105299 - 04. Trabalho em Grupo em Salas de Aula Heterogêneas |
Período da turma: | 12/08/2023 a 23/09/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Este módulo tem como objetivo preparar os professores para construir salas de aulas equitativas por meio da abordagem pedagógica do trabalho em grupo. A partir de uma sólida base teórica, os professores irão aprender e praticar: como construir atividades adequadas ao trabalho em grupo que apoiem objetivos intelectuais e sociais em suas salas de aula, como avaliar produções de grupos e contribuições individuais dos membros dos grupos e como intervir para equalizar relações de status de estudantes para que as interações durante o trabalho em grupo sejam mais equitativas.
Referências bibliográficas: COHEN, Elizabeth; LOTAN, Rachel A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. 3a edição. Porto Alegre: Penso, 2017. LOTAN, Rachel A. Teaching teachers to build equitable classrooms. Teoria em Prática (Taylor & Francis, Ltd.), v. 45, n. 1, Detracking and Heterogeneous Grouping, Inverno de 2006, pp. 32-39. Disponível em STEELE, Claude. In the air between us: Stereotypes, identity, and achievement. In: MARKUS, H.R. and MOYA, P. M. L. (eds). Doing race. Norton & Company, Inc., 2010. |
||||
Carga Horária: |
48 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 120 | ||||
Ministrantes: |
Fernanda de Freitas Quadros Rosana Louro Ferreira Silva Valkiria Venancio Verónica Marcela Guridi |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |