Atividade

105304 - COVID-19: BIOSSEGURANÇA EM ATIVIDADES PRESENCIAIS

Período da turma: 08/12/2021 a 09/12/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: CURSO DE DIFUSÃO:
Promoção: Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP
Título: COVID-19: BIOSSEGURANÇA EM EVENTOS
Oferecimento: 23 e 24 de agosto de 2021.
Natureza: Difusão.
Forma: Online e gratuito.
Área: Saúde
Informações de Cursos à Distância*:
Nº do Credenciamento junto ao MEC: Portaria nº 48, de 22 de janeiro de 2013.
Indicar e justificar a carga horária do curso e sua divisão entre ensino a distância e ensino presencial, considerando que a relação não presencial entre o ensino e a aprendizagem deve ser compensada de forma inteligente, criativa, motivadora e auto-instrutiva:
A carga horária do curso será de 4 horas, estando prevista a conexão em tempo real dos alunos com o professor por 4 horas. Durante as aulas professor e alunos estarão se vendo e se ouvindo apesar de estarem fisicamente em lugares diferentes. Os alunos poderão participar através da transmissão de áudio e vídeo, bem como utilizando a ferramenta bate papo que está acoplada à ferramenta de transmissão da aula. Nas demais atividades, vídeos, áudios e textos interativos serão utilizados para motivar e instruir a aprendizagem. Grupos de discussão online serão utilizados para criar um ambiente de troca entre aluno-professor e aluno-aluno.
Descrever o programa do curso e a orientação dos alunos, segundo a tecnologia aplicada para realização do curso:
Será utilizado e-mail e os recursos Google Meet, Google Hangouts, Google Drive e WhatsApp.
Especificar e justificar a sistemática de comunicação interativa adotada, indicando a periodicidade dos contatos, a infra-estrutura necessária aos docentes e alunos (computador, telefone e afins):
Os alunos terão acesso aos conteúdos digitais durante o curso através do ambiente virtual de aprendizagem e desenvolverão atividades propostas e obrigatórias. É necessário que o aluno utilize computador com acesso à rede mundial de computadores (internet) durante o período do curso.
Descrever os recursos de instrução: impressos (apostilas, livros, manuais e afins); audiovisuais (vídeo, filmes e afins) outros (e-book), indicando os materiais especialmente desenvolvidos para o curso; e a sistemática de estudo prevista para o estudante e sua respectiva orientação, considerando-se que a auto-instrução será a base do curso e descrever o sistema de acompanhamento, controle e supervisão do rendimento do aluno:
A bibliografia do curso será colocada à disposição na plataforma, como arquivos eletrônicos sob a forma de PDF e/ou links para repositórios. Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, participação nas atividades em tempo real.

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Paula Morais Fernandes
E-mail: anapaula@eerp.usp.br
Telefone: 16-33153459
Ministrantes: Profa. Dra. Ana Paula Morais Fernandes (USP) / Maria Veronica Ferrereze (USP)
Carga horária: 04 horas.
Período de realização: 23 e 24 de agosto de 2021 (das 17-19h)
Horário: 23 e 24 de agosto de 2021 (das 17-19h)
Local: EaD
Período de inscrição: 23 de agosto de 2021
Procedimento de inscrição, Local e Horário de Inscrição: On-line. Procedimento: entrar no site https://uspdigital.usp.br/apolo, Inscrição on-line, Fazer Inscrição, Selecionar a Unidade " Pro Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – PRCEU”, Selecionar o curso desejado.
Público alvo: alunos de graduação, pós-graduação, servidores técnico-administrativos, profissionais da saúde e público em geral.
Número de vagas: 100 vagas.
Número mínimo: 10.
Justificativa:
COVID-19, uma doença emergente causada pelo novo coronavirus SARS-CoV-2, foi identificada na China em dezembro de 2019. Considerada pandemia, chegou ao Brasil em 26 de fevereiro de 2020, e já conta com mais de 20,6 milhões de casos confirmados e 575 mil óbitos pela COVID-19 até 23 de agosto de 2021 (OPAS/BRASIL,2020). Diante da rapidez na propagação do vírus, e surgimento de mutações e novas variantes que são mais infecciosas, recomenda-se utilização de medidas não farmacológicas como a etiqueta respiratória, lavagem frequente das mãos, o isolamento social e o uso de equipamento de proteção individual, a fim de reduzir a contaminação entre a população geral, comunidade e domicílios, e interromper o ciclo da COVID-19, principalmente em eventos que tem sido realizados de forma presencial. A USP sendo uma instituição de vanguarda e excelência no cenário nacional e internacional, e reconhecida como importante centro de inovação, ensino, investigação, documentação e expressão cultural, instaura o presente curso que contempla o interesse da coletividade, da produção de práticas e do fortalecimento do enfrentamento à COVID-19. A opção por EaD é indispensável para viabilizar o curso mediante a pandemia que estamos enfrentado neste momento.
Objetivos:
Que o aluno seja capaz de :
- Reconhecer situações de exposição aos riscos biológicos e os agravos relacionados a essa exposição;
- Utilizar medidas de proteção ao risco biológico (uso de equipamentos de proteção individual);
- Utilizar as práticas de biossegurança, precauções e prevenção de infecções relacionadas ao atendimento de público em eventos, sobretudo, na vigência da COVID-19;
- Aplicar os princípios de limpeza, desinfecção e antissepsia;
- Compreender os princípios de prevenção de infecções relacionadas ao atendimento ao público em eventos presenciais, sobretudo, na vigência da COVID-19.
Ementa:
Prática da biossegurança e prevenção de infecções relacionadas ao atendimento ao público em eventos presenciais, com enfoque no conhecimento de medidas de isolamento e de proteção a saúde, de medidas de limpeza, desinfecção e antissepsia, do risco de exposição ao material biológico.
Conteúdo:
1. COVID-19.
2. Aspectos da biossegurança.
3. Medidas de precaução e isolamento.
4. Distanciamento, limpeza, desinfecção, antissepsia.
5. Uso de antissépticos.
6. Saúde Ocupacional.
7. Protocolo de biossegurança em eventos presenciais.

Critério de Aprovação:
Serão aprovados os alunos que tiverem frequência igual ou maior a 75% e aproveitamento no curso.
Obs: Ao término do Curso o aluno deverá obrigatoriamente fazer a Avaliação do Curso no Sistema Apolo.
Critério de Seleção:
Serão selecionados TODOS os alunos de graduação, pós-graduação, servidores técnico-administrativos e profissionais de saúde e público em geral, interessados em participar do curso, até preenchimento do número de vagas oferecido.
Avaliação do curso: os alunos do curso de difusão deverão fazer a avaliação do curso, no Sistema Apolo via www.sistemas.usp/apolo.
Bibliografia:
1. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Curso básico de Controle de infecção hospitalar. Caderno C: métodos de proteção anti-infecciosa. s/d. disponível em: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/CIHCadernoC.pdf [acesso em 29/04/09]]
2. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de segurança do paciente: higienização das mãos. s/d. disponível em http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf. [acesso em 29/04/09]
3. Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar. APECIH. Andreoli ER. (coordenação). Precauções e isolamento. São Paulo: APECIH. 1999.
4. Ayub EBS, Ayub MA, Ribeiro FN. Abordagem integrada das técnicas de isolamento. In: Fernandes A. Infecção hospitalar em suas interfaces na área da saúde. Atheneu, , p.1020-25.
5. Bálsamo AC, Felli VEA. Estudo sobre acidentes de trabalho com exposição líquidos corporais humanos em trabalhadores da saúde de um hospital universitário. RLAENF 2006, v.14, p. 346-53.
6. Brasil. Ministério do trabalho e emprego. Portaria n. 485, de 11 de novembro de 2005. Aprova o texto da nova Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde, doravante denominada NR-32. DOU de 16 de novembro de 1005. Seção 1.
7. Cassettari, VC, Balsamo, AC, Rodrigues I. Manual para prevenção das infecções hospitalares 2009. Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
8. Felli VEA, Marzialle MHP, Robazzi MLC, Alexandre NMC. Assistência à saúde do trabalhador no contexto da saúde do adulto. Programa de Atualização em Enfermagem:saúde do adulto-PROENF. Porto Alegre:Artmed/Panamericana Editora, 2007. p.9-44
9. Felli VEA, Tronchin DM. A qualidade de vida no trabalho e a saúde do trabalhador de enfermagem. In: Kurcgant P. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005. p.75-88.
10. APECIH. Limpeza, desinfecção e esterilização de artigos em serviços de saúde. São Paulo, 2010.
11. São Paulo. Secretaria Municipal da Saúde. Coordenação da Atenção Básica. Risco Biológico – biossegurança na saúde: Recomendações básicas. 2007.
12. Takahashi RF, Oliveria MAC, Ciosak SI, Helene LMF, Nichiata LYI. Intervenções de enfermagem em Infectologia. In: Veronesi R. Tratado de Infectologia. Rio de Janeiro: Ateneu; 1996. p;1535-40. Disponível na biblioteca da EEUSP.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1. Armond GA, Oliveira A, Siqueira EJD. Precaçoes por vias de transmissao e bissegurança. In Oliveira A. infecçoes hospitalares. Medsi, 2005. p. 455-87.
2. Boletim de atualização da Sociedade Brasileira de Infectologia. Infectologia Hoje. Riscos biológicos e segurança dos profissionais de saúde, 2006, 1(2).
3. Centers for Disease Control - www.cdc.gov
4. Lobo RD et al (coord). Manual prático de procedimentos; assistência segura para o paciente e para o profissional de saúde. São Paulo: HCFMUSP, 2009.
5. Prevention of Hospital-acquired infections. A pratical guide. 2nd edition. World Health Organization. WHO/CDS/CSR/EPH/2002.12.[www.who.org]
6. Risco Biológico - www.riscobiologico.org
7. Siegel JD, Rhinehart E, Jacckson M, Chiarello L. Guideline for isolation precautions: preventing transmission of infectious agents in healthcare settings 2007. CDC, USA, 2007.

Carga Horária:

3 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Ana Paula Morais Fernandes
Carlos Arterio Sorgi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP