Atividade

105786 - Transversalidade e metodologias ativas de aprendizagem

Período da turma: 13/06/2022 a 26/09/2022

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Descrição: EMENTA
Partindo do conceito de transversalidade na educação, assumindo a construção de novas formas de se conceber as relações interpessoais e a escola inclusiva, pautada nos princípios da justiça e da democracia, e voltada para os interesses cotidianos da maioria da população, esta disciplina introduzirá práticas fundadas nas metodologias ativas de aprendizagem que se propõe a repensar e reinventar. Nesse modelo educacional, o aluno dever ter um papel central e ativo na aprendizagem e na busca de conhecimento, co-construindo o mundo e a realidade, considerados sempre provisórios.

PROGRAMA
- Conceito de transversalidade na educação;
- Metodologias de ensino que instrumentalizem alunos e alunas e para uma ação pedagógica que integre os conteúdos escolares tradicionais (como por exemplo, matemática, língua, história, geografia e ciências) aos conteúdos mais voltados para o cotidiano das pessoas (tais como a ética, a sexualidade, o meio ambiente, a diversidade e os sentimentos);
- Projetos de vida da juventude;
- Bases teóricas das metodologias ativas de aprendizagem;
- Epistemologia construtivista como base das metodologias ativas de aprendizagem
- ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas
- ABPP: Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos
- Design Thinking
- Cultura Maker
- Outros modelos de metodologias ativas


AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina e o controle de frequência serão realizadas por meio da elaboração de um portifólio individual. Este portifólio será composto de produções que representem a sua compreensão sobre os conteúdos trabalhados em cada uma das videoaulas da disciplina, podendo ser empregadas diferentes linguagens na sua produção. O essencial será que o cursista demonstre que houve compreensão do conteúdo abordado na videoaula.


BIBLIOGRAFIA

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__________ (2002). A construção de escolas democráticas: histórias de complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna.

GADOTTI ,M. Et alli (2004) . Cidade Educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez Editora, Instituto Paulo Freire.

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PUIG, J. (2004). Práticas morais: uma abordagem sociocultural da educação moral. São Paulo: Moderna.

SASTRE, G. & MORENO, M. (2002). Resolução de conflitos e aprendizagem emocional: gênero e transversalidade. São Paulo: Moderna.

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Araújo, U. F.; Sastre, G. (orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.

BENDER, W. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio.
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CAMPOS, F.; BLIKSTEIN, P. (orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. v. 1. Porto
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DECKER, I. R.; BOUHUIJS, P. A. J. “Aprendizagem baseada em problemas e
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HMELO-SILVER, C. E. “Problem-Based Learning: what and how do students learn?”
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PRINCE, M. “Does active learning work? A review of the research”. Journal
Engineering Education, 93 (3), 2004, p. 223-231.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Ulisses Ferreira de Araújo


 
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