Atividade

105738 - Inovação e Marketing

Período da turma: 25/03/2023 a 27/07/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:
Capacitar os alunos para compreensão da metodologia e aplicar os principais conceitos e ferramentas do Design Thinking em países diferentes como Brasil da Asia e Europa e EUA. Ao final do curso, o aluno deverá ter conhecimento dos principais conceitos e ferramentas do Design Thinking aplicados na gestão de empresas, com viés para gerar inovação.

Ementa: Design Thinking. Imersão no Problema. Empatia com o Usuário. Ideação. Prototipação. Círculo da Essência do Negócio. Canvas Business Model. Lean Canvas. Desenvolvimento Ágil.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Bibliografia
Básica: BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

OSTERWALDER, A; PIGNEUR, Y. Inovação Em Modelos de Negócios Business Model Generation; New Jersey: Alta Books, 2010.

VIANNA ET AL. Design thinking. Disponível em:
http://livrodesignthinking.com.br/; Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

KELLEY, Thomas. As 10 faces da inovação estratégias para turbinar a criatividade; Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: André Coimbra Felix Cardoso


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP