas que podem contribuir significativamente na apresentação dos temas, sempre representando as porcentagens da presença de especialistas externos.


Objetivos:
O objetivo deste curso de extensão é apresentar e discutirmos de modo amplo e diversificado temas que tocam na temática de línguas, culturas, educação e migrações referentes ao Leste Europeu e sua presença no Brasil.

Os objetivos específicos serão:
a) oferecer um panorama de plurilíngue e pluricultural do Leste Europeu, pensando nas realidades locais europeias e aquelas brasileiras onde encontramos grupos migratórios desta região
b) trazer, a partir de outras áreas do conhecimento, outros aportes teórico-metodológicos para a educação e mais especificamente ensino de línguas
c) criar futuras condições para um maior e melhor estabelecimento do ensino de línguas e culturas do Leste Europeu no Brasil, tomando como base a perspectiva da Educação Linguística e Translinguísmo





Cronograma do curso

14.03 – Escolas étnicas eslavas no Brasil (introdução)
17.03 – Escolas étnicas eslavas no Brasil (continuação)
21.03 – Representações literárias e jornalísticas da língua e escola polonesa no Brasil
24.03 – Representações literárias e jornalísticas da língua e escola polonesa no Brasil
28.03 – Língua montenegrina: entre ensino e (não) afirmação nacional
31.03 – Língua montenegrina: entre ensino e (não) afirmação nacional
04.04 – Bósnia e Herzegovina e suas relações inter-étnicas nas escolas
07.04 - Bósnia e Herzegovina e suas relações inter-étnicas no cotidiano
18.04 – Patrimônio imaterial croata: espaços de ensino-aprendizagem de língua e cultura
21.04 - Patrimônio imaterial croata: espaços de ensino-aprendizagem de língua e cultura
25.04 – Migrações e deslocamentos linguístico-culturais na sociedade croata
28.04 – Migrações e deslocamentos linguístico-culturais na educação croata
02.05 –Relações Sérvia-Rússia: história e política
05.05 – Relações Sérvia-Rússia: cultura, sociedade e educação
09.05- Migrações do Império Russo e União Soviética no Brasil: russos e suas reestruturações
12.05- Migrações do Império Russo e União Soviética no Brasil: bessarábios e suas reestruturações

de 12.05 a 03.06 – trabalho supervisionado assíncrono



Bibliografia:

CAMARGO, K; PUH, M. “Ver o invisível”: patrimônio da imigração croata em São Paulo.
Revista de Estudos Interdisciplinares, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 24-43, mar./abr. 2020.
CAVALCANTI, M. C. Educação linguística na formação de professores de línguas:
intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. da. Linguística Aplicada
na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013, p. 211-226.
HORVATIN, T., RAJKOVIĆ-IVETA, Marijeta; „Contemporary Emigration from Croatia to Ireland with an Emphasis on Youth from Slavonia“, Migracijske i etničke teme 33, 2017, pag. 247-274. KAPOVIĆ, Mate. Bosnian/Croatian/Montenegrin/Serbian: Notes on contact and conflict // European Pluricentric Languages in Contact and Conflict / Muhr, Rudolf ; Mas Castells, Josep Angel ; Rueter, Jack (org.).Berlin: Peter Lang, 2020, pag. 171-184.
LUCA, Tania Regina de; GUIMARÃES, Valéria. Introdução. In: LUCA, Tania Regina de; GUIMARÃES, Valéria (org.). Imprensa estrangeira publicada no Brasil: primeiras incursões. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2017.
MENEZES, Gustavo Oliveira Teles de. A questão da neutralidade nas relações Rússia-Sérvia. Pós-Graduação em Relações Internacionais (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) (Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) – FFC.
Peres, Andréa Carolina Schvartz. For Human Rights: Constructing the multinational Brčko District in Bosnia and Herzegovina. VIBRANT (FLORIANÓPOLIS), v. 15, p. 23, 2018.
PUH, Milan. Estudos eslavos no Brasil: constituição de uma área. Revista X, [S.l.], v. 15, n.
6, p. 674-697, 2020.
PUH, MILAN; SUMMA, RENATA. Silence as practices of (in)security in post-Yugoslav region. In: Mc Cluskey, Emma, Charalambous, Constadina (Org.). Security, Ethnography and Discourse Transdisciplinary Encounters. London: Routledge, 2021, p. 42-63.
RAJKOVIĆ-IVETA, Marijeta. Contemporary Migration Trends and Flows on the Territory of Southeast Europe. Zagreb: FF Press, 2018. (co-editor with P. Kelemen & D. Župarić-Iljić)
RENK, V. E. . Professores de escolas étnicas no Paraná: manter a cultura ou cumprir as leis?. Revista Diálogo Educacional (PUCPR) , v. 12, p. 1045-1064, 2012.
RENK, Valquíria Elita. As escolas étnicas polonesas e ucranianas no Paraná. Curitiba: Editora Appris, 2014.
RUSEISHVILI, S. . Perfil sociodemográfico e distribuição territorial dos russos em São Paulo: deslocados de guerra da Europa e refugiados da China após a Segunda Guerra Mundial. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE POPULAÇÃO ? REBEP , v. 35, p. 1-20, 2018.
RUSEISHVILI, S. Entre o campo e a cidade: a mobilidade dos imigrantes bessarábios em São Paulo na primeira metade do século XX. In: TRUZZI, Oswaldo Mário Serra (org.). Migrações internacionais no interior paulista: contextos, trajetórias e associativismo, São Carlos: EduFScar, 2021.
TRINDADE, R. T. Z. . Os periódicos polono-brasileiros: historiografia, fontes e temas de pesquisa. História Unicap , v. 3, p. 280-293, 2016.

Vídeo:
UNESCO. Intangible Cultural Heritage of Humanity. https://ich.unesco.org/en/lists?text=&country[]=00058&multinational=3&display1=inscriptionID#tabs

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 65
 
Ministrantes: Andrea Carolina Schvartz Peres
Gustavo Oliveira Teles de Menezes
Isidora Popovic
Luiz Henrique Budant
Marijeta Rajkovic Iveta
Milan Puh
Renata de Figueiredo Summa
Svetlana Ruseishvili
Valquiria Elita Renk
Wollfy Krasic


 
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