Atividade

105938 - Estatística no Ensino Básico

Período da turma: 14/03/2022 a 14/01/2024

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Descrição: 1. Discussões sobre as recomendações oficiais para o ensino fundamental 2. Revisão de conceitos estatísticos a. Fenômenos aleatórios b. Representações gráficas c. Os conceitos de probabilidade d. Variáveis aleatórias e. Noções de experimentos e suas inferências 3. Discussão sobre o conteúdo estatístico de livros didáticos da educação básica 4. O uso dos conceitos estatísticos na educação básica a. Principais problemas b. Uso de projetos c. Uso de computadores d. Uso de recurso áudio visual 5. Técnicas estatísticas usada na educação a. A importância da regressão logística e seu uso na educação b. A teoria da resposta ao item como instrumento de auxílio aos programas de avaliações institucionais e auxílio na forma de construção de instrumentos de seleção.

Bibliografia

Andrade, D. F., Tavares, H. R., Valle, R. C. Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicações. 14º Sinape, ABE- Associação Brasileira de Estatística, Caxambú, 2000. Batanero, C. Didáctica de La Estadística, Universidade de Granada: Espanha. Acessado em setembro de 2010 em http://www.ugrs.es/~batanero, 2001. Brasil- MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática (5ª a 8ª série e Ensino Médio). Brasília. MEC/SEF, 1998. Brasil- MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília MEC, 2002. Brasil- MEC. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Acessível em http://portal.mec.gov.br. Brasília MEC/SEF, 2004. Cazorla, I. e Santana, E. Do tratamento da informação ao letramento estatístico, Via Litteratum, Itabuna, 2010. Bussab, W. O. e Morettin, P. A. Estatística Básica, 8ª edição, Saraiva, São Paulo, 2013. Gaise- Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education, Report. American Statistical Association. Acessível em http://www.amstat.org/educatin , 2005 Gal, I., Garfield, J. B. The assessment challenge in Statistics Education, IOS Press, Amsterdam, 1997. Kleinbaum, D. G., Klein M. Logistic Regression, Springer, 2ª edição, New York, 2002. Lopes, E. S., Coutinho, C. Q. S. e Almouloud, S. A. (organizadores). Estudos e reflexões em Educação Estatística, Mercado de Letras, Campinas, 2010. M. N. Magalhães, A. C. Pedroso de Lima, Noções de Probabilidade e Estatística, 7a ed., 3ª reimpressão revista, São Paulo: Edusp, 2015. São Paulo. Secretaria de Educação do Estado. Proposta curricular do estado de São Paulo: Matemática- Coordenação Maria Inês Fini, São Paulo, 2008.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 10
 
Ministrantes: Marcos Nascimento Magalhaes


 
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