Atividade

105730 - Economia e Marketing

Período da turma: 25/03/2023 a 27/07/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto analisar as diferenças das economias e das políticas comerciais do Brasil, dos Estados Unidos da América, da Europa e de alguns países da Ásia.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Ementa: Teorias de comércio, Políticas comerciais. Regionalismo econômico.

Conteúdo:
-Vantagens comparativas no comércio internacional
- Economias de escala e especialização
- Políticas comerciais
- Tarifas
- Restrições quantitativas: quotas e restrições voluntárias às exportações
- Subsídios à exportação
- Dumping
- Barreiras técnicas e fitossanitárias
- Outras barreiras ao comércio
- Comércio em serviços
- Integração regional e blocos econômicos

Bibliografia
Básica: Carbaugh, R.Economia internacional. São Paulo: Thomson. 2004.
Krugman, P. R. & Obstfeld, M. Economia Internacional: teoria e política. São Paulo: Pearson. 2010.
Miyazaki,S. & Santos,A.C.A. Integração Econômica Regional. São Paulo: Saraiva. 2013.
Vasconcellos, M.A.S.;Lima,M.;Silber,S. (org.). Gestão de negócios internacionais. São Paulo: Saraiva. 2006.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP