Atividade

105787 - Projeto Integrador

Período da turma: 13/06/2022 a 26/09/2022

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Descrição: EMENTA
A disciplina de Projeto Integrador se propõe a articular os conhecimentos específicos das disciplinas oferecidas no curso (Tranversalidade e metodologias ativas de aprendizagem; e Humanidades, diversidade e educação emancipatória: fundamentos e práticas insurgentes em sala de aula) e os problemas identificados na realidade das escolas participantes, visando respostas e possíveis prototipação de práticas educativas que auxiliem no seu enfrentamento.
O foco das aulas será a discussão dos conhecimentos específicos abordados e a orientação de projetos colaborativos, seguindo os princípios da transversalidade e das metodologias ativas.


PROGRAMA
- Identificação de necessidades no mundo escolar e de suas relações com a comunidade;
- Habilidades de criatividade pensamento crítico, colaboração e comunicação no processo educativo
- Design thinking e as diferentes de prototipação de soluções para a resolução de problemas
- Cultura maker e o aprender-fazendo
- Relatórios acadêmico-científicos
- Uso de tecnologias digitais para a comunicação e compartilhamento de conhecimentos.


AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina e o controle de frequência serão realizadas por meio da elaboração de um portifólio individual. Este portifólio será composto de produções que representem a sua compreensão sobre os conteúdos trabalhados em cada uma das videoaulas da disciplina, podendo ser empregadas diferentes linguagens na sua produção. O essencial será que o cursista demonstre que houve compreensão do conteúdo abordado na videoaula.

BIBLIOGRAFIA

ARAUJO, U.F. Temas transversais, pedagogia de projetos e mudanças na educação. São
Paulo: Summus, 2014.

ARAÚJO, U. F. et al. “The reorganization of time, space, and relationships in school
with the use of active learning methodologies and collaborative tools”. Educação
Temática Digital, supl. Pesquisa, desenvolvimento e formação na educação, v. 16,
n. 1, 2014, p. 84-89.

ARAUJO, U. F.; CAVALCANTI, C.; GARBIN, M. C.; LOYOLLA, W. “A formação de professores para inovar a educação brasileira”. In: CAMPOS, F.; BLIKSTEIN, P. (orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. v. 1. Porto
Alegre: Penso, 2019, p. 1-11.

ARAUJO, U. F.; SASTRE, G. (orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.

BENDER, W. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014

DECKER, I. R.; BOUHUIJS, P. A. J. “Aprendizagem baseada em problemas e
metodologia da problematização: identificando e analisando continuidades e
descontinuidades nos processos de ensino-aprendizagem”. In: Araújo, U. F.; Sastre,
G. (orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo:
Summus, 2009, p. 177-204.

HERNANDEZ, F. (1998). Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed.

HMELO-SILVER, C. E. “Problem-Based Learning: what and how do students learn?”
Educational Psychologist Review, v. 16, n. 3, 2004, p. 235-66.

IDEO (2011) Human Center Design – Ferramentas. 2.ed., trad. Tennyson Pinheiro, José Colucci Jr. e Isabela de Melo. PaloAlto-CA, USA: IDEO. Disponível em http://www.slideshare.net/mldamin/hcd-portuguese, acesso em ago/2012.

MAHNAZ M.; Woei H.; Nada D. (Org.). The Wiley Handbook of Problem-Based Learning. 1ed.Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell, 2019, v. 1, p. 575-591

PRINCE, M. “Does active learning work? A review of the research”. Journal
Engineering Education, 93 (3), 2004, p. 223-231.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Valeria Amorim Arantes de Araujo


 
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