105728 - Distribuição Física e Marketing |
Período da turma: | 25/03/2023 a 27/07/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a compreender a importância da distribuição física como elemento critico para a empresa obter vantagem competitiva sustentável nos mercados em que atua. Especial ênfase è dada no entendimento de como a distribuição física relaciona-se diretamente com a satisfação do consumidor considerando as diferenças estruturais em países com Brasil, Estados Unidos da América, alguns na Europa e Ásia.
Ementa: O papel da distribuição física para a empresa. A integração das atividades de distribuição física. Canais de Distribuição. Serviço ao cliente. Transporte. Armazenagem. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Canais de distribuição - Modais de transporte - Estocagem - Administração de estoques - Sisttemas de informação - Serviços ao cliente Bibliografia Básica: Ballou, R. H,. Gerenciamento da cadeia de suprimentos / Logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006. Chopra, S.; Meindl, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos - Estratégia, Planejamento e Operações. - 4ª Ed. Pearson, 2011 Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |