105730 - Economia e Marketing |
Período da turma: | 25/03/2023 a 27/07/2024
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Descrição: | Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto analisar as diferenças das economias e das políticas comerciais do Brasil, dos Estados Unidos da América, da Europa e de alguns países da Ásia.
Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Ementa: Teorias de comércio, Políticas comerciais. Regionalismo econômico. Conteúdo: -Vantagens comparativas no comércio internacional - Economias de escala e especialização - Políticas comerciais - Tarifas - Restrições quantitativas: quotas e restrições voluntárias às exportações - Subsídios à exportação - Dumping - Barreiras técnicas e fitossanitárias - Outras barreiras ao comércio - Comércio em serviços - Integração regional e blocos econômicos Bibliografia Básica: Carbaugh, R.Economia internacional. São Paulo: Thomson. 2004. Krugman, P. R. & Obstfeld, M. Economia Internacional: teoria e política. São Paulo: Pearson. 2010. Miyazaki,S. & Santos,A.C.A. Integração Econômica Regional. São Paulo: Saraiva. 2013. Vasconcellos, M.A.S.;Lima,M.;Silber,S. (org.). Gestão de negócios internacionais. São Paulo: Saraiva. 2006. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki |
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