Atividade

105299 - 04. Trabalho em Grupo em Salas de Aula Heterogêneas

Período da turma: 05/08/2023 a 23/09/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Este módulo tem como objetivo preparar os professores para construir salas de aulas equitativas por meio da abordagem pedagógica do trabalho em grupo. A partir de uma sólida base teórica, os professores irão aprender e praticar: como construir atividades adequadas ao trabalho em grupo que apoiem objetivos intelectuais e sociais em suas salas de aula, como avaliar produções de grupos e contribuições individuais dos membros dos grupos e como intervir para equalizar relações de status de estudantes para que as interações durante o trabalho em grupo sejam mais equitativas.

Referências bibliográficas:

COHEN, Elizabeth; LOTAN, Rachel A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. 3a edição. Porto Alegre: Penso, 2017.

LOTAN, Rachel A. Teaching teachers to build equitable classrooms. Teoria em Prática (Taylor & Francis, Ltd.), v. 45, n. 1, Detracking and Heterogeneous Grouping, Inverno de 2006, pp. 32-39. Disponível em .

STEELE, Claude. In the air between us: Stereotypes, identity, and achievement. In: MARKUS, H.R. and MOYA, P. M. L. (eds). Doing race. Norton & Company, Inc., 2010.

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 120
 
Ministrantes: Fernanda de Freitas Quadros
Rosana Louro Ferreira Silva
Valkiria Venancio
Verónica Marcela Guridi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP