Atividade

105767 - Repensando o ensino de ciências

Período da turma: 13/06/2022 a 26/09/2022

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Descrição: Ementa
Educação cientifica no ensino fundamental: os limites dos conceitos de cidadania e inclusão; Experimentos científicos e recursos didáticos; Ciência, tecnologia e gênero: experimentos, lógica de programação e robótica; Clubes de Ciências e divulgação cientifica para meninas; A questão ambiental e animal no ensino de ciências; A Literatura e o Cinema para debater gênero, raça e alteridade na ciência; Videoclipes e a cultura pop e o uso de elementos do hip hop para o ensino de ciências; O debate étnico-racial no campo científico; Como a educação sexual pode influenciar no protagonismo de adolescentes em situação de vulnerabilidade social?; O Teatro do Oprimido como ferramenta pedagógica para mediar assuntos diversos em sala de aula.

Objetivos
Introduzir discussões relacionadas às ciências naturais, visando apresentar seus mecanismos de funcionamento e suas relações com a tecnologia e a sociedade. Apresentar experiências práticas e inovadoras em relação ao uso de experimentos científicos e da tecnologia no ensino da ciência. Propor reflexões acerca do ensino da ciência à luz de uma perspectiva sociocultural e a partir de intervenções artísticas e sociais de modo a estabelecer conexões às questões ambientais e animais, bem como às relações étnico-raciais e de igualdade de gênero no campo científico.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Educação científica no ensino fundamental: cidadania e inclusão
2. Atividades experimentais lúdicas e de baixo custo
3. Ciência, tecnologia e gênero: experimentos, lógica de programação e robótica
4. Clubes de ciências
5. A questão ambiental e animal no ensino de ciências
6. A literatura e o cinema para debater gênero, raça e alteridade na ciência
7. A cultura musical no ensino de ciências
8. O debate étnico-racial no campo científico
9. Como a educação sexual pode influenciar no protagonismo de adolescentes em situação de vulnerabilidade social?
10. O Teatro do Oprimido como ferramenta pedagógica em sala de aula


Avaliação
A avaliação da disciplina e o controle de frequência serão realizadas com base na elaboração de um portifólio individual. Este portifólio será composto de produções que representem a sua compreensão sobre os conteúdos trabalhados em cada uma das videoaulas da disciplina, podendo ser empregadas diferentes linguagens na sua produção. O essencial será que o cursista demonstre que houve compreensão do conteúdo abordado e posicionamento crítico com relação ao que foi apresentado nas videoaulas e materiais complementares.


Bibliografia
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Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Luis Paulo de Carvalho Piassi


 
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