Atividade

105501 - Módulo I ­ Teoria Econômica

Período da turma: 29/03/2023 a 19/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: A ­ Cenários Macroeconômicos

OBJETIVO

A disciplina objetiva introduzir conceitos básicos para a análise do ambiente macroeconômico em que as empresas estão inseridas. Apresenta os principais indicadores macroeconômicos e como são calculadas as principais variáveis macroeconômicas: produto e crescimento econômico, taxa de desemprego, taxa de inflação, taxa de juros, entre outras.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Conceitos básicos:
Agregados Macroeconômicos: O Conceito de Produto, Renda e Despesa
Índices de Preços e Inflação: Valores Reais e Nominais
Balanço de pagamentos

BIBLIOGRAFIA

BRAGA, Márcio Bobik e PAULANI, Leda (2012) “ A Nova Contabilidade Social” Editora Saraiva. GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F., GREMAUD, A. e TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à Economia, Editora Atlas.
GREMAUD, A; TONETO, R. e VASCONCELLOS, M. (2017) Economia Brasileira Contemporânea. 8 ed. São Paulo: GEN,
EQUIPE DE PROFESSORES DA USP (2011)­ Manual de Economia ­ 6ª edição ­ Editora Saraiva
MANKIW, G. N. (2015) – Introdução à Economia, Editora Thomson

B ­Política Econômica e Comportamento Macroeconômico

OBJETIVO

A disciplina visa apresentar como se dá a determinação do produto e explicar as flutuações econômicas. Pretende explicar as relações entre produto, desemprego e inflação e como os instrumentos de politica econômica podem afetar o comportamento dessas variáveis.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Determinantes do Produto – A Demanda Agregada
Os Instrumentos da Política Econômica: Política Monetária e Fiscal
A relação entre produto, desemprego e inflação.
Os limites da Política Econômica.

BIBLIOGRAFIA

GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F. E TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à
Economia, Editora Atlas.
GREMAUD, A; TONETO, R. e VASCONCELLOS, M. (2017) Economia Brasileira Contemporânea. 8 ed. São Paulo: GEN,
EQUIPE DE PROFESSORES DA USP­ Manual de Economia ­ 6ª edição ­ Editora Saraiva
MANKIW, G. N. (2015) – Introdução à Economia, Editora Thomson

C ­Macroeconomia Internacional: Câmbio e Fluxo de Capitais

OBJETIVO

A disciplina pretende apresentar como se dá a relação de uma economia com o resto do mundo e como o comportamento econômico é influenciado pela relação com as demais economias. Para tal será discutido as formas de relação internacional por meio do mercado de bens e serviços (exportações e importações) e pelo fluxo de capitais. Serão apresentados os conceitos de taxa de câmbio, os diferentes regimes cambiais e a relação entre taxa de câmbio, competitividade, desempenho do setor externo, produto, inflação e taxa de juros.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O mercado cambial;
A determinação da taxa de câmbio no curto prazo;
Determinação do produto, inflação e juros em uma economia aberta.
O sistema monetário internacional

BIBLIOGRAFIA

KRUGMAN, Paul R.; OBSTFELD, Maurice. Economia Internacional – 8ª edição. São Paulo: Pearson, 2010. RATTI, Bruno. Comércio internacional e câmbio. São Paulo: Aduaneiras, 1997.
SIMONSEN, Mario Henrique; CYSNE, Rubens Penha. Macroeconomia – 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2009.

D ­ Mercados: Oferta e Demanda

OBJETIVO

Nesta disciplina são analisados os principais determinantes da demanda e da oferta e como se dá o funcionamento de um mercado típico. Como se dá a determinação do preço e quantidade em um mercado concorrencial, quais variáveis influenciam o mercado, como as quantidades demandadas e ofertadas respondem a variações no preço do produto e em outras variáveis (renda, bens substitutos, entre outros) e como o funcionamento do mercado é afetado quando se introduz mecanismos como controle de preços ou impostos sobre os preços dos bens.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Mecanismos de Mercado;
Curvas de Oferta e Demanda;
Elasticidades; ;
O Efeito da Tributação e de Controle de Preços

BIBLIOGRAFIA

GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F. E TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à
Economia, Editora Atlas.
PINDYCK, R. S. & RUBINFELD, D. L. ­ Microeconomia. São Paulo: Makron Books
VARIAN, H. R. (2006). Microeconomia. Editora Campus 1995.

E ­ Comportamento Econômico do Consumidor
OBJETIVO

Objetiva o desenvolvimento dos conceitos básicos da abordagem econômica para analisar o comportamento dos consumidores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Os conceitos de escassez, tradeoff e custo de oportunidade.

Como as pessoas tomam decisões: Preferências e restrições orçamentárias. Curvas de demanda.
Bem­estar econômico e excedente do consumidor.
BIBLIOGRAFIA

GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F. E TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à
Economia, Editora Atlas.
MINIARD, Paul; BLACKWELL, Roger D.; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor, 9. ed., São Paulo: Thompson, 2005.
PINDYCK, R. S. & RUBINFELD, D. L. ­ Microeconomia. São Paulo: Makron Books
SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie L. Comportamento do Consumidor, Porto Alegre: Bookman, 2002. SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor, Porto Alegre: Bookman, 2002.
VARIAN, H. R. Microeconomia., Editora Campus 1995

F ­ O comportamento das firmas e as Estruturas de Mercado

OBJETIVO

Esta disciplina visa apresentar como se dá o comportamento das empresas e como estas tomas as decisões de produção. Visa analisar o comportamento das firmas em diferentes estruturas de mercado: concorrência perfeita, Oligopólios e Monopólios.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A Teoria da Firma e Custos;
Concorrência Perfeita;
Monopólios Oligopólios ;
Diferenciação de Produto e Competição Monopolística

BIBLIOGRAFIA

GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F. E TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à
Economia, Editora Atlas.
CARLTON, DENNIS W. & PERLOFF, J.M., Modern Industrial Organization. Harper Collins, 1994. Second Edition. EQUIPE DE PROFESSORES DA USP­ Manual de Economia ­ 3ª edição ­ Editora Saraiva
FARINA, E.M.M.Q., AZEVEDO, P.F, SAES, M.S.M., Competitividade: Mercado, Estado e Organizações. Editora
Singular.1997.
PINDYCK, R. S. & RUBINFELD, D. L. ­ Microeconomia. São Paulo: Makron Books
SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie L. Comportamento do Consumidor, Porto Alegre: Bookman, 2002. SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor, Porto Alegre: Bookman, 2002.
VARIAN, H. R. (2006). Microeconomia. tradução da sétima edição americana, Editora Campus ne ­ Ed. Atlas
University Press, 1995.

G ­ Estratégia Econômica e Organização Industrial

OBJETIVO

A tomada de decisões empresariais pode se dar em diferentes ambientes de mercado e considerando diferentes interações com os concorrentes e fornecedores, A melhor decisão empresarial poderá ser diferente conforme a reação dos concorrentes. Assim as decisões das empresas devem ser pensadas em um ambiente estratégico considerando diferentes possibilidades em diferentes ambientes econômicos. Esta disciplina busca discutir estes aspectos como tomar decisões, como formular estratégias em diferentes tipos de estruturas e organização de mercados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teoria dos Jogos;
Teoria da Firma e o Modelo Estrutura­Conduta­Desempenho;
Informação e Propaganda; Estratégias de bloqueio à entrada; Rivalidade e coordenação horizontal; Coordenação Vertical;
Organização Interna e Contratos

BIBLIOGRAFIA
CARLTON, DENNIS W. & PERLOFF, J.M., Modern Industrial Organization. Harper Collins, 1994. Second Edition. FARINA, E.M.M.Q., AZEVEDO, P.F, SAES, M.S.M., Competitividade: Mercado, Estado e Organizações. Editora Singular.1997.
PINDYCK, R. S. & RUBINFELD, D. L. ­ Microeconomia. São Paulo: Makron Books
VARIAN, H. R. (2006). Microeconomia. tradução da sétima edição americana, Editora Campus ne ­ Ed. Atlas University Press, 1995.

H ­ Estado e Regulação

OBJETIVO

Os melhores resultados econômicos em termos de bem-estar são alcançados em mercados competitivos. Porém, por várias razões a concorrência pode deixar de existir, isto é, os mercados competitivos podem não existir ou funcionar, são as chamadas falhas de mercado, dentre as quais pode-se destacar: os Bens Públicos, as Externalidades e os Monopólios Naturais. Nestes casos, a atuação do Estado pode levar a incrementos no bem-estar. O Estado pode atuar diretamente para corrigir estas falhas de mercado ou por meio da regulação. O objetivo desta disciplina é apresentar as chamadas falhas de mercado e como o Estado pode buscar a sua solução. Pretende-se apresentar alguns mecanismos e estruturas de regulação existentes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
As Falhas de Mercado: Bens Públicos, Externalidades e Monopólios Naturais
Regulação Econômica: Modalidades
Regulação da Concorrência (Defesa do Consumidor, Leis antitruste)

BIBLIOGRAFIA

CARLTON, DENNIS W. & PERLOFF, J.M., Modern Industrial Organization. Harper Collins, 1994. Second Edition. EGGERTSON, T., Economic Behavior and Institutions, 1990.
FARINA, E.M.M.Q., AZEVEDO, P.F, SAES, M.S.M., Competitividade: Mercado, Estado e Organizações. Editora
Singular.1997.
PINDYCK, R. S. & RUBINFELD, D. L. ­ Microeconomia. São Paulo: Makron Books
SALGADO, L. H., E R. S. DA MOTTA (editores), Regulação e Concorrência no Brasil: governança, incentivos e eficiência, IPEA, 2007
VARIAN, H. R. (2006). Microeconomia. tradução da sétima edição americana, Editora Campus ne ­ Ed. Atlas
University Press, 1995

Carga Horária:

96 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Alex Luiz Ferreira
Alexandre Chibebe Nicolella
Edgard Monforte Merlo
Fabio Augusto Reis Gomes
Luciano Nakabashi
Marcio Bobik Braga
Rodrigo Toneto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP