Atividade

105860 - Ciclos de vida e atenção à saúde das pessoas trans

Período da turma: 18/04/2022 a 27/05/2022

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Descrição: O Curso de Difusão em Ciclos de vida e atenção à saúde das pessoas trans será realizado em formato presencial pelo Depto. HCV - Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da USP, em parceria com pesquisadora/es que investigam diferentes etapas do ciclo de vida de pessoas trans: infância e adolescência, fase reprodutiva e envelhecimento.
O curso tem por objetivo compartilhar informações sobre as vivências e ciclos de vida trans que sejam relevantes para profissionais da saúde, desempenhando suas funções ou com formação em curso, em múltiplas áreas de atuação. Como trabalho de conclusão do curso, a turma será organizada em grupos para a produção de material educativo sobre o tema, voltado a profissionais, gestores e formuladores de políticas públicas na área da saúde. Plano de aulas: O curso será presencial, com aulas na Faculdade de Saúde Pública da USP.
A formação tem duração de 30 horas, com dez encontros entre os meses de março e abril de 2022.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
– 18/04 segunda-feira: Conferência de abertura - Guilherme de Almeida (ESS-UFRJ): Vulnerabilidade das pessoas trans no acesso à saúde; Apresentação da proposta do curso - Ciclos de vida e atenção à saúde das pessoas trans.
- 20/04 terça-feira: Aula inaugural - Pisci Bruja Garcia de Oliveira (FM-USP): Poderes hegemônicos e marginalização das pessoas trans no acesso à saúde; Reprodução estrutural das desigualdades: matriz cisheteronormativa e branquitude; Eixos transversais aos ciclos de vida: abordagem do parentesco e relacionalidade; instituições sociais, autonomia, direitos e precarização das existências não normativas.
- 25/04 quarta-feira: Aula expositiva - Júlia Clara de Pontes (FM-USP): Infância e adolescência trans e/ou com variabilidade de gênero – Infâncias e adolescências trans?: gênero, autonomia e reconhecimento; Modelos, abordagens e conceitos na assistência em saúde para crianças e adolescentes trans e/ou com variabilidade de gênero; Contexto brasileiro: serviços de saúde disponíveis; resoluções, portarias e pareceres; aspectos do cuidado integral; panorama geral sobre transição social, bloqueio puberal e hormonioterapia cruzada.
-27/04 quinta-feira: Aula expositiva - Gabriel Marttin (PPGSP-USP): Reprodução, gestação e parto de homens trans – Política Nacional de saúde integral LGBT; Prevenção de IST's, saúde sexual e reprodutiva de homens trans; Aspectos da reprodução, gestação e parto: terapia hormonal e contracepção, abortamento, cuidados pré-natal, amamentação e puerpério.
-29/04 sexta-feira: Aula expositiva - Sofia Sereno Gonçalves Repolês (PPGSC-Unifesp): Gênero não normativo e envelhecimento – Política Nacional de saúde do idoso; Vidas trans e temporalidades cisgêneras; Possibilidades para o envelhecer trans: autocuidado e tecnologias comunitárias.
-02/05 segunda-feira: Oficina de produção de material educativo.
-04/05 quarta-feira: Oficina de produção de material educativo.
-06/05 sexta-feira: Oficina de produção de material educativo.
-16/05 (seg) ou 18/05 (qua) ou 20/05 (sex): Apresentação dos trabalhos finais. As sessões de apresentação dos trabalhos finais serão realizadas com uma quantidade limitada de grupos em cada encontro, cabendo a cada grupo confirmar com a organização do curso o dia de sua apresentação.
-27/05 sexta-feira: Roda de conversa e avaliação das atividades do curso.
Referências Bibliográficas:
BIBLIOGRAFIA: Bibliografia

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ANTUNES, Pedro Paulo Sammarco; MERCADANTE, Elisabeth Frohlich. Travestis, envelhecimento e velhice. Revista Kairós-Gerontologia, v. 14, p. 109-132, 2011.
ARAÚJO, Ana Catarina Rodrigues. (Trans) formando o envelhecimento: uma intervenção com a terceira idade. 2019. Tese de Doutorado.
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BRASIL, Ministério da Saúde (MS). Diretrizes para o cuidado das pessoas idosas no SUS: Proposta de modelo de atenção integral; 2014
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CARVALHO, Inês. Experiências e Vivências de Crianças e Jovens Trans. 2021. Tese de Doutorado.
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FAVERO, Sofia Ricardo; MACHADO, Paula Sandrine. Diagnósticos benevolentes na infância: crianças trans e a suposta necessidade de um tratamento precoce. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 1, p. 102-126, 2019.
FLORIDO, Lucas Moreira; ELIAN, Ethel Muniz. DESAFIOS DO RASTREIO DE C NCER DE COLO EM HOMENS TRANSGÊNEROS. Cadernos da Medicina-UNIFESO, v. 2, n. 3, 2020.
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HENNING, Carlos Eduardo. Gerontologia LGBT: velhice, gênero, sexualidade e a constituição dos “idosos LGBT”. Horizontes Antropológicos, v. 23, p. 283-323, 2017.
JUNIOR, Francisco Francinete Leite. Sob as Marcas do Tempo:(Trans) envelhecimento na (trans) contemporaneidade. Paco Editorial, 2018.
MOIRA, Amara et al. Vidas trans: A coragem de existir. Editora Alto Astral Ltda, 2017.
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NERY, João W. Velhice transviada: memórias e reflexões. Objetiva, 2019.
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Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 36
 
Ministrantes: Diego Madi Dias
Gabriel Marttin de França
Júlia Clara de Pontes
Pisci Bruja Garcia de Oliveira
Sereno Sofia Gonçalves Repolês


 
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